Quem é Jesus para você?

Texto: Mateus 16:13-16

Introdução: Jesus e seus discípulos estão na costa de “Cesaréia de Filipe”.
Esta era uma área predominantemente por gentios, localizada cerca de 30 quilômetros ao norte de Betsaida, onde Jesus havia acabado de curar um homem cego, Marcos 8:22-26. Neste local jorra uma nascente vinda do monte Hermom, que constitui um dos afluentes que se torna o rio Jordão.

Esta era uma bonita área que estava mergulhada na religião pagã. Em tempos antigos, a cidade tinha sido chamado de "Balinas", porque tinha sido um centro de culto a Baal. Baal era o fenício deus da fertilidade e da natureza. Mais tarde, o nome foi mudado para "Panias", porque os gregos acreditavam que seu deus Pan nasceu em uma caverna nas colinas acima da cidade, no sopé do Monte Hermom. Pan era metade cabrito, metade homem eles acreditavam ser o guardião dos rebanhos e da natureza. Na verdade, o moderno nome desta antiga cidade é "Banias", que é uma forma de "Panias".

Cesaréia de Filipe também continha um templo de mármore cintilante, construído por Herodes Filipe, para homenagear César, imperador romano, que era considerado um deus. Os cidadãos desta cidade eram obrigados a entrar neste templo, pelo menos uma vez por ano, colocar uma pitada de incenso em um altar em chamas e proclamar: "César é o Senhor!"

Foi nesta cidade, dedicado à adoração de ídolos e deuses artificiais que Jesus escolheu como local para fazer a revelação mais completa de Si mesmo aos seus discípulos. Foi também aqui que Simão Pedro viu pela primeira vez que Jesus Cristo era verdadeiramente o Filho de Deus.

Jesus usou este cenário trágico do paganismo e da adoração falsa para levar seus discípulos a pensar sobre a questão mais fundamental da vida. Essa questão é, Quem é Jesus para você? A correta compreensão de quem Jesus é mostra a diferença entre ser salvo e estar perdido. Isso significa a diferença entre o Céu e o Inferno.

Hoje, vamos olhar mais atentamente sobre a pergunta feita pelo Salvador no versículo 15. A pergunta é: "quem dizeis que eu sou?" Sua resposta a essa questão determina como você vai viver sua vida aqui, e ela irá determinar para onde você irá quando morrer. É a mais importante pergunta que você já ouviu, ou que você vai responder.

Vamos considerar as possíveis respostas juntos, quero pregar em torno da questão:"Quem é Jesus para você?”.

I. Vamos perguntar a humanidade

A. O que disseram os homens no passado? - Durante a vida de Cristo, os homens tinham muito a dizer sobre ele e o que eles pensavam que ele era. O versículo 14 nos mostra o que alguns pensavam que Jesus era. Alguns pensavam que Jesus era:
1. João Batista - Um homem santo disposto a morrer por sua fé. Até mesmo o rei Herodes pensou que Jesus era João Batista que havia ressuscitado dentre os mortos, Mateus 14:1-2.
2. Elias - O maior de todos os profetas do AT. Os judeus estavam esperando Elias voltar um pouco antes de o Messias vir, Malaquias 4:5. Alguns acreditavam que Jesus era o precursor, mas não o Messias.
3. Jeremias - Um profeta santo que era esperado retornar a terra antes do Messias. Era suposto trazer com ele o Tabernáculo, a Arca da Aliança e o altar de incenso que ele tinha escondido no Monte Nebo antes de morrer, 2 Macabeus 2:1-12; 2 Esdras 2:18.
4. Um dos Profetas - Um homem que Deus enviou com uma mensagem para o tempo deles, ou um homem em quem habitava o espírito de um dos grandes profetas.
Todos estes pontos de vista elevavam Jesus acima do status de um homem comum. Eles mostram que os judeus, pelo menos, acreditavam ser Jesus um grande homem, até mesmo um homem santo, mas seus pontos de vista estão muito aquém do que é necessário para a salvação.
5. Nem todas as pessoas nos dias de Jesus acreditavam que ele era um grande homem. Alguns pensavam que Ele era nada mais do que ninguém. Alguns até pensaram que Ele era um homem mal.
ü Um carpinteiro humilde - Marcos 6:3
ü O filho de José - João 6:42
ü O pecador - João 9:24
ü Um filho ilegítimo - João 8:41
ü Um diabo - Mat. 12:24
ü Um homem louco - João 10:20
ü Um tolo e objeto de desprezo e escárnio – Mateus 27:38-43
6. Mesmo seus meios-irmãos tinha coisas duras a dizer sobre Jesus - João 7:3 – 5.
Se eles diziam esses tipos de coisas sobre Jesus, agora, o que eles dizem sobre ele quando ele não está aqui na terra, fazendo milagres e demonstrando seu poder, Lucas 23:31?
B. O que dizem os homens no presente? - Assim como os homens tinham uma opinião sobre a identidade de Jesus Cristo em seu dia, isso eles ainda fazem hoje. Aqui está o que algumas pessoas estão dizendo sobre Jesus.
1. As Testemunhas de Jeová - "Arcanjo Miguel não é outro senão o Filho unigênito de Deus, agora Jesus Cristo.” (Novos Céus e Nova Terra, p. 30-31)
2. Os mórmons - "... Jesus, nosso irmão mais velho, foi gerado na carne pelo mesmo personagem que estava no jardim do Éden, e que é nosso pai no céu. "(Journal of Discourses; vol. 1, p. 50-51.) “... que Lúcifer o filho da manhã é nosso irmão mais velho, e o irmão de Jesus”. (Apostle B. McConkie, Mormon Doctrine, Mormon Doctrine, p. 163-164.) "Jesus era casado em Caná da Galiléia e tinha muitas mulheres, incluindo Maria e Marta, eles também tiveram filhos homens." (Journal of Discourses, vol. 1, p. 345-346, vol. 2, p. 79-82, vol. 4, p. 259-260; The Seer, p. 172). Jesus foi o primeiro bebê nascido de Deus no céu, quando Deus, em um corpo físico, teve relações sexuais com Maria, sua própria filha. Ele é o espírito do irmão Lúcifer.
3. O Islã - "Jesus não era mais que um mortal a quem Deus favoreceu e fez o exemplo para os israelitas. Eles estão incrédulos que dizem que Deus é o Messias, filho de Maria." (Sura 43:59) Jesus era um profeta, mas ele não foi crucificado em uma cruz. Ele vai voltar, mas ele não é Deus.
3. O Hindu - Jesus é apenas um dos milhões de deuses.
5. O Talmude judaico - escritos judaicos que detalham como os judeus devem viver suas vidas, tem as seguintes coisas para dizer sobre Jesus. "Ele, foi o descendente de príncipes e governadores que se prostituiu com carpinteiros. "(Sanhedrin, 106a)" Miriam (Maria), a cabeleireira teve relações sexual com muitos homens." (Shabbeth 104b) "Jesus foi executado porque Ele praticava Feitiçaria". (Sanhedrin 43a) "Jesus está no inferno sendo cozido em excremento quente." (Giffin 57a) As imagens da Enciclopédia Judaica mostram Jesus como "cego de um olho e manco de um pé."
6. As pessoas que vivem ao redor de nós têm uma opinião a respeito de Jesus Cristo.
Alguns acreditam que ele era um bom homem. Outros pensam que ele era um grande mestre. Pessoas têm todos os tipos de ideias sobre quem é Jesus Cristo. O que é triste é que nada do que tenho compartilhado com você, até agora, é mesmo perto da verdade.

Todas essas pessoas e grupos têm ideias sobre Jesus, mas nenhuma delas são ideias bíblicas. Desde que a humanidade não pode nos ajudar a determinar a identidade de Jesus, então vamos pedir o céu.

II. Vamos perguntar ao céu

A. O Soberano - Observe o que Deus, o Pai diz sobre Jesus.
“... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”, Mateus 3:17.
"... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-lo." Mateus 17:5.
B. Os Espíritos - O mundo espiritual tem algo a dizer sobre Jesus.
1. Os espíritos celestiais – Mateus 1:18-25, Lucas 1:26-38, Lucas 2:8-20
2. Os espíritos infernais – Mateus 8:29 e Lucas 4:41, Tiago 2:19
C. As Escrituras - Isaias 9:6; - Miquéias 5:2; - Isaias 11:1-5; - Jeremias. 23:5; - Isaias. 53:1-12; - João 1:1, 14, - Marcos 1:1; - Filipenses 2:5-11, - Atos 2:36, - Atos 10:36. A Bíblia está repleta de informações sobre a identidade do Senhor Jesus Cristo. Mesmo o nome dado a Jesus na Bíblia fala de sua posição: Ele é chamado de Senhor, isso implica que Ele está no controle, que é uma deidade. Ele é chamado de Jesus, este nome significa "Jeová é a salvação." Esta é o Seu nome terreno. Lembra-nos que Ele é humano. Ele é chamado de Cristo, o nome significa "ungido", refere-se a Jesus como o escolhido por Deus para ser o Messias. A Bíblia é absolutamente clara sobre quem é Jesus Cristo!
D. Os santos - Muitas das grandes figuras do Novo Testamento ofereceram seu testemunho sobre a identidade do Senhor Jesus Cristo.
Como Jesus disse a Pedro em Mateus. 16:17, o conhecimento de quem é Jesus não provém do coração humano, ela vem do céu. Por uma questão de tempo, só vamos pedir dois desses grandes homens no momento: João Batista, João 1:34, e Paulo Atos 9:20.
E. O Salvador - O que uma pessoa diz sobre si mesmo também é importante na discussão de sua identidade. Aqui estão algumas das coisas que Jesus disse sobre Ele mesmo.
ü João 14:9,"aquele que vê a mim vê o Pai”
ü João 10:30: "Eu e o Pai somos um".
ü João 8:58, “disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: que antes que Abraão existisse, eu sou."
ü João 14:6:" Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim".
ü João 17 - O capítulo inteiro!
ü João 6:35,"Eu sou o pão da vida".
ü João 8:12,"Eu sou a luz do mundo".
ü João 10:9,"Eu sou a porta."
ü João 10:11, "Eu sou o bom pastor."
ü João 10:36, "Eu sou o Filho de Deus"
ü João 11:25, "Eu sou a ressurreição e a vida."
ü João 14:6," Eu sou o caminho, a verdade e a vida ... "
ü João 15:1," Eu sou a videira verdadeira."

III. Vamos perguntar ao nosso próprio coração

A. Vamos ouvir de outros corações - Nas páginas da Bíblia, várias pessoas tiveram um encontro pessoal com Jesus que mudou para sempre suas vidas. Gostaria de compartilhar algumas das suas declarações sobre Jesus com você hoje.
1. Simeão - Lucas 2:28-32: "Meus olhos viram a tua salvação ... Uma luz para iluminar as nações e a glória do teu povo Israel ".
2. Natanael - João 1:49: "Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel."
3. Simão Pedro - Mat. 16:16
4. A mulher junto ao poço - João 4:29, "Vinde e vede um homem, que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo? "
5. Marta - João 11:27 "Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo."
6. O ladrão moribundo - Lucas 23:39-43 "E um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós na verdade com justiça, porque recebemos o que os nosso feitos mereciam, mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E Jesus disse-lhe: Em verdade te digo que hoje estará comigo no paraíso".
7. O centurião romano - Marcos 15:39 "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus".
8. Tomé - João 20:24-28 "Meu Senhor e meu Deus".
Há testemunho de muitos outros que poderíamos chamar para depor sobre quem é Jesus. Mas, estes são suficientes para ver que qualquer vida que é tocada diretamente por ele é uma vida profundamente afetada!
B. Vamos ouvir de nossos corações - Ouvimos o homem de hoje. Temos visto que, entre os humanos, há aqueles que negam que Jesus é o Filho de Deus e é a única forma de salvação. Temos testemunhos de outras vidas que foram alteradas por ele. Estes dados indicam que ele é quem afirma ser.
Ouvimos o que o Deus Todo-Poderoso disse a respeito dele. Nós ouvimos como os anjos deu voz ao que sabem ser a verdade.
Temos ainda ouvido o testemunho de má vontade dos espíritos demoníacos.
Temos ouvido o suficiente para ser convencido de que Jesus Cristo é alguém sobre quem devemos tomar uma decisão. Com isso em mente, o que faz seu coração dizer sobre ele hoje?
1. Ele é apenas um bebê no natal e um homem em uma cruz, na Páscoa? Ou Ele é o Senhor crucificado e ressuscitado da sua vida?
2. Ele é um caminho para Deus, apenas um entre muitos? Ou. Ele é o caminho, a verdade e a vida?
3. Ele é um bom homem, um grande mestre e um profeta? Ou ele é o Filho de Deus e sua única esperança de salvação?
4. Ele é um mentiroso? Ele é um lunático? Ou, ele é seu Senhor?
5. Qual é o testemunho de seu coração hoje? Você está confiando em Jesus somente para a salvação de sua alma? Você já enfrentou uma época em que você viu a si mesmo como um pecador e Jesus Cristo como sua única esperança? É você confiar em Jesus e só Jesus para a salvação de sua alma hoje?
6. Vamos ouvir a Bíblia mais uma vez: João 3:16, Atos 16:31, Atos 4:12; Romanos 10:13; Romanos 10:9. Onde você está no meio de tudo isto? Quem é Jesus para você?

Conclusão: Quem é Jesus para você? É a sua única resposta que irá garantir-lhe um lar no céu quando você deixar este mundo? É a resposta do tipo que agrada a carne, o mundo e o diabo, ou é do tipo que agrada ao Senhor? Você está salvo? Você quer ser salvo?

Essas questões são vitais. A mais importante de todas as questões é a que temos considerado juntos. “Quem é Jesus para você?”

Simão Pedro tinha a resposta certa, v. 16. Ele só acertou porque a resposta tinha sido revelada a ele pelo Senhor, v. 17. Agora, o Senhor está revelando a sua identidade ao seu coração. Ele é condenação dos seus pecados e Ele é o desenho que você mesmo, João 6:44. Agora é o tempo para você chegar a ele. Agora é o momento para você ser salvo, 2 Coríntios. 6:2.

Agora você está perguntando "O que devo fazer com Jesus?" Um dia a pergunta será: "O que Jesus vai fazer comigo?”

Pr. Aldenir Araújo

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem