"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa". Eclesiastes 4:12
"Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade". (VERSÃO NVI)
VERDADE CENTRAL.
- Quando o homem decidiu andar separado de Deus, ele fez a pior escolha, pois não imaginava o tamanho da responsabilidade. Acabou que agora tendo de fazer o caminho da volta, alguns não conseguem, todavia quem estiver disposto, precisará aprender, antes que a corda arrebente.
INTRODUÇÃO:
- A cada dia cresce o número de gente atacada por síndrome do pânico, crises de loucura, atos de desatinos e tragédias anunciadas.
- Todos os dias encontramos relatos de intervenção e salvamento por gente especializada como bombeiros e polícia, nas grandes cidades em pessoas que subiram em viadutos, pontes, torres para se jogar em demasiada crise emocional.
- Outros tantos que não tem os mesmos holofotes cometem suicídios, matam inocentes, sacrificam famílias.
- Os viciados em remédios para controlar suas ansiedades e fobias, suas amarguras.
- Uma comoção geral envolve a sociedade e um pano de fundo obscuro fazendo as estatísticas e índices de violência subirem a níveis alarmantes.
- Vamos tratar das cordas que se arrebentam, das fraquezas nas decisões, mas também das retomadas que somente uma pessoa de coragem pode fazer e prosseguir rumo ao que tem como promessa. Cordas fortes que permanecem até agora segurando sonhos.
I. AS CORDAS QUEBRADAS NA INFÂNCIA.
- Nestas histórias todas, nestes vai e vem da vida, me lembro de quando pequeno caminhava num poço perto de casa para tirar água. Certo dia a corda arrebentou e o balde ao cair logo afundou. É gostosa a água fresquinha do poço, mas a corda quebrada não ajudava.
- Lembro-me também dos traumas com balanço, pois balançar só tem graça se for o mais alto possível, mas uma queda daquelas também que doía a alma. É gostoso balançar, mas a corda quebrada não era nada bom.
- A corda que arrebenta fala de momento em que tudo parece que está bom e de repente se rompe os laços da vida, aquilo que se conecta aos nossos desejos, anseios e propósitos.
- Daí é necessários um recomeço uma retomada.
- A corda pode arrebentar por uma decisão tomada de fazer algo, mas o peso desta atitude se torna por demais para a sustentação e ai tudo vem ao chão.
- Quem já teve cordas quebradas na vida sabe a dor que isto custou o trabalho para retomar.
- Crianças que tiveram as cordas arrebentadas pela separação, morte e tragédias, por vícios e famílias destruídas. Cordas de sonhos arrebentadas, pessoas destinadas a voo mais alto, mas ao ser empurrada bem na subida a corda se arrebenta.
- Isto não acontece só com você, isto faz parte da lei da vida, do vai e vem das coisas, das experiências e histórico de cada pessoa.
- No ciclo da sua existência cada momento do seu respirar será contado e escrito para a sua eternidade. Você é eterno sabia.
II. CORDAS ARREBENTADAS TRAZEM TRANSTORNOS.
- Quem já teve um carro quebrado e ao precisar de ajuda foi puxado por uma corda, todavia a corda não aguentava e toda hora quebrava. Andar nem que for 100 metros assim é um pesadelo.
- Já percebeu que tem casamento assim, quem tem gente com vida ministerial assim, toda hora sendo puxada, mas o peso é demais e a volta e meia arrebenta. Gerando um transtorno imenso para quem esta puxando e para aquele que deseja uma solução.
- Tem gente indo bem devagar em certas decisões temendo que a corda arrebente e não saberá como resolver.
- Esta pedindo a todo instante Deus segura as cordas da minha vida, das minhas emoções do meu respirar da minha casa do meu filho.
- Lideres tentando segurar as cordas dos discípulos para não perder investimento feito. Alguns que não entendem e dizem que ir embora, mas amado o que houve? Não quero andar mais com você? Ali uma corda que liga, um elo de aliança que arrebentou, alguns vão mesmo embora e não voltam, mas que tem aliança verdadeira nunca nos abandona, a corda se rompeu, mas a promessa é de um voo mais alto, então vem a restauração e a entrega de cordas novas.
III. ARREBENTANDO AS CORDAS QUE NOS PRENDEM.
- no assunto, vi um exemplo que devemos aprender sobre as cordas que se arrebentam.
- Existe uma realidade espiritual também ligada as cordas. Veja na Bíblia os inimigos de Sansão, eles queriam para-lo, detê-lo de alguma maneira e assim persuadiram uma mulher para fazer com que ele contasse o segredo de sua força.
- Eles pensaram que cordas novas pudessem prender o guerreiro, mas foram enganados.
- Como Sansão estava debaixo de uma unção do Espírito Santo, não havia cordas para detê-lo.
- Todas as cordas que são malignas devem ser arrebentadas na sua vida.
IV. AS CORDAS DA MORTE
- As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Salmos 116:3
Cordas da morte falam de algumas realidades:
- Angústias - Aflição - Tristeza AS CORDAS DE AMOR
- É importante saber que tem cordas que devem se quebradas. E tem cordas que devem ser renovadas.
- A Bíblia fala das cordas de Amor – Em Oséias 11:4 Deus atraiu o seu povo com cordas de amor. -= Pois Ele queria nos alimentar
- Curar nossas feridas
- Santificar-nos para a sua presença
- Cordas de amor falam de achegarmos em intimidade a sua presença, ser atraído por esta Santa presença.
V. CORDAS QUE ARREBENTAM CORDAS QUE SEGURAM
- Cada vida aqui teve um momento em que cordas arrebentaram e produziram marcas profundas.
- Outros estão com as cordas das promessas de Deus firmes e fortes.
- Nesta semana sentirás forte e firme para seguir Deus está segurando nas tuas mãos e as cordas manterão no seu lugar.
Há motivos para viver um tempo diferente pelas razões que vou apresentar:
- Há tempo para todas as coisas – tanto do chorar como de sorrir;
- Milagres não se explicam se vive – fomos marcados por milagres;
- Um dia você pode ter caído a corda arrebentou, mas quem disse que era pra ficar caído. Chegou o tempo de se levantar e seguir os voos mais altos. Deus está ajustando as cordas na sua vida que te conduzirão a viver um tempo sem igual.
Ap. David Rosa Filho