Meu Compromisso {Esboço pregação}

Texto: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9.62).

“Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela” (Jeremias 5.1).

Introdução: Tem-se dito que somos uma sociedade que não quer compromissos, não queremos assumir. Nosso Deus é um Deus de compromissos. Jesus comprometeu-se tanto que se fez carne, habitou entre nós, tomou nossos pecados e na cruz deu a sua vida por nós. Isto é compromisso. Em que devemos nos compromissar? Veja abaixo:

1. Compromisso com a oração.

- À semelhança de Jesus (Mc 1.35; Lc 6.12; Lc 22.44).
- Persistência (Lc 18.1).
- Eficácia da oração (Tg 5.16).
- Orar é tocar o trono, orar é abrir as janelas do céu, orar é ver o braço de Deus em movimento, orar é vida de intimidade com Deus, orar é crer contra a esperança, orar é ver Deus trazendo à existência as coisas que não existem, orar é saber que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais, orar é ter a chave que abre portas.

2. Compromisso com a Palavra.

- De estuda-la (Jo 5.39).
- De meditar nela (Sl 19.14; Sl 1.2).
- De guarda-la no coração (Sl 119.11).
- De ama-la (Sl 119.97).
- De pratica-la (Mt 7.24, 25).
- De semeá-la (Sl 126.6).

3. Compromisso com o Reino de Deus.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
Significa meu caráter, meu estilo de vida, meu testemunho. “O Reino de Deus está dentro de vós”. Quando o Reino de Deus está dentro, ele reflete por fora. Aí é o sal fora do saleiro, é a luz no velador, é o fermento na massa. Mais do que distribuir a Bíblia, nós somos a Bíblia ambulante (2 Co 3.2), mais do que pregar com palavras, nós somos o bom perfume de Cristo (2 Co 2.15). Paixão pelo Reino, amor pelo Reino, compromisso com o Reino, é engravidar-se do Reino, é viver o Reino, é ser mártir do Reino, é ter o Reino como prioridade. Veja o testemunho do apóstolo Paulo (At 20.24).

4. Meu compromisso com a família.

- Como sacerdote da família (Jó 1.5).
- Como abençoador da família (Gn 49).
- Como líder da família (1 Tm 3.4, 5).
- Sua família é prioridade?
- Como vai a sua família? (2 Rs 4.26).

Conclusão: Deus está à procura de pessoas que se disponham a uma vida de sério compromisso com a oração, com a Palavra, com o Reino e com a família. Você está disposto, com a ajuda da graça de Deus, selar hoje o seu compromisso?

Messias Anacleto Rosa

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!