Texto: “Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque” (Josué 15.14).

Introdução: A tribo de Judá conseguiu expulsar de Hebrom os três filhos de Anaque. Eles eram descendentes daqueles gigantes que assustaram dez dos doze espias enviados por Moisés a Canaã – “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (Números 13.33).

Mas os mesmos filhos de Judá não puderam, ou não conseguiram expulsar os jebuseus de Jerusalém – “Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje” (Josué 15.63). Foram obrigados a conviver com eles até que os homens de Davi os derrotaram – “Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe” (I Crônicas 11.4-9).

Entre o fracasso e a vitória, houve um espaço de tempo muito grande, de quase quatro séculos.

1 - O mesmo pode estar acontecendo com muitos filhos de Deus hoje em dia. Eles vencem o pecado de modo geral, caminham das trevas para a luz e experimentam vitórias admiráveis. Mas ainda não conseguiram vencer certos defeitos de caráter, certos pecados, certos vícios. Estes podem ser: a inveja, a mentira, a ira, a ganância e outros males. A vitória é parcial, e não total. É mais no sentido geral e menos no sentido particular.

2 - Em Corinto vemos crentes carnais. Eles creram na pregação do Evangelho, converteram-se, eram templos do Espírito Santo, mas conservavam comportamentos que satisfaziam aos desejos da carne, e não do espírito – “Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã” (I Coríntios 3.1 NTLH). Expulsaram alguma coisa de suas vidas, mas não tudo.

3 - Talvez este seja o seu caso. Você está habituado a atitudes, pequenos vícios e pecadinhos, enfim em práticas que mesmo escondidas desagradam a Deus. Mas hoje Ele te chama para um concerto e uma vitória completa. Identifique e procure derrotar os jebuseus que ainda habitam com você. Se você expulsou os gigantes, também vai conseguir expulsar os jebuseus.

Conclusão: Reflita um pouco. Se lembre dos gigantes que você já derrotou em sua vida? Agora veja quais os jebuseus que precisam ser destruídos? Ore agora e peça a Deus que te fortaleza e te dê estratégias de vitória. Tome posse desta nova situação em sua vida e viva um novo tempo.

Prs Everton e Zenilda