O segredo do sucesso

Tema: ESPERANÇA 

Texto: II Reis 6.8-23 

Introdução: 
- O rei da Síria combatia o povo de Israel e tinha muito mais condições de vencer. Contudo, toda vez que tentava uma emboscada para pegar o povo de Deus de surpresa, algo acontecia que eram preparados e fugiam a tempo. Foi aí que o rei da Síria procurou saber se alguém estava o traindo revelando seus projetos de guerra para os inimigos. Parecia que tudo o que o rei da Síria fazia não dava certo e tudo colaborava para o povo de Israel.
- Em nossas vidas vivemos em muitas batalhas e precisamos buscar sucesso em todos os empreendimentos.
- Em sua vida as coisas estão dando certo ou errado? Muitas pessoas estão como o rei da Síria, tudo o que faz dá errado.
- Outros, semelhantes ao povo de Israel, veem seu caminho ser aberto por onde passar.

Qual o segredo do sucesso? 

Vamos aprender com a experiência do povo de Deus como ter sucesso:

1 - Ouvir o que Deus fala: v.8-12

- Quando o rei da Síria perguntou seus soldados se alguém estava contando seus planos de guerra, ficou sabendo que o profeta Eliseu recebia revelação de Deus sobre tudo o que projetava contra seu povo.
- Deus revelava ao profeta primeiro para preparar seu povo, pois “certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7).
- Para o rei da Síria isto era algo impossível, mas para Deus e para seu povo era algo natural.
- Muitas pessoas sofrem por ouvir conselhos errados ou por ignorar bons conselhos.
- Na verdade, se for ver tudo o que os outros dizem, não chegamos a lugar algum.
- Mesmo assim podemos confiar em conselhos de servos de Deus sensíveis a ouvir ao Senhor.
- O Espírito Santo revela a vontade de Deus ao nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).
- Para ter sucesso é preciso primeiro ouvir a Deus. Ele é nosso conselheiro por excelência. Deus sabe de todas as coisas e pode ser nosso melhor orientador. Ele é o defensor principal que precisamos para vencer.
- Quem não ouve a Deus, não alcança sucesso na vida.
- O cristão deve procurar ouvir a voz de Deus todos os dias até que isto se torne algo natural em sua vida.
- Você tem ouvido a Deus antes de tomar suas decisões?

Para ter sucesso, primeiro ouça o que Deus diz!

2 - Ver o que Deus mostra: v.15-17

- Quando o rei da Síria mandou seu exército prender Eliseu, o jovem Geasi, ao sair á porta ficou apavorado ao ver o número de soldados cercando a casa. Mas Eliseu já via os anjos de Deus acampados ao seu redor (Salmos 34.7). Então Eliseu pediu ao Senhor que abrisse os olhos de Geasi e este viu que um exército celestial os protegia. Depois Eliseu pediu ao Senhor para cegar os seus inimigos e mais tarde pediu a Deus para lhes devolver a visão. Geasi não conseguia enxergar com os olhos da fé. Por isso Eliseu ourou a Deus para lhe abrir a vista. Eliseu tinha uma visão espiritual tão aguçada que sabia que Deus pode abrir e fechar os olhos de quem quiser. Então pediu ao Senhor também para fechar os olhos de seus inimigos.
- Em nossas batalhas, se formos olhar as dificuldades e barreiras, não conseguimos ir adiante.
- Precisamos pedir ao Senhor que “desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmos 119.37).
- Também precisamos pedir a Deus visão espiritual para enxergar sua vontade e perceber as possibilidades de vitória, pois “nós andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7).
-Se você é uma pessoa que vê muitas dificuldades, comece a pedir a Deus que lhe mostre a visão Dele para sua vida como Jesus mandou seus discípulos“erguei os olhos e vede” (João 4.35).
- Sempre antes de cumprir uma promessa, Deus mandava homens com o Abraão e Moisés contemplar sua vontade.
Você tem visto a vontade de Deus para sua vida?

Para ter sucesso, contemple o que Deus mostra!

3 - Falar o que Deus ensina: v.18-22

- Eliseu era um profeta de Deus e sabia que precisava falar apenas o que Deus colocasse em seus lábios. Se dissesse algo que Deus não ensinou, isso não daria certo, mas se obedecesse à Palavra de Deus seria bem sucedido. Por isso tudo o que Eliseu falava funcionava e o rei da Síria tinha todos os seus planos frustrados.
- Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3) então a Palavra do Senhor tem poder sobrenatural.
- Devemos sempre “de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhascuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).
- O centurião creu no poder da Palavra de Jesus e com sua ordem o milagre aconteceu (Mateus 8.8).
- Antes de dar uma resposta para alguém é importante procurar saber qual a orientação das Escrituras e lembrar de cumprir como Jesus ensinou“seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37).
- Então devemos parar de reproduzir o que os outros dizem e até mesmo as próprias opiniões para declarar o Deus deseja para nossas vidas.
- Não importa o que os outros dizem e sim o que a Bíblia diz.
Você tem dito o que Deu te ensina?

Para ter sucesso, fale o que Deus ensina!

4 - Fazer o que Deus manda: v.23

- Eliseu não fazia nada sem a ordem de Deus e quando o Senhor lhe orientava, seguia à risca tudo que era ordenado. Depois que já tinha ouvido o que Deus diz, visto o que mostrou e dito o que o Senhor ensinou, chegou a ora de fazer o que Deus manda. Se Eliseu fosse fazer sua vontade ou do rei de Israel, aproveitaria a oportunidade para se vingar de seus inimigos. Mas seguiu a ordem de Deus e não prejudicou os sírios. Pelo contrário, mandou servir alimento e água para eles e o rei de Israel foi mais longe preparando um banquete para seus inimigos.
- Imagino os soldados sírios chegando em sua terra e contando tudo para seu rei. Desde que ficaram cegos e quando se abriram seus olhos já estavam no meio de Samaria, cercados pelo povo de Israel e ‘esbabacados’ com tudo. Depois ainda foram prestigiados com um banquete oferecido pelo rei. Deste modo a guerra acabou.
Eliseu fez três coisas que Deus manda:
- Perdoar: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” (Romanos 12.17).
- Não vingar: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19).
- Amar inimigos: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça” (Romanos 12.20).
- Muitas pessoas quando têm a oportunidade de pegar seus inimigos, não perdoam e se vingam.
-  Vingança não é só violência, quando você fala do próximo porque falou de você, isso também é vingar.
- Outras pessoas, além de não perdoar, não fazem o bem para seus inimigos como demonstração de amor que Jesus ensinou (Mateus 5.44).
- Se você quer prosperar em sua vida e ter sucesso, comece perdoando quem te ofendeu (Mateus 6.14), faça um propósito de nunca se vingar quando estiver por cima e ajudar mesmo quem te prejudicou quando você precisou de ajudar.
- Você tem feito oque Deus manda ou se vinga?
- Para ter sucesso, faça o que Deus manda! Deus tem a chave do Sucesso!

Conclusão: 
O segredo do sucesso de Eliseu e do povo de Israel foi:
- ouvir o que Deus diz;
- ver o que Deus mostra;
- falar o que Deus ensina;
- fazer o que Deus manda.
-  O povo de Israel teve sucesso porque a vontade de Deus foi realizada. A guerra terminou em paz e mesmo sem combate saíram vitoriosos. Talvez eles mesmos nem entendessem, mas obedeceram e tiveram a vitória.
- Como servos de Deus, certamente é da vontade de Deus que sejamos bem sucedidos, mas para isso precisamos fazer a coisa certa.
- Não adianta nada confiar em Deus e fazer tudo errado, mas “confia no Senhor e faze o bem”(Salmos 37.3).
- Como filhos de Deus, precisamos aprender a seguir a vontade de Deus por que “nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16).

Você quer ser bem sucedido?

Obedeça à vontade de Deus e tudo vai dar certo!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem