Experimentando a Alegria da Salvação

Experimentando a Alegria da Salvação
Texto: 2 Reis 5:1-3

Introdução

1. Perceber que foi salvo e sentir a alegria que isso significa só acontece quando se partilha a salvação para que outra vida também seja transformada.
a. A alegria da salvação é uma experiência pessoal que só pode vivenciá-la aquele que escolhe a Cristo como Senhor e Salvador e inicia uma batalha contra o “eu”.

I. Experimentando a Alegria da Salvação

2 Reis 5:1-3. Esse relato nos chama atenção para quatro personagens:

1. Naamã. Um homem importante, poderoso, que tinha tudo, mas também não tinha nada. Tinha tudo porque era um grande homem diante do rei, mas não tinha nada porque era leproso.
a) Tinha tudo, mas não tinha nada porque não tinha Jesus, porque não conhecia a Deus; não havia experimentado a salvação.
b) Quando alguém olhava para Naamã se sentia mal, pois só via lepra, só via sofrimento.

2. A menina cativa. Ela era apenas uma escrava, longe de sua pátria e do seu lar. Era alguém que não tinha nada, mas tinha tudo porque tinha o Salvador, o Deus verdadeiro em seu coração.
a) Quando alguém olhava para ela, sentia paz e esperança em seu olhar, em sua vida e em suas palavras.

3. O rei de Israel – 2 Reis 5:6, 7.
a) Aqui está alguém que tinha tudo e não tinha nada; mesmo sendo líder do povo de Deus, não confiava em Deus. Tinha o conhecimento do poder de Deus, mas não confiava o suficiente no maravilhoso Deus que traz a alegria da salvação.

4. O profeta de Deus – 2 Reis 5:8.
a) Eliseu, o profeta de Deus, era alguém que estava com Deus constantemente. Alguém que pertencia a Deus e podia sentir e transmitir a alegria da salvação.

II. Transmitindo a Alegria da Salvação

1. A menina cativa. Neste relato, ela viveu a alegria da salvação, sendo uma bênção para o necessitado e levando a salvação para o pecador.

a) Não é necessário ser adulto para partilhar a alegria da salvação nem ter condições favoráveis ou estar em situação de vantagem. Para a menina cativa tudo era adverso, mas a presença de Deus em sua vida era algo que não podia ficar escondido.

b) Aqueles que devotam a existência a um ministério semelhante ao de Cristo, conhecem o que significa a verdadeira felicidade. Seus interesses e orações estendem-se muito além de si mesmos” (Ellen G. White, Serviço Cristão, pág. 269).

c) Esse pensamento do Espírito de profecia resume a alegria da salvação, a experiência maravilhosa vivida pela menina cativa. Ao observar o sofrimento de Naamã, ela sentiu compaixão e lhe revelou o maravilhoso poder que poderia salvá-lo e transformá-lo.

2. Naamã pode experimentar a alegria da salvação e conhecer o maravilhoso poder de Deus que transforma plenamente:
a) 2 Reis 5:14 – Sua pele ficou transformada.
b) 2 Reis 5:15 – “Agora conheço”. Naamã sentiu a alegria de conhecer a Deus, sentindo Seu poder na própria pele.
c) Há muitos leprosos espirituais, escravos do pecado, sofredores, que estão ao nosso redor ansiosos por conhecer a Deus; dispostos a pagar qualquer preço pela paz, pelo alívio da dor, pela alegria da salvação.

3. Rei de Israel. Neste relato, observamos um rei que não conhecia o poder de Deus.
a) Um rei como muitos de nós hoje, que estamos na igreja mas não temos a certeza da salvação;
estamos na igreja mas não experimentamos a alegria da salvação; estamos na igreja mas não conhecemos o maravilhoso amor de Jesus.

b) Se você ainda não experimentou a alegria da salvação, por favor, desperte, acorde para as belezas espirituais da salvação oferecida por Jesus! Não há tempo para desânimo ou egoísmo, é hora de viver intensamente um relacionamento com Cristo.

c) A atitude temerosa do rei de Israel é uma advertência para despertarmos e buscarmos o conhecimento de Deus para a Salvação.

4. O profeta de Deus. Neste relato percebemos Eliseu, o homem de Deus, o instrumento de transformação da vida de Naamã, rejeitando qualquer tipo de pagamento ou presentes.
a) Ele estava mostrando o modo gracioso como Deus salva. Ele estava mostrando que a alegria da salvação acontece ao pecador que é transformado, ganhando tudo sem ter que pagar nada.

Conclusão

1. Experimente hoje a alegria da salvação.
a) Se você está se sentindo como a menina cativa, escrava em um mundo estranho, rodeada de pessoas impuras numa sociedade secularizada, brilhe! Testemunhe de Jesus!
b) Conte que há um poder que está acima de todo poder, conte que há um poder restaura e traz alegria.

2. Experimente hoje a alegria de ser salvo e restaurado por Jesus.
a) Se você se sente massacrado pelo pecado, se você se sente humilhado e vencido pelos vícios, por problemas, incertezas, lembre-se de Jesus, a Água da Vida que cura a restaura.

3. Experimente hoje a alegria da salvação.
a) Se você está na igreja mas ainda não é uma testemunha do poder de Jesus, se você ainda não se entregou ao serviço do Mestre, hoje é o dia! Esta é a hora de mudar! Deus está chamando!
b) Deus está chamando para ser um instrumento de Salvação. É hora de sentir a maior alegria... a alegria da salvação!

Pr. Jonas Arrais

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem