Texto Chave: "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (João 6.65, 66).
Introdução: Muitos se dizem cristãos, isto é, discípulos de Jesus ou seguidores de Jesus. Mas, como identificar o verdadeiro discípulo?
1 - Quem for trazido a Jesus pelo Pai
O verdadeiro discípulo é escolhido e trazido pelo Pai até Jesus - "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (v.44). "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido" (v.65).
2 - Quem guarda a Palavra
O verdadeiro discípulo tem amor pela Palavra e guarda-a - "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra" (João 17.6).
3 - Quem não abandona a Cristo
Mesmo, embaixo de desafios e perseguições, jamais abandonam o mestre - "Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra" (Mateus 14.13). "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5.24).
4 - Quem anda com Ele
Jesus já tinha deixado claro o que o discipulado implicava, e muitos não estavam dispostos a aceitar a vida da maneira que Ele ensinava - "... o abandonaram e já não andavam com ele" (v.66).
Veja a instrução do Ap. Paulo - "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele" (Colossenses 2.6).
5 - Quem não é atraído pelo engano
a - Somente Jesus é o caminho - "Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos?..." (v.68a)
b - Quem conhece a cruz jamais será enfeitiçado pelo engano - "Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz" (Gálatas 3.1 NTLH).
6 - Quem fundamenta sua fé nas palavras de Cristo
1 - Somente Jesus tem as palavras de salvação - "... Tu tens as palavras da vida eterna" (v.68b).
2 - Ouve as palavras de Cristo e crê em Deus não entrará em condenação - "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida" (João 5.24 NTLH).
7 - Quem tem fé e conhecimento que Cristo é o Santo de Deus
Não havia dúvidas em seus corações de quem era Jesus. Pedro estava dizendo que eles tinham entrado num estado de fé e de conhecimento que durava até o tempo presente - "e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (v.69).
Conclusão: Os verdadeiros discípulos de Jesus são inconfundíveis, tem a marca, o cheiro do Mestre, são verdadeiros filhos de Deus.
Estes, viverão com qualidade de vida no tempo presente, e herdarão a vida eterna com Cristo, e não cairão em condenação.