O Homem que andou com Deus

Texto: "Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Genesis 5.21-24).

Introdução: o capítulo 5 de Gênesis menciona muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu. Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. Tendo sido diferente, teve um rumo diferente.

1- Andar com Deus é mais que uma simples prática religiosa.
É relacionamento com Deus.
É a intimidade entre um pai e um filho, é ser do Senhor e servir ao Senhor reconhecendo a sua soberania e paternidade.
Ser cristão é andar em Cristo vivendo os seus preceitos, pois ele é o caminho. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).

2- Andar com Deus é fazer a sua vontade, seguir o seu rumo, a sua direção. "agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei" (Salmo 40.8).
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.
Veja a instrução de Josué para o povo: “Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Josué 22.5).

3- Se um homem anda com Deus, ninguém pode impedi-lo de avançar.
"Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8.31).
O Senhor garante o nosso progresso rumo aos alvos que ele tem para nós. Veja a Palavra de Deus para Josué antes de entrar na terra prometida: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Josué 1.5).

4- Quem anda com Deus nunca está sozinho ou desamparado.
São lindas as palavras da Davi: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Salmo 37.25).
Veja a segurança que Deus deu a Josué antes de entrar na terra prometida: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).

Aqueles que têm o Senhor como companheiro, amigo e auxílio constante jamais serão derrotados.

Conclusão: Enoque andou com Deus, não apenas por algum tempo. Ele foi perseverante, veja: "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24.13). Se continuarmos no caminho, chegaremos ao bom lugar de Deus para nós. A experiência de Enoque tornou-se símbolo do arrebatamento da igreja.

Adaptado de esboço de Anísio Renato de Andrade

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem