Superando os ventos contrários

Texto: Marcos 6:45-52
Textos Complementares: Josué 1:6; Mateus 28:20; Marcos 16:20; Romanos 1:16-17.
Introdução: Estudaremos sobre as razões que procuram impedir as pessoas de chegarem ao outro lado dos seus desafios cotidianos. A Palavra de Deus quer nos mostrar o caminho da superação dos obstáculos.
1- Esforçando-se para chegar do outro lado.
Jesus havia acabado de realizar um grande milagre: o da multiplicação dos pães. Ao sentir desejo de orar, pediu aos discípulos que subissem em seus barcos e passassem adiante, para o outro lado, a Betsaida. Não contavam, porém, com os fortes ventos que lhe sobreviriam, impedindo-os de cumprir sua missão.
Em algumas ocasiões da vida sentimos que a experiência dos discípulos, de alguma forma, nos parece comum. A adversidade que se levanta quando temos objetivos, metas e alvos estabelecidos, parece tão forte a ponto de quase destruir nossa embarcação.
Apesar de remarem contra a maré, os discípulos não desistiram da luta e foram recompensados por isso. Sua obediência à ordem de Jesus para chegarem em Betsaida, apesar das dificuldades enfrentadas, certamente faria com que os céus e terra se movessem em seu favor (Josué 1:6).
2- Contando com a ajuda sobrenatural.
É maravilhoso perceber como Jesus honrou o esforço dos discípulos, quando eles se dispuseram a cumprir o Seu desejo. O texto bíblico diz que Ele os viu fatigados a remar e, então, levantou-se para ajudá-los a passar para o outro lado. A forma da providência divina também não se deu de maneira natural. Ele foi ao encontro deles, andando sobre as águas.
Todas as vezes que estivermos dentro dos princípios de obediência e fé em Sua Palavra, o sobrenatural estará à nossa disposição. Jesus se levantou para ajudá-los a passar para o outro lado, assim como se dispõe a ajudar-nos a enfrentar nossos desafios. Se for necessário, o sobrenatural entrará em operação para nos auxiliar a chegar do outro lado (Mateus 28:20; Marcos 16:20).
3- Passando para o outro lado.
O Mestre entendia que o s discípulos precisavam de ajuda, não apenas para chegar a Betsaida, mas, principalmente, para passar ao outro lado do entendimento espiritual. Observe que quando Jesus os viu dentro do barco, eles estavam atônitos. A razão se devia ao fato de que eles ainda não haviam compreendido o milagre da multiplicação dos pães. Ora, se não entendemos o primeiro milagre, como entenderemos o segundo? Se não subimos o primeiro degrau, como queremos alcançar o último? Assim os discípulos se encontravam quanto às questões espirituais. Jesus sabia que precisava levá-los, não apenas a um lugar geográfico, mas a um novo patamar de entendimento espiritual que os fizesse amadurecer em Deus.
Precisamos dar passos firmes, rumo ao crescimento espiritual. Primeiro, creio em Deus, arrependido de meus pecados; depois me batizo nas águas, em prova de obediência à Sua Palavra; e então, vou prosseguindo de fé em fé, recebendo novas revelações e novos direcionamentos, na medida em que vou manifestando entendimento do que Deus está fazendo em minha vida (Romanos 1:16-17; 2 Co 3:18).
Conclusão: Não se desanime ao perceber que os ventos contrários insistem em bater contra a sua embarcação. Se o que você faz está dentro do que Deus quer para a sua vida, certamente a provisão sobrenatural virá para o ajudar. O Senhor ama vir ao seu encontro para auxiliá-lo em suas lutas. Lembre-se, porém, que mais importante do que atingir metas quanto à faculdade, profissão, casamento, casa própria, e afins, é necessário crescer espiritualmente. Subir novos degraus de maturidade rumo à perfeição em Cristo.
Aplicação: Cremos que nesta semana você poderá ajudar alguém a superar seus desafios. Busque direcionamento divino para que Ele lhe indique alguém desanimado que necessite de fortalecimento. Vá ao seu encontro para encorajá-lo com palavras de fé. Ajude-o a crer em Deus a despeito das adversidades.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!