O Milagre da Transformação

Texto: João 2:1-12

 

Introdução: Era uma festa de casamento e o vinho havia acabado. O Vinho é a marca da alegria, e, como haverá festa sem alegria? Mas Jesus estava presente. E com Ele sempre o melhor acontece. Mas é necessário atentarmos para algumas atitudes que devemos tomar, pois elas são a base para a realização do nosso milagre:

 

Esperar o momento certo: Maria disse a Jesus que não tinha vinho, porém, Ele não se moveu e respondeu que não era chegada a “Sua” hora. Não adianta nos desesperarmos, pois Ele é quem sabe o momento certo para que o milagre chegue a nossa vida. Ele sabe tudo que precisamos, porém o tempo para que se cumpram todas as coisas pertence a Ele (“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ec 3:1).

 

Obedecer em tudo: (v.5) “Fazei tudo quanto Ele vos disser”. Não há obediência por partes. Somos obedientes ou não. E quem é obediente não questiona, simplesmente obedece, porque confia no mestre. Vale à pena confiar n'Ele, pois Jesus é muito sábio e quando obedecemos, coisas profundas e escondidas são reveladas Dn 2:22 - "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”

 

Entender que Ele faz o melhor: 1Co 1:27 - "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;”


Jesus usou as talhas da purificação dos judeus. Ele pediu aos discípulos que enchessem as “Talhas da purificação” e a água se transformou em vinho. Assim acontece conosco. A transformação vem quando enchemos as nossas talhas de águas limpas. Precisamos passar pela purificação para que a amargura se transforme em alegria. Sem purificação não há transformação. Não receberemos a alegria genuína se não nos despojarmos da sujeira da amargura, do rancor, do ressentimento, da inveja, etc., que há no nosso interior. Quando usamos a “talha da purificação” o “vinho da alegria” é mais autêntico e saboroso.

 

Entender que somos participantes do projeto do coração do Pai: Jesus é a “Videira” nós os “ramos” que produz o “Fruto da Videira/Fruto do Espírito” que é transformado em “vinho” que traz alegria aos que bebem. Os que provaram do vinho ficaram maravilhados com o sabor.

Assim Jesus quer fazer conosco, nos purificar (“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gl 5:19-21) para que o “Fruto da Videira / Fruto do Espírito” seja produzido (“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5:22) e transformado em vinho (“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Ef 5:18)

 

Aplicação: Este foi o primeiro milagre que Jesus fez, foi o início do Seu ministério. Deixe que Jesus inicie o Ministério d'Ele na sua vida, te transformando num vinho saboroso e um referencial do milagre d'Ele. Certamente todos os que virem este milagre saberão que Ele é o mesmo Deus.

 

Márcia Lembrance Morello

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!