Você é frio, quente ou morno?

Texto: Apocalipse 3:14-16

Introdução: O texto que vamos falar sobre ele hoje foi escrito por João, na ilha de Patmos por volta do ano 100 d.C. em forma de revelação das palavras de Jesus Cristo às igrejas.
Das 7 cartas dirigidas as 7 igrejas, Eféso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia, a de Laodiceia e mais dura e exortativa de todas.

Laodicéia era a mais rica das 7 cidades, conhecida por seu sistema bancário, manufatura de lã e uma escola de medicina que produzia unguento para os olhos.

Mas a cidade a cidade sempre enfrentava problemas com o fornecimento de água, diz a historia que em certa ocasião construíram um aqueduto para transportar água até acidade a partir das nascentes de água quente.

Mas quando água chegava à cidade, ela não estava mais quente, nem agradavelmente fresca- estava morna.

A água fria é boa, a quente se você conseguir beber não é tão ruim, mais a água morna e terrivelmente desagradável, nauseante, causa náuseas, vômito.
Jesus usou a situação difícil que Laodiceia enfrentava com seu abastecimento de água, pra ilustrar uma situação pior ainda que era a sua situação espiritual.

Através da carta de João a laodiceia Jesus mediu a temperatura espiritual daquela igreja e disse: - vocês são mornos, quem dera fossem frios ou quentes, mas porque são mornos vomitar-tei da minha boca v.v 16

Infelizmente nos nossos dias atuais existem muitos crentes que estão na mesma situação que estava a igreja de Laodiceia, são crentes que não são frios nem quentes mais estão mornos.
E porque estão mornos estão a ponto de serem vomitados por Deus, mas como saber se eu sou um crente frio, um crente quente ou crente morno?

Se tivéssemos como ter um termômetro espiritual que medisse a espiritualidade, seria fácil, mas não temos

Mas podemos medir nossa temperatura espiritual através das nossas atitudes, as atitudes revelam claramente a temperatura espiritual.

Vamos ilustrar estas atitudes com exemplos de alguns personagens Bíblicos.

Você e frio quente ou morno?

1- Frio:

Como medir a temperatura espiritual e saber se você é um crente frio? 
Quando você não sente vontade de orar, ler a Palavra, não sente o poder de Deus quando ouve uma pregação, é porque está frio espiritualmente.

Quando você não sente amor pela obra de Deus, não tem compromisso com o trabalho da Igreja, não tem vontade de ir ao culto ou orar pelos irmãos é porque está frio espiritualmente.
Quando a mensagem pregada não surte mais efeito na sua vida, quando você ouve um testemunho na igreja e não se emociona mais, quando você não sente mais vontade de glorificar a Deus, de falar em línguas estranhas, é por que você esta frio.

Um crente frio é como Tomé que viu Jesus ressuscitado, mas não creu nem sentiu nada João 20:24-29 enquanto outros discípulos o reconheceram e sentiram o coração aquecido. Lucas 24:32
Quando uma pessoa fica muito tempo num lugar frio ela pode sofrer de hipotermia, passando por um congelamento lento, que provoca um sono e depois mata a pessoa congelada.

Ei! se você esta se sentindo frio espiritualmente falando, comece a buscar a Deus em oração, e peça pra ele aquecer o seu coração novamente com o fogo do espírito santo de Deus.
A bíblia nos dia claramente: o fogo ardera continuamente sobre o altar e não se apagará. Levítico 6:13

Crente frio é o crente que perdeu o primeiro amor, e para quem perdeu o primeiro amor a receita e a mesma que Jesus deu á igreja de Éfeso: lembra-te pois de onde caíste, e arrepende-te e volta ao primeiro amor...Apocalipse 2:5

2- Morno:

O crente morno é muito pior que o crente frio, o frio pode esquentar mais o morno e alguém que já foi quente e agora esta morno.

O morno é aquele que já se acostumou com a mensagem, aquele que não aceita correção, que acha que sabe tudo, que não se alegra com nada, que não se surpreende com nada que acontece da parte de DEUS.

O crente morno é crente que esta em cima do muro, quer servir a Deus, mais não quer abandonar os prazeres mundanos, estão em cima da janela como o jovem Eutico nem entra e nem ficam de fora.

Tente tomar um copo de água morna, e você era sentir náuseas, é isto que o crente morno causa em Deus vontade de vomitá-lo da sua boca.

O crente morno é como Naamã, que era frio, não acreditou no poder de Deus em curá-lo da lepra se ele mergulhasse no rio sete vezes, e mesmo depois de curado ainda disse que permaneceria se prostrando diante de Rimon, o deus de seu patrão II Reis 6:24 por isso ele era morno, servindo a dois senhores Mateus 6:24.

O crente morno é inconstante, hoje esquenta um pouco e amanhã esfria. Não se firma como quente nem frio. Quem é inconstante é semelhante à onda do mar que vai e vem Tiago 1:6-8.

3- Quente:

Qual a diferença entre o crente frio o morno e o quente?

O crente quente é aquele que é cheio da presença de Deus na sua vida.

Enquanto o frio não se alegra mais com nada, e o morno já foi alegre um dia mais hoje vive na indecisão o crente quente é aquele que sente o poder de Deus a todo instante.

A temperatura do corpo pode ser medida com um termômetro, a temperatura espiritual é medida pelas nossas atitudes.

Quer saber se o crente é frio morno ou quente? Chame-o pra orar! Chame-o pra ler a Bíblia! Chame-o pra evangelizar! Chame-o pra uma vigília de oração! O que mantém o crente quente?
Vida de oração, leitura diária da bíblia, consagração, presença do espírito santo na vida.
Em Levitico 6;12 todos os dias o sacerdote tinha que colocar lenha no altar para o fogo não se apagar, era tarefa dele manter o altar aceso.

Se você quer seu altar aceso, sua vida sempre fervoroso, quente, cheia de poder, cheia da gloria de Deus, coloque lenha no seu altar, que lenha?
Lenha da oração, do jejum, da consagração, da vida de santidade, da leitura bíblica, ei não deixe sua fé esfriar, coloque fogo no seu altar!

Conclusão: É preciso cuidar para não deixar a fé esfriar. A Igreja é como uma estufa de Deus que mantém o cristão sempre aquecido com amor, fé e oração. Não deixe de congregar, de participar dos cultos da sua igreja.

É preciso sensibilidade para saber se está quente, frio ou morno. O pecado congela esta sensibilidade na vida da pessoa, causando uma hipotermia espiritual e impede que ela perceba como está fria. Já o cristão aquecido tem a sensibilidade de cuidar para se manter quente sempre

Pr. Tales Teodoro Garcia

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Pr. Tales Teodoro Garcia,parabéns por abrir espaço para comentários.
    já com relação ao tema: frio,morno ou quente o irmão coloca que: É preciso cuidar para não deixar a fé esfriar. A Igreja é como uma estufa de Deus que mantém o cristão sempre aquecido com amor, fé e oração. Não deixe de congregar, de participar dos cultos da sua igreja.

    É preciso sensibilidade para saber se está quente, frio ou morno. O pecado congela esta sensibilidade na vida da pessoa, causando uma hipotermia espiritual e impede que ela perceba como está fria. Já o cristão aquecido tem a sensibilidade de cuidar para se manter quente sempre esta é a conclusão que o irmão fez.
    ou seja os irmãos que tem ido frequentemente a congregação são quentes? biblicamente isto é muito improvável eu creio que o irmão sabe disto até porque quando o irmão se refere a igreja esta falando da denominação e isto é questionável por de mais e a dissertação do irmão não abrangeu todos os aspectos do ser: frio,quente e morno.
    porque se formos julgar que uma brasa fria fora do braseiro esfria,primeiro teria-mois que encontrar um braseiro! e isto é muito difícil,
    o irmão não acha?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem