Tomando Atitudes que Geram Mudanças

Texto: "Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando; se jurares pela vida do Senhor, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão. Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jeremias 4.1-4).

Introdução: Tem muitas pessoas que estão paralisadas fisicamente e espiritualmente, estão vagueando, andando em círculos, sem sair da rotina do dia a dia. Não tem alvos, não tem direção, a vida não está focada em nada; querem mudanças, mas não tem coragem para tomar atitudes. Creio, porém, que hoje você começará a experimentar mudanças radicais em sua vida.

1 - O motivo principal que nos leva a perdermos a motivação para viver e conquistar nossos alvos chama-se: Afastamento de Deus e esfriamento espiritual. “Uma vida fora da direção de Deus, significa uma vida sem direção”. Os filhos de Israel começaram a vaguear e andar sem direção porque abandonaram ao Senhor, trocando as virtudes espirituais por cerimônias e rituais - "Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando (Jeremias 4.1), "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Acaso, é Israel escravo ou servo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa? Os leões novos rugiram contra ele, levantaram a voz; da terra dele fizeram uma desolação; as suas cidades estão queimadas, e não há quem nelas habite" (Jeremias 2.13-15).

2 - Para experimentarmos mudanças, precisamos começar a pensar em coisas novas, em novas atitudes, num novo projeto de vida. A palavra do Senhor exortava ao povo de Israel para que não continuasse a semear entre os espinhos. Isto significava: parar de perder tempo, parar de investir no fracasso, de perseverar no erro e de viver uma vida sem resultados positivos - "Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos" (Jeremias 4.3); Veja Oseias 10.12-15.

3 - Para experimentarmos mudanças radicais, precisamos tomar atitudes espirituais e buscar um novo coração quebrantado e curado. Para que isto aconteça, algumas atitudes são necessárias; como por exemplo: Perdoar, pedir perdão, pagar o que deve, parar de mentir, parar de falar mal dos outros, abandonar o orgulho, deixar a murmuração, deixar a prostituição, o adultério, voltar à vida de intimidade com Deus, voltar a orar, jejuar e a meditação na palavra de Deus - "Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jeremias 4.4); "Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós" (Oseias 10.12); "Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado" (Salmo 32.4,5).

Conclusão: Peça ao Senhor para que te ajude a sair da mesmice e de uma vida sem resultados. “Creia que é tempo de mudar, e mudar para melhor”.

Pr. Paulo Cezar Martins

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem