Deus Não Se Cansa dos Nossos Recomeços

Deus Não Se Cansa dos Nossos Recomeços

Texto: Salmos 51.1-12

Introdução

              Este lindo Salmo, trata de Davi, o grande rei de Israel, que viveu dias áureos, vendo o seu povo ser liberto para adorar a Deus com devoção.

              Um homem que amava tanto a Deus que, antes de construir a sua casa, preparou tudo para erguer o majestoso templo de Jerusalém em dedicação a Deus. Porém sucumbiu ao cobiçar e adulterar com Batseba, mulher de seu fiel general Urias e procurando reparar o seu erro, cometeu outro pior, mandando matar Urias, colocando-o a frente de uma batalha.

              Mas a Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte". O filho do pecado morre e Davi cai em si, avalia o tamanho do seu erro, e perde a alegria e a paz.

              Abatido, humilha-se diante de Deus. Diante do arrependimento sincero e de sua humildade de coração, Davi é perdoado. O Senhor lhe dá nova oportunidade.

              Neste Salmo, Davi retrata o anseio de cada um de nós que de alguma forma depois de um fracasso, um insucesso, deseja e busca um RECOMEÇO.

Billy Joell (cantor,compositor e pianista norte-americano) certa vez disse: Minha teoria é a de que nossos erros são as únicas coisas originais que fazemos”. Com certeza Billy está falando da fragilidade humana, da propensão do homem a cometer erros. De fato a vida é feita de erros e acertos, de começo e recomeços, afinal, “atire a primeira pedra àquele que nunca errou”

Portanto poderíamos analisar: Em que se baseava o Recomeço de Davi?

01 - Alicerçava-se na Misericórdia e Bondade de Deus. V. 1-2

Para que possamos recomeçar, nós precisamos entender antes de tudo a bondade de Deus e de que somos filhos desse Deus bondoso.

Deus nos ama sem medida – João3.16      

Nunca devemos perder de vista nem o amor e nem a bondade de Deus. Veja por exemplo o que diz o profeta Isaias a esse respeito – Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam”. – Isaias 30.18

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo –Assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”. Salmos 103.13.

02 - Alicerçava-se no Reconhecimento do Estado de Pecado. V.3-5

Um dos maiores erros que tem levado os cristãos a uma autodestruição é a falta de reconhecer seu estado de pecador.

Alguém já disse: Esquecemos facilmente os nossos pecados quando só nós próprios os sabemos".

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus e por isso mesmo além de reconhecer seus pecados os confessava diante de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo – Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.Salmos 32.5

03 - Alicerçava-se na Certeza do Perdão de Deus. V.7-9

Nós devemos não só entender a bondade de Deus, mas devemos também acreditar nessa bondade. Devemos ter certeza do perdão de Deus em nossas vidas mediante a nossa confissão. É isso que Davi que passar.

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus e por isso mesmo além de reconhecer seus pecados os confessava diante de Deus, pois com isso, tinha a certeza do perdão de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo – Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”.Salmos 32.6

04 - Alicerçava-se no Desejo de Mudança. V. 10-12

Confiar na misericórdia de Deus é bom. Reconhecer nossos pecados é melhor ainda. Ter certeza do perdão de Deus é excelente. Mas tudo isso juntos seriam insuficientes para um recomeço se não houvesse em Davi o desejo e a vontade de mudar.

Davi sabia que podia contar com Deus para que essa mudança acontecesse por isso ele implora de maneira insistente: - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.

Esse desejo sempre houve na vida daqueles que desejaram recomeçar. Foi assim com Maria Madalena, a mulher Samaritana, Zaqueu, Paulo, e outros.

Conclusão

Quando o Confiar na misericórdia de Deus, o Reconhecer dos nossos pecados, a Certeza do perdão de Deus e o desejo de Mudar, se tornar na vida de cada crente, certamente acontecerá um Recomeço. E com ele também virá à alegria e o compromisso dom Deus e com as coisas concernentes ao Seu Reino – V.13-19.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem