A igreja e o carnaval: A Reação da Igreja

Está chegando uma data que marca intensamente o calendário nacional, o carnaval. Já se sabe que essa festividade não é somente sobre cores, ritmo, arte e cultura. Há o outro lado da “festa”.  É um período em que a nação chora muito, pois testemunha milhares de acidentes, mortes e todo tipo de crime acontecendo de forma aumentada. Por outro lado, Deus quer usar a sua igreja para transformar essa realidade.

O som do tamborim pode ser para Jesus: “Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim” (Salmo 81.2), como quando Miriã pegou o seu instrumento de percussão e dançou após a travessia do Mar Vermelho: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando” (Êxodo 15.20). Quem tem alegria verdadeira não pode contê-la, mas levar para quem realmente precisa.

Se a igreja se enclausura, não há som de salvação, ritmo da esperança, desfile da fé, esperança e amor. Se a luz dissipa as trevas, o melhor lugar para ela estar é aonde há trevas. Não há dúvidas de que um cristão gosta mais de estar no ambiente de adoração e comunhão, no qual o povo de Deus se encontra. Mas quando Jesus enviou os seus discípulos, os avisou: “Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos” (Lucas 10.3). Isto é sobre doação e não sobre conforto.

Por que fazemos Reação?

O que fazemos como igreja nesse período é uma reação ao exemplo da vida de Jesus, ao convite de doação que Ele nos faz. É uma reação por amá-Lo, por querer que Seu Reino venha sobre as nossas cidades e sobre a nossa nação. Todos os anos, temos vidas salvas nas ações de evangelismo em meio ao carnaval. Já estamos salvos em Cristo, mas estamos aqui para isso: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19a). Em 2012 foram quase 600 novos discípulos, alguns deles estrangeiros que estavam no Brasil. Este ano, esperamos muito mais.

O que acontece no carnaval no Brasil, ainda que muitos dos participam não tenham plena consciência disso, é a representação da influência maligna durante todo o ano. É papel da igreja, portanto, se posicionar espiritualmente contra as trevas espirituais. Quando anunciamos Jesus e profetizamos vida em um momento como esse, isso afeta o governo espiritual da nação. Não é por mero acaso – visto o posicionamento da igreja de Cristo aqui e em todo o Brasil –  que esse ano muitos carnavais foram cancelados, por diversos tipos de impedimentos. A Revista Exame publicou a notícia com o seguinte título: “Carnaval sob perigo”. Não dá para ler uma publicação assim sem a perspectiva espiritual. Há muitos seguidores de Jesus que têm cumprido o seu papel, há uma reação da igreja de Jesus acontecendo. Deus está fazendo algo novo e o melhor ainda está por vir!

Veja quantos carnavais cancelados em todo o país:

-       No Vale do Paraíba: São José dos Campos, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Guaratinguetá. Taubaté reduziu a programação a um só dia.

-       Outras regiões de São Paulo: Marília, Sorocaba, Itaquaquecetuba, São Carlos, Presidente Epitácio e Porto Feliz.

-       Capitais estaduais: Florianópolis e Maceió

-       Mais de 20 municípios no Rio Grande do Sul

-       Petrópolis e Ilhéus. Há cancelamentos anunciados ainda em cidades de Minas Gerais, Paraíba e Rondônia.

A sua reação

Nos dias 08 a 12 de fevereiro acontecerá o Reação 2013, conferência na qual nossos jovens farão a diferença em 10 cidades da nossa região. O Reação também tem o propósito de reunir a juventude para celebrar o propósito da vida e inspirá-los para uma vida elevada, ao lado de Jesus. Já se tem notícia de muitas igrejas que foram inspiradas pelo Reação a fazer algo também para transformar suas cidades. Foram os casos de igrejas em Caçapava, Araçatuba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Juiz de Fora e outras cidades em Minas Gerais e Amazonas.

Ore, mobilize e participe! Faça parte do mover de Deus. Confira a programação no site “elevesuavida.com”. Participe desta história cujo desfecho, pela fé, já podemos ver: o Brasil deixa de ser o país do carnaval.

Vamos juntos, viver pura doação no Reação 2013.

http://pibnet.com.br

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!