O Repouso do Senhor

Texto:  “Tendo o Senhor, vosso Deus, dado repouso a vossos irmãos, como lhes havia prometido, voltai-vos, pois, agora, e ide-vos para as vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, servo do Senhor, vos deu dalém do Jordão. Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Josué 22.4, 5).

Introdução: Uns dos mais acalentados sonhos do ser humano é viver uma vida de paz. Muitos buscam refúgio na natureza, outros em longas viagens, na religião e tantos outros meios e paliativos, porém a única fonte de paz é o Príncipe da Paz, Jesus. O Ap. Paulo nos traz instruções maravilhosas em Filipenses 4.6 e 7 para alcançarmos a qualidade de vida, isto é, viver sem ansiedade: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Viver sem ansiedade é:

1. Tenha cuidado em guardar com diligencia.
Uma decisão firme de valorizar, dar crédito aos mandamentos e viver por eles.
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata” (Salmo 119.71, 72).

2. Amar ao Senhor nosso Deus.
É tê-lo como Pai, obedecê-lo em tudo andando em seus caminhos, buscando-o de todo coração e entendimento e dando a Ele a glória e honra e ser agradecido em tudo.
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Deuteronômio 4.4-6).

3. Andar em todos os seus caminhos.
Veja a expressão: “todos os seus caminhos”, isto é, obediência total em tudo. Não negociar com o mundo e ser seduzido por satanás. Tomar uma decisão de ser santo.
“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Colossenses 2.6, 7).

4. Guardar os seus mandamentos.
Os mandamentos do Senhor não são pesados. O guardar e praticar os mandamentos do Senhor traz segurança, prosperidade e sucesso.
“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João 5.3-5).
“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119.11).
“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).

5. Achegar-se a Ele.
É a decisão de amar, valorizar, aproximar, relacionar com intimidade e aliança com o Pai.
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

6. Servi-lo de todo o coração e alma.
Entrega total e sem reservas e o que fizer seja para glória do Senhor.
“Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades. Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril; completarei o número dos teus dias. Enviarei o meu terror diante de ti, confundindo a todo povo onde entrares; farei que todos os teus inimigos te voltem as costas” (Êxodo 23.25-27).
Veja o contraste com Jeremias 48.10, que diz: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”.

Conclusão: Quando andamos pelos princípios acima enumerados, o repouso vem da parte de Deus em todas as áreas e nos é entregue pelo Pai a possessão da terra e também uma abundancia material: “e lhes disse: Voltais às vossas tendas com grandes riquezas, com muitíssimo gado, prata, ouro, bronze, ferro e muitíssima roupa; reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos. Assim, os filhos de Ruben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manasses voltaram e se retiraram dos filhos de Israel em Silo, que está na terra de Canaã, para se irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, segundo o mandado do Senhor, por intermédio de Moisés” (Josué 22.8, 9).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem