A cura de um paralitico em Cafarnaum

Em Lucas 5:17-26, vemos quatro amigos que levam um paralítico a Jesus, para ser curado. Esta história nos apresenta lições importantíssimas, mas quero destacar apenas três. Vejamos:

A Fé – “Vendo-lhes a fé,...” (v. 20). Os homens que levaram o paralítico a Jesus estavam cheios de fé. Para nos aproximarmos de Jesus precisamos ter fé. Hebreus 11:6 diz que, sem fé é impossível agradar a Deus, e que precisamos crer que ele existe e que se torna presenteador dos que o buscam. Aquele paralítico tinha amigos crentes, que o levaram a Jesus, pois com Jesus estava o poder para curar (v. 17c; Isaias 61).

O Perdão – “... Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados” (v. 20a). O paralítico foi curado. Todavia, Jesus nos ensina que, a cura da alma é mais importante do que a cura física, e o estar bem espiritualmente é mais importante do que o estar bem fisicamente. Para Jesus o mais importante é o perdão dos nossos pecados, porque os grandes problemas da humanidade não são materiais e físicos, e sim, o pecado.

A Salvação – “... voltou para casa, glorificando a Deus” (v. 25). O paralítico voltou para casa glorificando a Deus por tão grande salvação, que veio através do perdão de Jesus. Aquele homem não estava pensando em salvação, só em cura, mas Jesus lhe concede também, a salvação. O Homem não é salvo porque é obediente ou santo, mas só por causa da graça e do amor de Jesus. Não é a lei ou as obras que salvam, mas, Jesus.

A Fé, o Perdão e a Salvação são dons de Deus ao homem. Não os merecemos nem os podemos comprar, pois é fruto do livre exercício da vontade soberana de Deus (Efésios 2:8-9).

Rev. Edson Dantas

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!