O segredo da vida cristã vitoriosa

Texto: Romanos 6:1-23

Introdução: A mensagem global de toda Bíblia é uma mensagem de vitória! Tudo que encontramos na palavra de Deus, ainda que venha nos disciplinar, corrigir, admoestar, quebrantar, confrontar, visa o nosso bem, paz e alegria, contentamento, realização e sentido para o nosso viver.

Estamos agora, diante de um texto especifico, que nos revela a nossa vida de vitória em Cristo Jesus! Nesses momentos que se seguem, tenho a plena convicção de que o Espírito de Deus vai revelar a todos nós a segredo da vida cristã vitoriosa, de como vive-la e assim tornamo-nos instrumentos usados por Deus para sua glória!

Qual é então o segredo da vida cristã vitoriosa?

I. O segredo é crer de forma vivencial na sua identificação com Cristo em sua morte e ressurreição – V.1-10

Não basta apenas um crer intelectual, doutrinário, mas um crer experimental, vivencial.Como acontece esse crer vivencial?

1- Crer que você foi crucificado com Cristo, mediante sua inclusão nele em sua morte e ressurreição v.1-3,6.

2- Crer que você morreu com Cristo v. 6-7.

3- Crer que você foi sepultado com Cristo v. 4 a.

4- Crer que você foi ressuscitado com Cristo v. 4b

5. E por isso está assentado com Ele nos lugares celestiais (Efésios 2:4-6).

É nesse crer vivencial na sua identificação com Cristo em Sua morte e ressurreição, que está a sua vitória na caminhada cristã.

II. O segredo é considerar estes fatos, como verdadeiros em relação a si mesmo, e apresentar-se para ser usado por Deus – V. 11-18

Há princípios espirituais aqui envolvidos:

1- Considerar, que significa reconhecer como realidade para si mesmo e descansar pela fé, neste fato imutável v.11.

2 - Ao invés de apresentar os membros do corpo, como instrumento de iniquidade, apresentar-se a Deus como vivos dentre os mortos v. 12-13.

3 - O ato de apresentar-se envolve uma decisão da vontade submissa à vontade de Deus v.16-17.

4 - Quando a nova criatura se entrega em obediência nas mãos de Deus, o pecado perde o domínio sobre a sua vida v.14

É pelo considerar estes fatos como verdadeiros em relação a si mesmo que sua vida interior é fortalecida e a vida de Cristo passa a ser refletida em seu viver.

III. O segredo é viver os dias da existência como uma nova criatura diante de Deus e das pessoas – V. 19-23

Há duas realidades aqui, para as quais precisamos atentar:

1- Na vida velha, no pecado, governados pela carne, o mundo e o diabo, vivíamos a serviço da imundícia, servos do pecado no caminho da morte v.19-21

2 – Na nova vida em Cristo fomos libertos do pecado para uma vida de santificação, sabendo que o pecado tem o seu salário, bem como, o dom da graça de Deus v. 22-23.

É por esta postura de viver refletindo a realidade interior desta nova vida em Cristo, que nos tornamos em instrumentos nas mãos de Deus para abençoar as pessoas.

Conclusão: A mensagem das Escrituras Sagradas é que Deus em Cristo nos chamou para uma vida vitoriosa, plena, significativa e com razão para viver. No entanto, para que esta mensagem se torne realidade é preciso crer de uma forma vivencial na sua identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, considerar estes fatos como verdadeiros em relação a si mesmo e apresentar-se para ser usado por Deus, viver os dias da existência como uma nova criatura diante de Deus e das pessoas.

Peça a misericórdia de Deus, a fim de que você comece a viver a vida vitoriosa para a glória de Deus.

Pr.Cirino Refosco

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!