Crescendo em Tudo

Texto: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

Introdução: Recebemos uma ordem do Pai através do Apóstolo Paulo: “Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça”. Em nenhum lugar da Palavra de Deus está escrito que devemos parar. Isto significa que enquanto estivermos aqui na terra precisamos continuar buscando o conhecimento do Senhor.

Andrew Anderson diz: “Um escultor às vezes abandona o seu trabalho e volta a ele em outro dia, a fim de retomar onde parou. Mas o mesmo não acontece com o crescimento da alma. A obra da graça em nós cresce ou declina, aumenta ou diminui”

Vejamos como deve ser esse crescimento:

1 – Crescer na graça e no conhecimento
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.18)

O crescimento na graça e conhecimento traz firmeza para suportar os desafios e vencê-los sem decair na fé – “Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza” (2 Pedro 3.17).

2 – Crescer em amor
“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus”

O crescimento no amor traz: conhecimento, percepção, excelência, sinceridade, liberdade, fruto de justiça.

Veja o que diz 1 Tessalonicenses 3.12: “e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco”. O nosso adversário só cruza os braços enquanto os crentes, líderes, pastores, familiares brigam uns com os outros, até que os relacionamentos, família, obra de Deus sejam destruídos.

3 – Crescer na intimidade com o Senhor
“Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3.19).

Samuel crescia não somente em estatura, mas também no conhecimento do Senhor, por isto, O Senhor era com ele, tornando-se o sucessor do sacerdote Eli.

A falta de intimidade com Deus traz destruição – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.6a)

4 – Crescer em força
“Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (Jó 17.9).
Mãos limpas trazem autoridade e aquele que não é puro de mãos terá sua força diminuída.
A ordem de Deus descrita pelo Ap. Paulo em Efésios 6.10 é para crescer em força: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.

5 – Crescer em prudência
“Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade” (Provérbios 1.5).
A prudência é estabelecida através dos princípios contidos na Palavra de Deus.
Crescer em prudência traz habilidade para as grandes conquistas.

6 – Crescer na fé
“não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação” (2 Coríntios 10.15).

A fé não nasce pronta. Ela cresce a medida que é exercida ou praticada.
Para agradar ao Pai precisamos crescer na fé: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Conclusão: “Um bom cristão não é como o sol de Ezequias, que recuou, nem como o de Josué, que permaneceu imóvel, mas como o que está sempre avançando em santidade e elevando-se no crescimento de Deus” (Thomas Watson).

Pr. Raimundo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem