Discipulado; um estilo de vida

Texto: Atos 9.36 

- Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.
- O livro de Atos reúne narrativas de diversos acontecimentos que marcaram as primeiras décadas de existência da Igreja de Jesus. A ordem de fazer discípulos (Mt 28.19), dada por Jesus antes de sua ascensão, era obedecia a risca. Assim, o texto de Atos 9.36-43, conta da morte e da ressurreição de Tabita (em hebraico, e Dorcas, em grego – cujo significado é Gazela).
- Dorcas era uma discípula. Todas as pessoas da Igreja de Jope também eram discípulos (v. 38).
- Assim, aprendemos no livro de Atos que o discipulado é um estilo de vida.

Vamos identificar algumas das características da vida de um discípulo de Jesus.

1º. O DISCIPULADO NOS LEVA A PRATICAR BOAS OBRAS, COMO JESUS.(v.36)
- O texto bíblico nos informa que Tabita “se dedicava a praticar boas obras”. Isto significa que a vida daquela discípula de Jesus era pautada por práticas muito semelhantes às que o próprio Jesus ensinou e praticou. Tabita não praticou algumas boas ações – as boas obras eram prática constante em sua vida.
- Um discípulo de Jesus vive para servir. Ele é alguém sempre pronto a agir em prol do engrandecimento do Nome de Jesus e também em benefício do seu próximo.
- Jesus declarou em João 14.12: Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores... Ser discípulo significa reproduzir o exemplo de Jesus.
- Tabita deve ter sido uma pessoa muito atuante. O texto cita as boas obras, as esmolas, vestidos e outras roupas feitas por ela, as viúvas da Igreja tendo um carinho todo especial por ela... Talvez a própria Tabita fosse uma viúva ou poderia ter um cuidado especial pelas viúvas da Igreja. De qualquer maneira, fica claro na narrativa que era o tipo de pessoa que faria muitíssima falta à Igreja. Todos choraram pela sua morte e sentiram muito sua falta.
- Em 1896, nos EUA, um homem chamado Charles Sheldon, publicou um livro chamado Em seus passos o que faria Jesus? – que impactou as gerações de cristãos. A tese do livro é esta, que todo discípulo deve preocupar-se em seguir os passos (o exemplo) de Jesus.

2º. O DISCIPULADO NOS LEVA A CRER EM MILAGRES (v. 38)
- O texto bíblico conta que os irmãos tomaram os cuidados devido com o corpo de Tabita mas ao invés de sepultá-lo, sabendo que o apóstolo Pedro estava em Lida, cidade próxima, resolveram mandar busca-lo imediatamente. Somente os discípulos de Jesus seriam capazes de tamanha ousadia. Eles decidiram buscar em Deus o milagre da ressurreição da discípula Tabita!
- Quando Pedro chegou, o verso 39 conta que várias outras discípulas rodearam Pedro e, chorando, mostraram a ele como aquela mulher que morrera era útil na Obra do Senhor. Os discípulos de Jope criam que Deus é poderoso para ressuscitar mortos. Deus é Todo-Poderoso!
- Pedro estava em Lida quando foi chamado a Jope. Naquela cidade foi usado por Deus para curar um homem paralítico, Enéias, que estava acamado havia oito anos (Atos 9.33).
- A Bíblia firma que Deus usou Pedro para curar Enéias em nome de Jesus Cristo. Era por este e tantos outros feitos em nome de Jesus que os discípulos criam em milagres.

3º. O DISCIPULADO NOS COLOCA COMO INSTRUMENTOS DE DEUS (v. 40)
- Discípulo é alguém que se consagra a Deus e permite que Ele o use para abençoar e salvar vidas.
- Antes do milagre, Pedro ajoelhou-se (em sinal de rendição total a Deus) e orou. Certamente, o apóstolo estava consultando a Deus, buscando Sua vontade e somente levantou-se quando teve a convicção de que Deus queria ressuscitar a discípula. Tanto no caso de Enéias como de Tabita, o resultado foi que muitas outras pessoas se converteram a Jesus.
- A oração é uma marca do discípulo. Para sermos usados por Deus precisamos estar rendidos a Ele e a oração é o mecanismo que nos leva a isto.

CONCLUSÃO:
- O discipulado é um estilo de vida em Jesus Cristo. Uma vida com propósitos, com serviço ao próximo e a Deus.

- O primeiro passo para tornar-se um discípulo é entregar sua vida a Jesus. Aproveite esta oportunidade e faça sua entrega. Na unção para ser pai de multidões,

Bispo Paulo R. Petrizi

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!