A Ceia do Senhor

Texto: Marcos 14.22-26

Introdução: Onde foi instituída? No cenáculo. Quando? Durante a Páscoa, na véspera da crucificação de Jesus. Desde aquele dia, quantas vezes tem sido celebrada! Jesus e os discípulos perseguidos, escondidos com portas fechadas. O cenáculo foi glorificado por sua presença naquela noite. Até hoje o mundo nunca se esqueceu da Ceia do Senhor!

1- O que é a Ceia?

1.1- Uma festa memorial (1Corintios 11.23-25). Cristo quer que nos lembremos d'Ele sempre, não como: Um realizador de milagres; um grande Mestre, um grande reformador moral; um grande e fiel amigo. Ele quer que lembremos como aqu'Ele que morreu para salvar a todos os que o aceitarem!
1.2- Um memorial da morte de Cristo. Lembrar do seu corpo ferido por nós e o seu sangue derramado na cruz do Calvário.

2- Até quando será celebrada?

Até que Ele venha (1 Coríntios 11.26). A Ceia é também um evento profético, uma proclamação da sua segunda vinda (1 Tessalonicenses 4.16-17). A Igreja mantém viva esta esperança na celebração da Ceia.

3- Quem pode participar da mesa do Senhor?

Todos os que foram lavados no sangue de Jesus. Todos os que foram resgatados pelo seu sangue, de todas as nações e raças, em todos os séculos, sem exceção (1 Pedro 1.18-19).
O mundo não tem parte nessa mesa porque se esquece de Jesus. Muitos crentes também se esquecem da Ceia do Senhor!

4- Como participar da Ceia?

4.1- Dignamente (1 Coríntios 11.27). Não de qualquer maneira, para não ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. A Ceia é um banquete espiritual, não carnal, onde há glutonarias.
4.2- Reverentemente (1 Coríntios 11.28-31). Examinando e julgando os nossos atos. Se temos algo que nos condene, devemos nos concertar primeiro, e então comer do pão e beber do cálice.
4.3- Com hinos de louvor. Jesus e os apóstolos cantaram um hino, mesmo sabendo o que iria acontecer em breve. Cantando, Jesus enfrentou a escuridão da noite e da morte, Ele sabia que tudo estava nas mãos do Pai (Mateus 14.26). Ele estava no rumo certo. Como Ele, devemos cantar também (Atos 16.25).

Conclusão: A Ceia é mais que uma reunião de crente; é uma comunhão no sentido vertical, com Deus; e no sentido horizontal, com os irmãos. É a festa da família de Deus (Efésios 2.19). Queres participar da Ceia do Senhor? Aceita a Cristo e terás lugar à mesa!

Orlando Spencer Boyer

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!