Cinco Votos Para Ter Uma Vida Cheia Do Espírito Santo

Texto: Salmos 56:12-13

“Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão. Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos”.

“Quando eu faço um voto eu não mudo Deus! Deus muda a minha vida.” (Márcio Valadão)

Introdução: Você já fez um voto?

Deve ter sido difícil cumpri-lo ou mantê-lo, não foi mesmo? Todavia, o prazer de cumpri-lo é simplesmente indescritível! Não é mesmo?

É uma questão de experimentar! Davi nos convida:

“Provem, e vejam como o SENHOR é bom.” – Salmo 34: 8

*Muitos rejeitam a idéia de fazer votos, mas na Palavra de Deus encontraremos vários homens de Deus que se disponibilizaram em fazer votos, ou alianças e mesmo compromissos.

*Não podemos avançar espiritualmente, para receber uma nova unção, restauração, um novo levantar de Deus, uma nova alegria, se não empenharmos em refazer os nossos compromissos e instituirmos para nós mesmo uma nova disciplina.

* Outros dizem que isto é legalismo, e que por serem livres pela graça, não precisam andar sob o julgo de votos. São livres!

*É como um homem que dizia-se livre, podia dormir onde quisesse, fazer o que quisesse, acordar a hora que quisesse, comer o que lhe viesse na cabeça, na hora que lhe desse na teia e gritava pela rua sou livre, posso fazer o eu quiser, na hora que eu quiser, não sou preso a nada, nada pode me deter.

-alguém perguntou impressionado: o que você é ou faz?

Ele disse: Sou mendigo!

*Ele não tem compromisso com nada, não tem disciplina com nada, nada pode dominá-lo, porém ele é um mendigo, não possui nada, não tem nada!

*Há muitos mendigos hoje na igreja, pessoas que fazem o que querem, não fazem compromissos com nada e são mendigos espirituais, pobres, miseráveis, sentimos o mau cheiro de suas palavras e vemos o fardo do pecado que carregam.

*Voto é o mesmo que ter compromisso com alguma coisa!

*Deus fez alianças com o povo e povo fez um voto de cumpri-las!

*Vários foram os votos que o povo fez diante de Deus.

*O voto tem dois lados, pois de um lado a obediência dele e do outro lado a fidelidade de Deus em liberar poder.

*Eu faço um voto de entregar o meu dízimo, Deus cumpre sua promessa do dilúvio (Malaquias 3:10).

  • Sacrifício
  • Disciplina
  • Comprometimento

*E Deus leva tão a sério este assunto que nos recomenda muitas vezes zelar pelo nosso voto.

“Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.” – Eclesiastes 5: 4

Primeiro voto: trate o seu pecado com dureza e seriedade. Salmos 51:3

“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue”.

Romanos 3:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

*Não subestime o poder que o pecado tem sobre você!

*Quando você menos esperar, ele te dá um golpe tão certeiro que te leva para o fundo do poço!

*Trate o seu pecado como pecado na hora que ele aparecer, não deixe para amanhã!

*O pecado sempre começa com uma concessão: até aqui dá pra ir! Até ali não tem nada a ver! Só esse pecadinho aqui não tem problema, na hora que eu quiser eu paro e pronto!

*Não faça isso, a coisa não é assim, ele passa numa brechinha que você deu e te detona na frente.

*Dê nome ao seu pecado:

- Ficou ansioso, está tenso – não chame isso de preocupação isso é incredulidade.

- Ficou nervoso, falou bobeira – não chame isso de nervosismo isso é falta de domínio próprio.

- Ficou chateado com a vitória e ao sucesso de seu irmão – não chame isso de injustiça, isso é inveja.

- Você se masturba – não chame isso de descarga energética isso é adultério.

- Você passou a mão na sua namorada não chame isso de carinho isso é pecado sexual antes do casamento.

- Você transou com alguém que não é sua esposa/esposo isso não é amor é pecado de prostituição.

“Todo pecado conhecido deve ser nomeado, identificado e rejeitado. Devo confiar em Deus para me libertar dele, para que não exista qualquer pecado consciente e intencional em qualquer parte de minha vida”.

Segundo voto: não se coloque como dono de coisa alguma. Salmos 24:1

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”

Filipenses 3:8 “E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo”.

*Realmente na vida cristã este uma um paradoxo a ser adotado.

*Este foi o estilo de vida de Jesus: Filipenses 2: 8-9

“E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome.”

*Deus não está nos falando simplesmente de ter coisas. Todos nós precisamos ter coisas!

*Você e eu precisamos desfrutar dos bens, casa, carro, dinheiro, mas isto deve ser meio, e não um fim em si mesmo.

Sabe a diferença espiritual entre ter e possuir?

*Quem tem está disposto a dar!

Você deve ser liberto do senso de possuir

*Você está pronto para entregar seus bens para a obra do Senhor se Ele lhe pedir? Seu carro ou sua casa?

*Quando damos, estamos vencendo a tirania do reter e possuir. O diabo não dá nada, por isto ele odeia que o faz. *Quando retemos somos mais parecidos com ele do que com Deus, que tudo deu por amor a nós!

*Você já percebeu que todo bebê nasce com as mãos fechadas e uma de suas primeiras palavras em seu minúsculo dicionário é “MEU/MINHA”, e alguns, à medida que crescem continuam com as mãos fechadas. Abra sua mão agora!

*Não seja dono de nada! Não seja dono dos seus filhos, seus dons, seus talentos, do seu ministério, da sua vida e da sua chamada. Entregue tudo para Deus.

*Você não é dono nem de sua reputação, no máximo pode cuidar do seu caráter!

*Deus não quer que você seja dono de nada, apenas que você cuide bem de tudo que está em suas mãos temporariamente, para que quando Ele pedir para usar, você possa dizer: aqui está Deus, eu cuidei como se fosse meu.

*Tome Deus. Aqui está é teu! E o que é Teu , te damos!

*Se Deus te pedir hoje, algo muito precioso, você está disposto a entregar?

“Deus permitirá que eu tenha meu carro e meus negócios, minha profissão e minha posição, qualquer que ela seja, contanto que entenda que isso não é meu, é Dele, e que tudo que estou fazendo é somente trabalhar para o Eterno”.

Ser cristão é nada ter e tudo possuir!

Terceiro voto: nunca se defenda. Salmos. 135:14

“O SENHOR defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.”

Isaias 57:17 “Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”,declara o Senhor”.

*Há pessoas que vendem suas almas para se defenderem.

*Quando trata-se de honra, moral muitos até matam para se dizerem livres em sua honra.

*Dentro da igreja, pessoas se rebelam, saem da igreja, são insubmissos e agem até de forma desumana para se defenderem.

*Com isso machucam as pessoas, se ferem mais ainda e causam marcas para a vida toda.

*Nós precisamos ter em nós o mesmo sentimento que houve em cristo Jesus: Ele não se preocupou com sua reputação, renunciou tudo, por nós.

*Agora você não sabe engolir um sapo por Jesus, que discípulo que você é, que seguidor que você é.

*Temos que aprender que quando tentamos nos defender o mal é maior que o bem:

- Ferimos mais que curamos.

- Machucamos mais pessoas que as que já estavam envolvidas.

- Trazemos destruição e não edificação.

- Provocamos brigas mais que comunhão.

*temos um grande problema: Esquecemos que quando alguém se levanta contra nós, está levantando contra o próprio Deus, e não pertencemos mais a nós mesmos, somos dele, então a nossa reputação é a reputação dele, se estamos sendo injustiçado a justiça é Dele pois é ele que esta sendo injustiçado.

*E o nosso Deus é o Jeová Tsidekenu – O Deus da Justiça!

Eu não preciso lutar, o senhor lutará por mim!

Sua reputação é o que os outros pensam de você, e você não tem o menor controle sobre isto, é impossível. É como tentar encontrar um pássaro no pasto, só porque encontrou sua pena.

Isaias 54: 17 “Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do SENHOR, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o SENHOR”.

“Eu não sei o segredo do sucesso, mas a do fracasso é tentar agradar a todas as pessoas”. Rick Warren

Gênesis 18:25

“Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?”

“Quero defender a minha reputação, minha moral minha família e meus pensamentos. Preciso entender que quando eu luto para me defender Deus não irá me defender. Não preciso lutar. Deus é quem luta por mim e Ele certamente fará isso com mais habilidade e poder”.

Quarto voto: nunca passe adiante algo que prejudique alguém. 1ª Pedro 3:10

“Pois,“quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade”.

*O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus.

*SE não vai ser benção para a vida de seu irmão, pare! Enterre isso, ore para aquilo não espalhar.

*Pare de incomodar com a vida dos outros, pois que mais incomoda com a vida dos outros são os que se preocupam menos com a sua vida.

*Se sua vida for perfeita, então vou permitir você falar alguma coisa de outra pessoa.

*Deus só será bom contigo se você for bom com os outros – essa é uma lei espiritual.

*SE você se assentou na mesa do PAI, ele espera poder ensiná-lo como se portar a mesa. Ele não permitirá comer enquanto você não obedecer à etiqueta de sua mesa. Que etiqueta é essa?

Colossenses 3:8 “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”.

*É que não conte histórias sobre os irmãos que estão assentados a mesa com você.

*Se você é aquele tipo de pessoa que gosta, sente prazer em estar falando da vida das pessoas, Deus não está contigo.

“Se sou fofoqueiro não poderei ter lugar no favor de Deus. Então, se vier saber alguma coisa que possa ferir a reputação de um dos filhos de Deus vou enterrar para sempre e deixar Deus tomar conta daquela história e não passar para frente”.

Quinto voto: nunca aceite nenhuma glória. Isaias 42:8

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor”.

1ª Coríntios 10:31 “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

I Pedro 4:11 “Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém!”

*Há pessoas que querem vir cantar na igreja, querem apresentar na igreja para depois receberem um elogio, e ficar cheios achando o máximo.

*Pessoas que tem o descaramento de dizer: Trabalhei nessa igreja desde muito anos e nunca fui reconhecido, nunca me falaram nada.

*Eu não estou falando de um elogio, uma palavra de afirmação, encorajamento e apreciação. Colocar um 10 na cabeça das pessoas é bênção. Todavia esta não pode ser nossa moeda.

*Nunca aceite nenhuma glória.

Colossenses 1:16 “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”

*Uma coisa boa para você aceitar é tribulação, pois é dela que vem o peso de glória.

2 Coríntios 4:16-17 “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

“Quero servir ao Senhor, mas não posso querer nenhum reconhecimento, glória ou destaque. Preciso servir ao Senhor, mesmo se não estou debaixo dos flashes ou holofotes. Minha glória é estar servindo ao Senhor, não posso servir para ganhar elogios”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem