Propiciação: Um plano que lida com a ira de Deus

Propiciação: Um plano que lida com a ira de Deus
Introdução: Na semana passada, tivemos uma lição sobre expiação, um importante aspecto do plano perfeito de Deus para os seres humanos.

Pergunta: O que é expiação? Com que aspecto do pecado ela lida?

Expiação é o ato de remover a culpa, cancelando o pecado. A expiação, então, lida com a culpa do pecado e sua consequente condenação. Jesus é o nosso bode expiatório e, por isso, a Bíblia diz que “já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”, Romanos 8:1.

Na lição de hoje, veremos um segundo aspecto do plano de Deus para lidar com o pecado humano. Trata-se da propiciação. Que o Espírito Santo nos ajude a entender e vivenciar o plano perfeito de Deus para nós!

Pergunta: Propiciação pode ser uma palavra mais estranha a nós do que expiação. Para você, o que ela significa?

Propiciação é uma palavra derivada de propício, que significa favorável. Assim, propiciação é o ato de tornar alguém favorável. No que se refere a Deus, esse ato envolve um sacrifício. Então, propiciação é o ato de se oferecer a Deus um sacrifício, com o fim de torna-lo favorável.

Pergunta: Por que a propiciação é necessária? Deus já não é favorável a nós?

A resposta é sim e não. Por um lado, Deus é favorável a nós, mas, por outro, não. Deus é favorável aos seres humanos por causa de sua rica misericórdia, grande amor, incomparável graça e generosa bondade (cf. Efésios 2.4-7; João 3.16). Contudo, Deus não é favorável aos seres humanos por causa do pecado. Na verdade, o pecado provoca ira em Deus. A Bíblia diz, em Romanos 1.18, que “a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça”. E é por causa dessa ira que a propiciação se faz necessária. Assim, propiciação é o ato de se oferecer a Deus um sacrifício, com o fim de desviar a sua ira e, então, torná-lo favorável.

Pergunta: Como você reage ao fato de Deus se irar contra o pecado humano?

Alguns de nós podem estranhar e até rejeitar a ideia da ira de Deus, apelando para o seu caráter amoroso. Contudo, isso não é o que a Bíblia ensina. Deus não é apenas amor, mas também é justiça. Se, por causa do seu amor, ele não levasse em consideração o pecado humano, ele seria injusto. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a Bíblia mostra a ira de Deus contra o pecado humano. O Salmo 106.32-33, diz que os israelitas “provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram-se contra o Espírito de Deus, e Moisés falou sem refletir”. E em Efésios 5.5-7, está escrito: “Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas”.

Deus sempre reage ao pecado de duas maneiras: com ira e com graça. Vamos fazer uma breve viagem por alguns episódios bíblicos para vermos isso. Logo após o pecado de Adão e Eva, Deus os amaldiçoou e expulsou do Jardim do Éden, mas também lhes deu roupas de pele e proteção, Gênesis 3.14-24. Na ocasião do Dilúvio, por causa da perversidade do homem, Deus se arrependeu de tê-lo e feito e decidiu fazê-lo desaparecer da face da terra. Contudo, mostrou benevolência a Noé e sua família, poupando-os, Gênesis 6.5-8. Na história da Torre de Babel, Deus confundiu a língua e espalhou os homens por todo o mundo. Entretanto, anos mais tarde, chamou Abraão para, por meio dele, abençoar todos os povos da terra, Gênesis 11.8-9;12.1-3. Por fim, por causa do pecado, o destino merecido do homem é a morte eterna, o inferno e o lago de fogo. Todavia, por causa de seu amor, Deus oferece ao homem um novo destino através de Cristo Jesus: a vida eterna, o céu e a nova terra. Deus é contrário a nós em ira por causa de sua santidade e justiça. Mas é favorável a nós em graça por causa de seu amor e misericórdia.

Como no caso da expiação, a propiciação, no Antigo Testamento, era realizada mediante sacrifícios de animais. Contudo, conforme Hebreus 10.1-7, esses sacrifícios eram simbólicos e pedagógicos, não tendo real poder contra o pecado. Jesus Cristo é o verdadeiro sacrifício de propiciação oferecido a Deus. O mais extraordinário nesse plano de Deus é que, ao invés de ele exigir e esperar que nós oferecêssemos um sacrifício de propiciação a ele, como faziam e fazem os pagãos, ele mesmo propôs a Cristo que fosse um sacrifício de propiciação, Ou seja, Deus apresentou Cristo a si mesmo como sacrifício de propiciação em nosso favor.

A Bíblia ensina isso em diversos textos. Vamos a alguns deles:
  • “Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”, Romanos 3:25-26;
  • “Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo”, Hebreus 2:17;
  • “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”, 1 João 2:2.
  • “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”, 1 João 4:10.
Pergunta: Jesus Cristo ser a nossa propiciação é algo semelhante a um para-raios em um edifício. O que é um para-raios? Você já teve ou conhece alguma experiência interessante com algum?

O Brasil é o maior país com incidência de raios do mundo. Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas isso é folclore. Por causa dessa grande incidência, podemos dizer que os para-raios são alguns dos nossos melhores amigos. De acordo com a Wikipédia, para-raios é uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção aos edifícios, atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Assim, a função de um para-raios é desviar os raios para o solo, de modo que eles não atinjam edifícios, carros, pessoas, etc, causando acidentes. Esta é a exatamente a função de Jesus enquanto propiciação: desviar os raios da ira de Deus de sobre nós, de modo a termos paz com ele.

Conclusão: Enquanto expiação é o ato de cancelar os pecados, propiciação é o ato de desviar a ira de Deus do pecador. Enquanto o alvo da expiação é o pecado, o alvo da propiciação é o próprio Deus. E Ele mesmo providenciou um poderoso para-raios para nos livrar dessa ira: Jesus Cristo morto na cruz do calvário.

Perguntas: A partir disso, responda com honestidade:
  • Você já está livre da ira de Deus sobre a sua vida?
  • Você ainda sente medo de Deus por causa de sua ira?
  • Você confia em Jesus Cristo como aquele que pode te livrar da ira de Deus?
Deus sempre irá manifestar ira contra o pecado. A grande questão é se você será objeto dessa ira, enquanto pecador, ou se irá se apropriar do para-raios providenciado por ele mesmo para dela te livrar.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem