Crescendo em Nosso Relacionamento com Deus

Texto: “Então, Josué chamou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés e lhes disse: Tendes guardado tudo quando vos ordenou Moisés, servo do Senhor, e também a mim me tendes obedecido em tudo quando vos ordenei. A vossos irmãos, durante longo tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes, tivestes o cuidado de guardar o mandamento do Senhor, vosso Deus. Tendo o Senhor, vosso Deus, dado repouso a vossos irmãos, como lhes havia prometido, voltai-vos, pois, agora, e ide-vos para as vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão. Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Assim, Josué os abençoou e os despediu; e eles se foram para as suas tendas” (Josué 22.1-6).

Introdução:

a. Cuidados que temos:
- com a nossa aparência;
- com a nossa saúde física;
- com a nossa reputação;
- com tudo aquilo que nos envolve direta e indiretamente.
b. Há muitos cuidados mais sérios:
- com a nossa alma;
- com a nossa vida espiritual;
- com o nosso relacionamento com Deus.
c. O texto em pauta chama-nos a atenção quando diz: “Tende cuidado”. O cuidado em guardar todos os mandamentos envolve estas coisas:

1. Que ameis ao Senhor vosso Deus
a. O amor é a nota tônica, mais bela, mais rica, mais eloquente de toda Escritura Sagrada.
b. Foi por causa do amor que Deus enviou à terra o seu único filho, Jesus – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
c. A Bíblia assim define a Deus: “Deus é amor” (1 João 4.16).
d. Quando interpelaram o Mestre perguntando-lhe: qual era o grande mandamento da lei, ele respondeu: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22.37).
e. Com sinceridade respondamos esta pergunta: Com que intensidade amamos a Deus?

2. Andeis em todos os seus caminhos e guardeis os seus mandamentos
a. O que ensina a Bíblia acerca dos caminhos de Deus?
“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaias 55.9).
b. Entendemos que andar em todos os caminhos do Senhor implica em:
- deixarmos os nossos caminhos;
- conhecermos quais são os caminhos de Deus;
- e então decidir por andar nas veredas do Senhor.
c. Com humildade reconhecemos e confessamos que nem sempre temos andado em todos os caminhos do Senhor.

3. E vos achegueis a Ele
a. O anseio maior de todo o homem deveria ser este: “Mais perto de Deus” – Daí a beleza do hino que diz: “Mais perto quero estar meu Deus de ti”.
b. Por causa do pecado o homem cada dia vai se afastando mais e mais do Deus terno e amoroso.
c. Na Bíblia Sagrada vamos encontrar o apelo amoroso de Deus nos convidando para que nos acheguemos a Ele – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
d. Responda a esta pergunta: Você está longe ou perto de Deus?

4. E o sirvais de todo o vosso coração
a. A finalidade para a qual o homem foi criado foi esta: servir a Deus. Logo servir a Deus deve ser o nosso alvo.
b. Uma das maneiras de servir a Deus é glorificá-lo em tudo aquilo que fazemos – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31).
c. A maneira correta para servir ao Senhor é fazê-lo de todo coração, com inteireza, com dedicação, é fazendo para Deus sempre o melhor.
d. A quem estamos servindo? Será que temos servido ao Senhor de todo o nosso coração?

Conclusão: Que o Senhor nos ajude a tomarmos também este mesmo cuidado e assim encararmos com responsabilidade os mandamentos do Senhor.

Pr. Messias Anacleto Rosa

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!