Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja

Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja
Introdução: A maior necessidade do pecador é Cristo. Jesus é o dom, o presente de Deus para o mundo. A Bíblia diz em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Entretanto, a maior necessidade do crente, agora um pecador perdoado e remido, é o poder do alto, a plenitude do Espírito Santo, que se recebe no batismo do Espírito Santo. Se Jesus é o presente de Deus Pai para o mundo, o Espírito é o dom, o presente de Jesus para os crentes, para a igreja que ele estabeleceu aqui.

Não há igreja sem a presença do Espírito Santo e não há crescimento saudável sem a ação poderosa desse mesmo Espírito. É impossível haver um convertido sequer sem a transformação operada pelo Espírito Santo. Nunca foi propósito de Jesus que sua igreja vivesse sem a vida e a ação do Espírito Santo em cada um dos seus componentes.

Por essa razão devemos lembrar que:

1. O Espírito Santo Foi Prometido
Jesus instruiu os discípulos a não saírem de Jerusalém, até que recebessem a promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo, em Atos 1.4-5 “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Esse batismo seria também um revestimento de poder, “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Lucas 24.29.

Esta promessa, que se cumpriu no dia de Pentecostes, é a mesma profetizada por Joel, Joel 2.28 e Isaías, Isaías 44.3-5. Era o momento da dispensação do Espírito Santo. Os discípulos precisavam ser cheios para realizar a obra que Deus havia preparado para eles.

Pergunta: Por que os discípulos precisavam do Espírito Santo?

2. O Espírito Santo Deve Ser Objeto De Nossa Busca
Os discípulos não aguardaram a promessa do Espírito Santo passivos, mas em oração. Os 120 discípulos, entre eles os apóstolos, Maria e seus filhos, oraram durante dez dias após a ascensão de Jesus. Ao fim deste tempo, o Espírito Santo foi derramado sobre eles.

No cenáculo, aquele grupo estava comprometido com a busca do Espírito Santo. O texto bíblico diz que eles perseveravam unânimes em oração, Atos 1.14. Todos eles um só alvo: a busca do Espírito Santo. Em todos eles havia o mesmo sentimento.

Pergunta: Como você acha que nós podemos buscar a plenitude do Espírito Santo hoje?

3. O Espírito Santo Foi Derramado
No dia de Pentecostes, dez dias depois da ascensão de Cristo e da oração incessante da igreja, o Espírito Santo foi derramado, “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. Atos 2:1-4.

Todos os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. Aqueles que creram em Jesus e se tornaram seus discípulos agora foram cheios do Espírito Santo e revestidos de poder para testemunhar. O Espírito Santo desceu sobre eles em línguas como de fogo e como um vento impetuoso, e todos começaram a falar das grandezas de Deus.

Uma multidão curiosa, perplexa e escarnecedora foi atraída pelo acontecido. Pedro tomou a palavra e pregou o evangelho e, naquela manhã, cerca de 3 mil pessoas se converteram a Cristo, Atos 2:41. Os discípulos, antes trancados com medo dos judeus, agora saem destemidamente a pregar as boas novas de salvação. Em pouco tempo, aquela mensagem alcançou todo o mundo conhecido naquela época.

Pergunta: Alguém pode compartilhar alguma experiência vivida em que se viu claramente a ação do Espírito Santo?

4. O Espírito Santo Dá Vida Plena
O derramamento do Espírito Santo refletiu na vida da igreja e o mundo foi impactado. A plenitude do Espírito foi percebida por meio da firmeza da doutrina dos apóstolos, do engajamento na oração, da comunhão fraternal, da adoração fervorosa e do testemunho irrepreensível. 

A igreja cheia do Espírito tem um bom testemunho dos de dentro e também dos de fora. É embaixadora de Deus na terra e promove festa no céu. Ela cresce em conhecimento e também em graça. Cresce em santidade e também em número, Atos 2:42-47. “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a Simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”.

Uma igreja cheia do Espírito é irresistível. Ninguém pode deter os passos de um povo revestido do poder do alto. Prisões não podem intimidá-lo nem a morte pode fazê-lo recuar. Essa igreja avança em vitória e arrebata aqueles caminham para a perdição. Nada substitui a plenitude do Espírito. Lindos templos, pastores de boa retórica e música de qualidade podem impressionar as pessoas, mas sem o poder do Espírito Santo, a igreja não causará influência na comunidade e não honrará o nome de Deus. 

Precisamos de PODER DO ALTO. Precisamos do Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja


Pergunta: Você deseja ser cheio do Espírito Santo?

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!