Se tiverdes fé, nada vos será impossível

Texto: Mateus 17.20 - "... ; Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível".


Introdução: Jesus fala de uma fé que pode remover montanhas, operar milagres e curas, e realizar grandes coisas para Deus.
Que fé é esta de que Jesus fala?


1 - A fé genuína é uma fé eficaz que produz resultados: "nada vos será impossível" (v.20)
2 - Esta fé não é uma crença na "fé" como uma força ou poder, mas "fé em Deus" (Marcos 11.22). Não é pela força do braço, não é controle mental ou confissão positiva.
3 - Esta fé é uma obra de Deus que tem lugar no coração do verdadeiro cristão. "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.13). "E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! (Marcos 9.24).
- É a plena certeza que Deus transmite ao coração, de que nossa oração é respondida. "porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele" (Marcos 11.23).
- Esta fé é criada interiormente, pelo Espírito Santo. "Ó Senhor, tu nos fazes prosperar; tudo o que conseguimos é feito por ti (Isaias 26.12).
- Esta fé não é produzida, em nós mesmos, pela mente. "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12.3).
4 - Esta fé em Deus é gerada em nossos corações através da Palavra. Os princípios do Senhor geram fé. Por isso é necessário estar confiante em sua Palavra. Pois, essa fé é um dom de Deus. "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo" (Romanos 10.17).
- É necessário conhecer e estar unido ao Senhor Jesus. "E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida" (Filipenses 3.8-11).
- O prêmio da vitória está em Cristo. "Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. 14Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus" (Filipenses 3.12.14).
- Dependemos dele (Jesus) em tudo. "Sem mim nada podereis fazer" (João 15.5).
"João respondeu: – Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus" (João 3.27).
" Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda" (Hebreus 4.16).
"E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas" (Hebreus 7.25).
- Devemos buscá-lo (Cristo) que é o autor e consumador da nossa fé. "Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa..." Hebreus 12.2a).
- Ele (Jesus) é o nosso exemplo de perseverança. "Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus" (Hebreus 12.2).
- A origem e o segredo de nossa fé. A real presença de Cristo conosco e nossa obediência à sua Palavra são a origem e segredo de nossa fé.
"Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.” (Mateus 9.21).
"Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem" (João 15.7).


5 - A verdadeira fé opera sob o controle de Deus. O Pai através do seu amor, sabedoria, graça e propósito soberano nos concede a fé para execução da sua vontade, demonstrando o seu amor por nós.
A fé não deve ser usada com motivação egoísta. "E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres" (Tiago 4.3).


Conclusão: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus" (Hebreus 11.1).
A fé é a mola propulsora de todas as coisas, a linguagem de Deus é a fé. Ela renove montanhas, propicia a salvação, e todas as benesses do Reino de Deus.

Lembre-se do cântico que diz: " Rompendo em fé".

 

Roberto Pires Gonçalves

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem