13 Lições Aprendidas no Jardim do Éden

13 Lições Aprendidas no Jardim do Éden
Texto: Gênesis

Introdução: A Bíblia é um livro incrível dado por Deus porque Ele quer que nós saibamos como viver, quem Ele é, e por que precisamos desesperadamente dele para lidar com nossos pecados e encontrar paz e alegria. Gênesis, o primeiro livro na Bíblia, dá um fundamento para tudo o mais na Palavra de Deus.

Os três primeiros capítulos do Gênesis nos ensinam princípios valiosos sobre Deus e Suas advertências em relação ao pecado:

1. O Senhor é um Deus de amor, criatividade, beleza e generosidade.

Todas essas características são exibidas por Sua criação e Seu cuidado e provisão para nós.

2. Deus pretende que sejamos produtivos em nosso trabalho.

De acordo com Gênesis 2:15, o trabalho de Adão era cultivar e manter o Jardim do Éden. Deus também disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea". (V. 18), e Ele criou Eva. Juntos, eles deveriam completar o que o Senhor pretendia que eles realizassem, e essa é a vontade de Deus para nós hoje.

3. Deus é protetor.

O Jardim do Éden estava cheio de árvores frutíferas das quais Adão e Eva podiam comer livremente, mas havia uma árvore no meio do Jardim, "a árvore do conhecimento do bem e do mal", de onde eles estavam proibidos de comer (2:16-17). Deus lhes deu uma escolha para amar e obedecer a Ele, e porque Ele os amava, Ele também os advertiu sobre as consequências desastrosas da desobediência: "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (v. 17).

4. Ouvir Satanás é sempre dispendioso.

Deus nos dá princípios para viver, mas se, como o primeiro casal, ouvimos o diabo, pagaremos um preço terrível.

5. Satanás é um mentiroso enganador e astuto.

Ele contradisse diretamente a advertência de Deus a Adão e Eva dizendo: "Certamente não morrereis" (Gênesis 3:4). Embora tenham decorrido milhares de anos desde este evento, o diabo não mudou. Ele ainda é um mentiroso que contradiz o que o Senhor diz.

6. Deus sempre guarda a Sua Palavra.

Ele havia advertido Adão que a morte resultaria da desobediência, e Ele manteve Sua Palavra. Embora Adão e Eva não tenham morrido imediatamente, ocorreu uma morte espiritual interna quando comeram o fruto proibido. A Palavra de Deus também será verdadeira em nossas vidas. Quando escolhemos desobedecê-Lo, nosso desejo por Ele e dependência dele começa a morrer.

7. Não podemos esconder de Deus.

Depois que Adão e Eva pecaram, eles tentaram se esconder entre as árvores quando ouviram o som do Senhor andando no Jardim (Gênesis 3:8). No entanto, ninguém pode se esconder de Deus porque Ele está presente em todos os lugares e vê tudo. O pecado produz vergonha e um desejo de esconder, mas Deus nos amou o suficiente para enviar Seu Filho para morrer pelos nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados.

8. A desobediência sempre traz consigo dor e decepção.

O diabo disse a Eva que comer da árvore proibida a tornaria como Deus, mas logo descobriu que não obteve nada além de vergonha e desapontamento. Agora, ela e Adão estavam separadas do Senhor e experimentariam a dor e o sofrimento do pecado. Ela aprendeu que o pecado nunca realmente satisfaz porque, sem o Senhor, ninguém pode finalmente ser feliz.

9. O arrependimento não apaga a pena do pecado.

Imediatamente depois de desobedecerem a Deus, Adão e Eva lamentaram sua escolha. Primeiro sentiram vergonha e tentaram se cobrir com folhas de figueira, mas isso não corrigiu o problema. Não havia nada que pudessem fazer para apagar a penalidade por seu pecado, não importa o quanto eles estivessem tristes ou o que eles fizessem para tentar compensar.

10. Muitas vezes, são surpreendentes as consequências para o pecado.

Adão e Eva conheciam apenas um ambiente perfeito e a satisfação de todos os seus desejos e necessidades. Mas depois que eles desobedeceram ao Senhor, suas vidas mudaram dramaticamente de maneiras inesperadas. Embora eles não tenham morrido imediatamente, eles perderam sua inocência e foram expulsos do Jardim por Deus. Embora não possamos experimentar o juízo de Deus no momento do nosso pecado, ele virá, e às vezes será de maneiras surpreendentes.

11. A penalidade pelo pecado não pode ser evitada culpando os outros.

Quando Adão e Eva foram confrontados por Deus, Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente. No entanto, Deus nos responsabiliza por nosso próprio pecado, independentemente de qual foi o papel da outra pessoa.

12. O desejo de agradar aos outros pode ser dolorosamente caro.

O desejo de Adão de agradar a Eva ao comer o fruto proibido mergulhou-o e toda a raça humana no pecado e custou-lhe a perda de sua casa no Jardim do Éden. Quando somos tentados a desobedecer a Deus para agradar a outra pessoa, devemos lembrar que um dia estaremos diante de Ele para dar uma conta de nossas vidas.

13. O pecado é caro.

Como um Pai amoroso que não quer que Seus filhos destruam suas vidas, o Senhor advertiu Adão e Eva das consequências da desobediência. Mas depois que eles pecaram, o Deus que eles apenas conheciam como seu bom Criador e Provedor os expulsou do Jardim e colocou os querubins e a espada flamejante para guardar o caminho para a árvore da vida (Gênesis 3:24). Sua escolha para o pecado custou-lhes tudo, e toda a humanidade sofreu como resultado da desobediência.

Conclusão: O pecado sempre tem consequências. Adão e Eva sentiram os efeitos imediatos do pecado, mas Deus permitiu que Adão vivesse mais de novecentos anos. Ele nunca deixou de amá-los, e Ele também não deixa de nos amar. Ele enviou Seu Filho ao mundo para morrer na cruz para expiar o pecado da humanidade – desde o primeiro pecado de Adão e Eva até aqueles que ainda são futuros. Quando cremos em Cristo, podemos ter o perdão dos pecados e uma vida mudada.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!