O amargo pode ficar doce

Texto: Êxodo 15:22-27

Introdução: Você conhece alguém que vive reclamando e murmurando de tudo e de todos? Você conhece alguém que só abre a boca para se lamentar e reclamar da sorte? Essas pessoas existem e podem ser encontradas em todos os lugares, até na nossa própria família. São pessoas amargas, doentes e que podem adoecer quem estiver a sua volta. Mas existe remédio para elas. Elas podem se tornar doces, agradáveis e felizes, assim como Deus transformou as águas de Mara, que eram amargas, em água doce.

I. O amargo pode ficar doce se clamarmos a Deus

Quando o povo de Israel, fugindo do Egito, caminhando pelo deserto e já há três dias sem água, chegou a Mara e as águas que encontrou eram amargas, começou a murmurar contra Moisés.

Podemos extrair ensinamentos para as nossas vidas desse relato bíblico e aprendermos que se nos depararmos com uma situação difícil, de nada vai adiantar a gente reclamar ou murmurar contra quem quer que seja. Mas se ao invés de murmurarmos, clamarmos a Deus, a solução virá!

Você está vivendo alguma situação difícil, complicada, amarga?

Saiba que essa situação tem solução e o amargo pode ficar doce se você decidir entregar essa situação a Deus e confiar nEle!

II. O amargo pode ficar doce se obedecermos a Deus

Em meio aquela situação difícil, quando as águas eram amargas, Deus entregou ao Seu povo um estatuto e uma ordenança: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor e fizeres o que é reto e guardar todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades...” (Êxodo 15:25-26). Deus entregou ao seu povo o segredo do sucesso e da felicidade que é obedecer a Ele e andar nos Seus retos caminhos! Fazendo assim, todo amargo ficará doce em nossa vida, pois Deus tomará a nossa causa, nos curará e nos salvará!

Convidamos você a entregar a sua vida a Jesus em obediência a Deus e Ele fará da sua vida uma fonte inesgotável de água doce (João 4:13-14)!

III. O amargo pode ficar doce pela cruz de Cristo

“... E o Senhor mostrou-lhe uma árvore e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces...” (Êxodo 15:25). Essa árvore nos lembra da cruz de Cristo! E é pela cruz de Cristo que Deus nos cura, nos salva e nos faz novas criaturas. A cruz de Cristo nos transforma, tira todo o nosso amargo e nos faz pessoas doces, alegres e felizes!

A cruz de Cristo, para os que são salvos, é o poder de Deus, mas para os que se perdem, é loucura (I Coríntios 1:18). Decida, agora mesmo, pela fé em Jesus, aceitar o sacrifício que Ele fez na cruz por nós e por você e torne-se uma nova pessoa, uma pessoa alegre, feliz e salva por Jesus!

Conclusão: Seja qual for o amargor da nossa vida, Deus tem poder para transformar todo o nosso amargo em doce! Ele fez isso com as águas amargas de Mara e elas ficaram doces! Ele é o Senhor que nos salva, que nos liberta e nos cura (Êxodo 15:26)!

Entregue a sua vida ao Senhor Jesus agora mesmo! Deixe que Ele transforme todo e qualquer amargo da sua vida em doce! Deixe que Ele te cure e te salve!

Apóstolo Wagner Tenório de Almeida

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!