Somente a promessa, não basta!

Texto: Números 14. 20-31


Introdução: Devemos entender que somente aqueles que crêem nas promessas de Deus é que tomarão posse delas! O povo de Israel embora tivessem uma promessa de Deus, embora tivessem a libertação do Egito: - Eles não criam assim; Eles não se olhavam assim; Eles olhavam os seus corpos marcados pelo chicote e ainda se sentiam escravos.

 

Durante anos eles tinham vivido na escravidão e sua alma ainda estava escravizada. Nos acostumamos com a escravidão e às vezes, mesmo involuntariamente, queremos retornar para ela.
Mesmo tendo a confirmação dos espias enviados à terra prometida. (Nm 13.26)
Mesmo vendo os frutos da terra que emanava leite e mel. (Nm 13.27)
Mesmo vendo a confirmação da promessa eles não criam. (Nm 13.31)


Entre a promessa e a possessão havia um deserto. E é no deserto que se revelam os: murmuradores, críticos, rebeldes, tímidos, incrédulos. O deserto é o lugar onde Deus aprova ou reprova o homem. Nossas atitudes pedem determinar vitória ou derrota: Os 10 espias diziam: A terra é muito boa, mas tem gigantes, é um povo armado, forte, cidades fortificadas. Todos conheciam a realidade, nenhum deles estava imaginando nada, eles sabiam o que tinham visto.


Mas houveram duas atitudes:


1) Mas 2 espias, Josué e Calebe viram a terra como conquistadores. E todo aquele que quer ser vitoriosos precisa entrar em batalha. (Nm 13.24;14.6-8)
2) Mas 10 dos espias tiveram medo apesar da promessa não creram nela, preferiam fugir a luta e voltar ao Egito. Tem gente que prefere o chicote de Faraó (a escravidão do pecado) a enfrentar gigantes. (Nm 13.31; 14.2-4)


Há duas classes de inimigos que podem nos derrotar:


1) Pessoais: medo, incredulidade, auto-estima baixa, incapacidade, rebeldia, avareza.
2) Externos: espíritos territoriais e forças das trevas.
Mas somente podem fazê-lo quando damos brecha, quando o muro que nos cerca tem rachadura.


Conclusão: O povo preferiu dar ouvidos à 10 derrotados, do que à 2 conquistadores.


Aplicação: Deus está chamando homens que ouçam as Suas promessas e que marchem para conquistar e tomar posse da terra. Deus não quer os nossos nomes inclusos na galeria dos derrotados, mas na dos vitoriosos. A autoridade foi dada à igreja e em Cristo Jesus estamos assentados nos lugares celestiais acima de principados e potestades, para dominar sobre todas as coisas. A quem você tem dado ouvidos?

 

Prs. Everton e Zenilda

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Amado o sermao esta bom,mas nao subiram 10 espias mas sim 12 de acordo com o livro de Numero capitulo 13, amem espero ter ajudado no amor de Cristo ,seu servo Pr Paulo Leiroz

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem