Marcas de um cristão verdadeiro: Ele testemunha a respeito de Jesus

Introdução: Jesus delegou aos seus discípulos a tarefa de testemunhar e fazer outros discípulos.

Texto: Mateus 28.18-20

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Desenvolvimento do ensino

Nossa missão principal é trazer novas pessoas para o Reino de Deus, cuidar delas e treiná-las para fazer o mesmo com outros. O mandamento básico que Jesus nos deu no verso 19 é fazer discípulos. É isto o que Deus espera de todos nós: que façamos discípulos.

Jesus não nos mandou fazer convertidos, mas sim, fazermos discípulos. Fazer um discípulo é testemunhar para uma pessoa, ganhá-la para Cristo e se responsabilizar de oferecer todos os cuidados necessários para que ele também cresça e se torne um seguidor de Jesus saudável e maduro na fé. Isso não é somente um dever sagrado para cada cristão, mas um imenso privilégio. Sabendo que esta não seria uma tarefa fácil ou natural para nós, em Atos 1.8, durante a sua partida e no mesmo contexto do anúncio da grande comissão, Jesus prometeu que nos daria o poder para sermos suas testemunhas.

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1:8).

Ou seja, a Grande Comissão é um mandamento com uma promessa: Ele nos pede algo para o qual já nos concedeu o poder para fazê-lo. Só falta entender que esta é mesmo a vontade de Deus e começarmos a praticá-la em nossa vida.

Na essência da palavra, o Evangelho é uma boa notícia a ser espalhada. A palavra “Evangelho” tem sua origem na palavra grega “ευαγγέλιον” (lê-se euanguélion), cujo significado é “boas novas”. De acordo com 1 Coríntios 15.1-4, a boa notícia é que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Ou seja, os seres humanos podem ter os seus pecados perdoados através da morte e ressurreição de Jesus. Sendo assim, o primeiro apelo do Evangelho é que todos reconheçam e confessem que são pecadores e que estão desconectados de Deus. Assim, os que creem no Evangelho, que recebem a morte e ressurreição de Cristo pelos seus pecados, são salvos e se tornam verdadeiros cristãos e discípulos de Cristo. São estes, os discípulos de Jesus, que são chamados por Ele para espalhar as boas novas e fazer outros discípulos, tornando-se um cristão contagiante.

Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia- a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Veja o texto de Atos 2.42-47. Podemos observar que os primeiros cristãos estavam sempre ocupados com a tarefa de repartir a sua fé em Jesus Cristo a outros. E isto teve um grande impacto na cidade toda. A vida cristã normal inclui repartir a nossa fé com outros, por isso cremos que evangelizar e fazer discípulos é um estilo de vida que Deus quer que todo cristão viva.

Seu testemunho pessoal é uma ferramenta poderosa. Cada pessoa que já teve um encontro pessoal e genuíno com Jesus tem uma valiosa e poderosa experiência para contar ao mundo. Sem dúvida, Deus usa o nosso testemunho pessoal para alcançar os corações de outras pessoas. Por isso, é muito importante ter o nosso testemunho pessoal bem preparado, estando prontos para

contar como nós éramos antes de conhecer a Cristo, como conhecemos a Jesus e o que aconteceu depois que entregamos nossa vida para Jesus.

PERGUNTA: À exemplo de como se faz, alguém aqui poderia dar seu testemunho bem sucinto, seguindo esta ordem: como eu era; como conheci Jesus; o que aconteceu depois que entreguei a Ele a minha vida?

Não deixe os seus velhos amigos para trás. Infelizmente algumas pessoas abandonam seus velhos amigos depois que se convertem. E depois de algum tempo, já não tem mais nenhuma amizade com não crentes. Veja bem: uma coisa é abandonar as práticas pecaminosas que você e seus amigos faziam antes, e outra coisa é abandonar os seus amigos. Se nós nos afastarmos deles, quem os conduzirá a Cristo? Uma das maneiras mais eficientes de evangelizar é através de cultivar bons relacionamentos. Precisamos aprender a influenciar as pessoas com as quais mantemos vínculos de amizade ou parentesco. O segredo de fazer discípulos é cultivar amizades sinceras com o propósito de alcançá-las para Jesus, e se esforçar para sempre fazer novas amizades.

PERGUNTA:

1. Você tem muitos amigos e parentes? Quantos você calcula que eles são?

2. Já pensou em alcançá-los para Jesus? Qual seria a primeira coisa a fazer? A primeira coisa é começar a orar pela vida deles, para que o Espírito Santo abra uma porta para você dar seu testemunho.

Conclusão: Deus espera que sejamos suas testemunhas e que, no dia a dia, façamos discípulos para Ele. Assim sendo, quando damos o nosso testemunho e compartilhamos as boas novas de salvação, isto significa que somos obedientes à ordem de Jesus, somos sensíveis à maior necessidade do ser humano, tornamos Jesus conhecido e promovemos a glória de Deus. Entretanto, quando não evangelizamos, desprezamos a ordem de Jesus e nos tornamos desobedientes, desprezamos a maior necessidade das pessoas, sendo insensíveis e sem amor, escondemos Jesus e, indiferentes, desprezamos a glória de Deus. Por isso, todo cristão deve ser um fazedor de discípulos.

Desafio: Por tudo isso, nós que somos a Igreja Batista Central temos um grande alvo evangelístico: que cada participante das nossas células e cultos de celebração conduza uma pessoa a Cristo a cada ano. Queremos que você assuma este alvo como a sua mais importante meta pessoal. E para fazer isso, sugerimos que comece fazendo um pacto de oração.

O pacto de oração por três. O pacto de oração por três é um plano estratégico para ganhar pessoas do seu círculo de amizades e parentesco. Pessoas que você ama e que deseja muito vê-las salvas e transformadas como você mesmo está sendo. Neste pacto, cada pessoa faz com Deus e com a sua célula o compromisso de orar todos os dias e de jejuar uma vez por semana durante um mês por três pessoas ainda não convertidas, mas que você acredita que estejam abertas para Deus. Devem escrever os nomes num pequeno cartão de bolso e começar a orar todos os dias por aquelas pessoas. Durante este período, um simples convite para um jantar ou almoço, ou para um passeio pode eliminar barreiras e abrir caminho para Cristo. Depois de um mês você as convida para a sua célula e para participar de um Encontro com Deus. Fazendo isso, com certeza você alcançará pelo menos uma pessoa para Jesus e começará a fazer dela um discípulo de Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem