Como Lidar Com os Vales

Texto: Salmos 23:4

Introdução: Na vida nós temos que enfrentar vários tipos de vales e estes representam momentos de grandes dificuldades. Exemplos de vales:
• Vale das lágrimas. (Salmos 84:6)
• Vale da desgraça. (Josué 7:26; Oseias 2:15)
• Vale da sombra da morte, ou escuro como a morte. (Salmos 23:4)

Ao lidar com seus “vales”, lembre-se:

1. Que os vales são inevitáveis. (...) No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. (...) (João 16:33 NTLH)
2. Que os “vales” são imprevisíveis. Ondas e ondas de destruição caem sobre a terra, até ficar completamente destruída! De repente, num instante, todas as casas foram derrubadas. (Jeremias 4:20 BV)
3. Que os vales são imparciais. Porque ele (Deus) faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. (Mateus 5:45 NTLH)
4. Que os “vales” são temporários. Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. (1 Pedro 1:6 NTLH)
5. Que Deus usa os “vales” para aperfeiçoar sua vida. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. (1 Pedro 1:7 NVI)

Como você deve agir nos seus “vales”?

1. Davi disse: Não terei medo de nada. Seja perseverante e paciente. Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria. (Colossenses 1:11 NVI)
2. Davi disse: Tu estás comigo. Creia que Deus está com você! Quando vocês passarem por águas profundas - grandes dificuldades, Eu estarei ao seu lado; quando tiverem de atravessar grandes rios - problemas difíceis - não se afogarão; quando tiverem de passar pelo fogo - os sofrimentos e perseguições - não se queimarão; as chamas não farão mal a vocês. (Isaias 43:2 BV)
3. Davi disse: tu me proteges e me diriges. Dependa da proteção de Deus. Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas. (Salmos 34:19 NTLH)

Entendendo que os “vales” são inevitáveis, imprevisíveis, imparciais, temporários e que Deus os usa para fortalecer sua vida, diga em oração:

  • Senhor, com a Tua ajuda eu serei perseverante e paciente. Terei coragem!
  • Senhor, eu creio que Tu estás comigo; portanto, vou atravessá-los com uma atitude de fé!
  • Senhor, eu dependerei da Tua proteção e sairei do meu vale abençoado, mais maduro e mais forte!

Tenha a atitude certa e creia que Deus, por meio de Jesus Cristo, está dirigindo o seu destino para melhor. Deus tem um propósito divino para cada desafio que aparece na sua vida. As provações ou adversidades testam o seu caráter e ajudam a formar a sua fé.

Não dê ouvidos às vozes negativas, mas desenvolva uma mentalidade vitoriosa e veja no tempo certo o que Deus já começou a fazer. Permita que Deus aja da forma Dele! Confie na bondade de Deus por meio de Jesus.

Pr. Vagner Pedroso

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem