Quem é Discípulo de Verdade

Texto Chave: "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (João 6.65, 66).

Introdução: Muitos se dizem cristãos, isto é, discípulos de Jesus ou seguidores de Jesus. Mas, como identificar o verdadeiro discípulo?

1 - Quem for trazido a Jesus pelo Pai

O verdadeiro discípulo é escolhido e trazido pelo Pai até Jesus - "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (v.44). "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido" (v.65).

2 - Quem guarda a Palavra

O verdadeiro discípulo tem amor pela Palavra e guarda-a - "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra" (João 17.6).

3 - Quem não abandona a Cristo

Mesmo, embaixo de desafios e perseguições, jamais abandonam o mestre - "Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra" (Mateus 14.13). "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5.24).

4 - Quem anda com Ele

Jesus já tinha deixado claro o que o discipulado implicava, e muitos não estavam dispostos a aceitar a vida da maneira que Ele ensinava - "... o abandonaram e já não andavam com ele" (v.66).
Veja a instrução do Ap. Paulo - "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele" (Colossenses 2.6).

5 - Quem não é atraído pelo engano

a - Somente Jesus é o caminho - "Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos?..." (v.68a)
b - Quem conhece a cruz jamais será enfeitiçado pelo engano - "Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz" (Gálatas 3.1 NTLH).

6 - Quem fundamenta sua fé nas palavras de Cristo

1 - Somente Jesus tem as palavras de salvação - "... Tu tens as palavras da vida eterna" (v.68b).
2 - Ouve as palavras de Cristo e crê em Deus não entrará em condenação - "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida" (João 5.24 NTLH).

7 - Quem tem fé e conhecimento que Cristo é o Santo de Deus

Não havia dúvidas em seus corações de quem era Jesus. Pedro estava dizendo que eles tinham entrado num estado de fé e de conhecimento que durava até o tempo presente - "e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (v.69).

Conclusão: Os verdadeiros discípulos de Jesus são inconfundíveis, tem a marca, o cheiro do Mestre, são verdadeiros filhos de Deus.

Estes, viverão com qualidade de vida no tempo presente, e herdarão a vida eterna com Cristo, e não cairão em condenação.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!