Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja

Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja
Introdução: A maior necessidade do pecador é Cristo. Jesus é o dom, o presente de Deus para o mundo. A Bíblia diz em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Entretanto, a maior necessidade do crente, agora um pecador perdoado e remido, é o poder do alto, a plenitude do Espírito Santo, que se recebe no batismo do Espírito Santo. Se Jesus é o presente de Deus Pai para o mundo, o Espírito é o dom, o presente de Jesus para os crentes, para a igreja que ele estabeleceu aqui.

Não há igreja sem a presença do Espírito Santo e não há crescimento saudável sem a ação poderosa desse mesmo Espírito. É impossível haver um convertido sequer sem a transformação operada pelo Espírito Santo. Nunca foi propósito de Jesus que sua igreja vivesse sem a vida e a ação do Espírito Santo em cada um dos seus componentes.

Por essa razão devemos lembrar que:

1. O Espírito Santo Foi Prometido
Jesus instruiu os discípulos a não saírem de Jerusalém, até que recebessem a promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo, em Atos 1.4-5 “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Esse batismo seria também um revestimento de poder, “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Lucas 24.29.

Esta promessa, que se cumpriu no dia de Pentecostes, é a mesma profetizada por Joel, Joel 2.28 e Isaías, Isaías 44.3-5. Era o momento da dispensação do Espírito Santo. Os discípulos precisavam ser cheios para realizar a obra que Deus havia preparado para eles.

Pergunta: Por que os discípulos precisavam do Espírito Santo?

2. O Espírito Santo Deve Ser Objeto De Nossa Busca
Os discípulos não aguardaram a promessa do Espírito Santo passivos, mas em oração. Os 120 discípulos, entre eles os apóstolos, Maria e seus filhos, oraram durante dez dias após a ascensão de Jesus. Ao fim deste tempo, o Espírito Santo foi derramado sobre eles.

No cenáculo, aquele grupo estava comprometido com a busca do Espírito Santo. O texto bíblico diz que eles perseveravam unânimes em oração, Atos 1.14. Todos eles um só alvo: a busca do Espírito Santo. Em todos eles havia o mesmo sentimento.

Pergunta: Como você acha que nós podemos buscar a plenitude do Espírito Santo hoje?

3. O Espírito Santo Foi Derramado
No dia de Pentecostes, dez dias depois da ascensão de Cristo e da oração incessante da igreja, o Espírito Santo foi derramado, “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. Atos 2:1-4.

Todos os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. Aqueles que creram em Jesus e se tornaram seus discípulos agora foram cheios do Espírito Santo e revestidos de poder para testemunhar. O Espírito Santo desceu sobre eles em línguas como de fogo e como um vento impetuoso, e todos começaram a falar das grandezas de Deus.

Uma multidão curiosa, perplexa e escarnecedora foi atraída pelo acontecido. Pedro tomou a palavra e pregou o evangelho e, naquela manhã, cerca de 3 mil pessoas se converteram a Cristo, Atos 2:41. Os discípulos, antes trancados com medo dos judeus, agora saem destemidamente a pregar as boas novas de salvação. Em pouco tempo, aquela mensagem alcançou todo o mundo conhecido naquela época.

Pergunta: Alguém pode compartilhar alguma experiência vivida em que se viu claramente a ação do Espírito Santo?

4. O Espírito Santo Dá Vida Plena
O derramamento do Espírito Santo refletiu na vida da igreja e o mundo foi impactado. A plenitude do Espírito foi percebida por meio da firmeza da doutrina dos apóstolos, do engajamento na oração, da comunhão fraternal, da adoração fervorosa e do testemunho irrepreensível. 

A igreja cheia do Espírito tem um bom testemunho dos de dentro e também dos de fora. É embaixadora de Deus na terra e promove festa no céu. Ela cresce em conhecimento e também em graça. Cresce em santidade e também em número, Atos 2:42-47. “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a Simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”.

Uma igreja cheia do Espírito é irresistível. Ninguém pode deter os passos de um povo revestido do poder do alto. Prisões não podem intimidá-lo nem a morte pode fazê-lo recuar. Essa igreja avança em vitória e arrebata aqueles caminham para a perdição. Nada substitui a plenitude do Espírito. Lindos templos, pastores de boa retórica e música de qualidade podem impressionar as pessoas, mas sem o poder do Espírito Santo, a igreja não causará influência na comunidade e não honrará o nome de Deus. 

Precisamos de PODER DO ALTO. Precisamos do Poder do Espirito Santo: A Maior Necessidade da Igreja


Pergunta: Você deseja ser cheio do Espírito Santo?

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito bom achei aqui a explicação que precisava ...sabe buscar esboços não é copiar e sair do proprosito como muitos julgam esboço serve como estudo e aprendizagem se fizermos nossa parte em estudar depois é só abrir a boca que o Senhor nós encherá assim eu creio... Deus abençoe a sua vida pastor muito bom mesmo claro e objetiva a mensagem ...👏🙌

    ResponderExcluir
  2. mi
    uito bom gostei tudo sobre espirito santo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem