O Espírito Santo e Você

Texto: Romanos 8

Introdução: Em Romanos sete observamos que não há uma referencia sequer ao Espírito Santo, mas a palavra pecado aparece treze vezes, a palavra lei vinte e três vezes. No capítulo oito observamos quatro referencias a pecado, quatro a lei e dezessete menções do Espírito Santo.

Este é um dos capítulos mais fascinantes da bíblia. O que ele nos ensina sobre a pessoa maravilhosa do Espírito Santo?

1. O Espírito Santo habita no crente.
“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (vs.9,10).

Esta verdade aparece também em:
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3.16).
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19).

2. O Espírito Santo guia o crente.
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (v.14).
Veja também:
“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei” (Gálatas 5.18).
“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16.13).

3. O espírito Santo mortifica os feitos do corpo.
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis” (v.13).
Confira também:
“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5.24).
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Colossenses 3.5).

4. O Espírito Santo vivifica o crente.
“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (v.11).
Este texto é uma garantia da nossa ressurreição (2 Coríntios 5.5; Efésios 1.13,14), porém não se aplica somente à ressurreição, mas também à vivificação do nosso corpo no que tange à vida física.

5. O Espírito Santo testifica no crente.
Ele lhe confirma que agora ele é filho de Deus (Abba dá ideia de intimidade) e herdeiro, coerdeiro com Cristo.

6. O espírito Santo no crente é uma antecipação do gozo celestial.
“E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (v.23).
Primícias são o mesmo que primeiros frutos, começos.

7. O Espírito Santo Assiste o crente.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (vs.26,27).

É o Espírito Santo que nos sustenta contra todo inimigo e particularmente na nossa fraqueza. Esta assistência é prestada pelo “Consolador”, pelo “Ajudador”, pelo “Paracleto”.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14.26).
“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14.26).
“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (João 15.26).
“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.7,8).

Conclusão: O Espírito Santo não é um hóspede, ele veio para habitar em nós, para ficar para sempre conosco (João 14.16,17). Ele quer ser íntimo seu, estar em você. Ele é a sua provisão. Deixe que ele flua em você – “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (João 7.37-39).

Pr. Messias Anacleto Rosa

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!