"E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:25-26).
A verdadeira fé faz voluntariamente tudo o que Deus exige.
É compreensível que Tiago use Abraão como uma ilustração da fé viva - especialmente para seus leitores predominantemente judeus. Raabe, no entanto, é uma história diferente. Ela era uma gentia, uma prostituta, uma mentirosa e morava na cidade pagã de Jericó. Como essa pessoa pode ilustrar fé verdadeira?

Abraão e Raabe valorizaram sua fé em Deus acima de tudo. Ambos estavam dispostos a sacrificar o que mais lhes importava: para Abraão era Isaque; para Raabe, era sua própria vida. Sua obediência diante de tal grande sacrifício provou a autenticidade de sua fé.
Tiago chama cada um de nós a examinar a nós mesmo para termos certeza de que temos uma fé viva. O teste ácido é se a sua fé produz obediência. Não importa o que você diz, se a justiça não caracteriza sua vida, sua fé está morta, não viva.
Tiago comparou esse tipo de fé aos hipócritas que oferecem palavras piedosas aos necessitados, mas se recusam a atender às suas necessidades; aos demônios, que acreditam na verdade sobre Deus, mas estão eternamente perdidos; e a um cadáver sem vida e inútil. Essas são fortes analogias, mas Deus não quer que você seja enganado sobre a qualidade de sua própria fé.
Eu oro para que você esteja se alegrando com a confiança de que sua fé é genuína. Deus o abençoe â medida que você vive cada dia em Sua maravilhosa graça.
Peça a Deus a graça e a coragem para enfrentar qualquer sacrifício necessário à medida que você vive sua fé.
Para estudo adicional
Leia Josué 2 1-24; 6:1-27; e Mateus 1:1-5.
Como Raabe protegeu os espiões?
Como Deus abençoou Raabe?
Tags:
Devocionais