Passos para construir uma Auto-imagem correta

Texto: "Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares — que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele" (Salmo 8.3-6)

Introdução: Por causa do pecado que atingiu a raça humana através de Adão e Eva, que originou tantos flagelos o ser humano perdeu a sua condição original dada pelo Pai e hoje, após inúmeras feridas na alma, tornou-se distante daquilo que Deus fez e está escrito em sua Palavra.

Quer ser restaurado? Vejamos os passos abaixo:

1) Comece um novo relacionamento com Deus
"Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos" (Salmo 34.4 NTLH). "Até os leões não têm comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do SENHOR" (Salmo 34.10 NTLH).
Ele é o nosso Pai, a nossa fonte, o nosso referencial. Converse com Ele, ore, louve, adore, vá à igreja, tenha comunhão com os irmãos em Cristo e a sua família, persevere. Decida ser uma pessoa de relacionamentos.

2) Limpe o coração
"Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus" (Mateus 5.8 NTLH)). "Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona" (Provérbios 28.13 NTLH)
Confesse as culpas, arrependa-se, receba pela fé o perdão, tenha humildade e simplicidade, e perdoe-se.

3) Confie nos planos de Deus para você
"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia" (Salmo 37.3-6).
O nosso Pai tem o melhor para nós.
Renda-se sem reservas. Tire as resistências.

4) Seja agradecido(a)
"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos" (Colossenses 3.15)
Agradeça a Deus por tudo. Ele tem total controle sobre as nossas vidas e lembre-se que o fim das coisas é melhor do que o início delas (Eclesiastes 7.8).

5) Dependa de Deus para melhorar em todas as áreas de sua vida
"Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem" (João 15.5-7 NTLH)

6) Tome cuidado com as palavras que saem de sua boca
"O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado" (Proverbios18.21 NTLH). "De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade;..." (Isaias 65.16a)
Confesse a Palavra de Deus. Profetize vitória e confie, Deus é fiel.

7) Descanse em Deus
"Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1.6).
Creia que o Espírito Santo está trabalhando por você e em você.

Conclusão: Sabemos que sem a ajuda do Espírito Santo jamais conseguiremos uma restauração completa de nossa alma. É Ele quem ministra o amor restaurador do Pai em nossos corações.

Roberto e Lourdes

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!