Buscando o equilíbrio

Texto Bíblico: Gálatas 5.17

 

Introdução: Você já passou pela experiência de perder o equilíbrio e levar um tombo? Quando perdemos o controle, qualquer que seja a situação, algo desagradável sempre acontece e, às vezes, acaba afetando aqueles que estão por perto. Por isso, manter o equilíbrio é fundamental para quem quer ser bem sucedido.

 

I - Fazendo a vontade de Deus.

- Parece incrível, mas é verdade: nem sempre conseguimos agir da maneira como gostaríamos...

- Algumas vezes planejamos uma coisa e fazemos outra...

- Pensamos uma coisa e falamos outra...

- Sentimos de uma determinada maneira, mas agimos de forma contrária.
- Por que isso acontece?

- Que conflito é este que há dentro de nós que nos faz perder o controle... O domínio...

- O equilíbrio?

- Vivemos uma verdadeira guerra dentro de nós!

- Queremos fazer o que é certo, mas bem lá no fundo gostamos de fazer o que é errado.

- O apóstolo Paulo retratou bem esse conflito quando escreveu:

“... não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço”. (Rm 7.19).

- Este é o conflito da vontade própria X vontade de Deus (Gl 5.17). E quando não conseguimos manter o equilíbrio acabamos agindo fora dos princípios divinos.

- Paulo nos orienta que “se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. (Gl 5.25).

- É o Espírito Santo de Deus quem nos ensina o que é certo e o que é errado, e é Ele quem nos concede a força necessária para andarmos no bom caminho. Sim, o Espírito Santo ensina e capacita, mas nós é que temos que andar... Escolher... Decidir.

- O equilíbrio vem quando usamos o poder de Deus com sabedoria para fazer a escolha certa.

- Foi assim que Jesus agiu para ser vitorioso. Ele não confiou em si mesmo, mas se deixou guiar pelo Espírito Santo de Deus (Lc 4.1, Is 11.2, At 10.38).

- Jesus não fez a sua vontade, e sim a vontade do Pai: “... não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai”. (Jo 5.30); não falou as suas palavras, mas falou as palavras dAquele que o enviou: “... Os milagres que eu faço em nome do meu Pai falam por mim”. (Jo 10.25). Jesus agiu com perfeito equilíbrio.

- Só aquele que tem a sua vida controlada por Deus e que deixa ser guiado pelo Espírito Santo, tem o verdadeiro equilíbrio.

 

II - Deixando-se dominar pelo Espírito Santo.

- Quando entregamos a direção de nossa vida ao domínio e orientação do Espírito Santo de Deus, recebemos uma nova natureza que vai nos ajudar a exercitar o equilíbrio.

- Deus nos deu a capacidade de sentir alegria quando pensamos e fazemos o que é certo. O conflito entre a vontade própria e a vontade de Deus desaparece e passamos a agir debaixo dos princípios divinos, não por obrigação, mas espontaneamente.

- Os nossos pensamentos afetam os nossos sentimentos, e os nossos sentimentos influenciam as nossas atitudes.

- Então, para manter o equilíbrio nas coisas que fazemos, devemos manter o equilíbrio nas coisas que pensamos. “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp 4.8).

- Se, de fato, queremos manter o controle naquilo que pensamos, sentimos e fazemos, devemos encher as nossas mentes com coisas que tragam edificação e firmeza para a nossa vida espiritual.

- Precisamos deixar que o Espírito Santo nos ensine a manter o equilíbrio em qualquer situação, do contrário acabaremos perdendo o controle sempre que surgir uma situação difícil.

 

Conclusão:

- Vida equilibrada só existe quando é Deus quem domina aquela vida. Jesus sabia dessa verdade, e por isso se deixou guiar pela vontade do Pai celestial: “Pai..., não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc 22.42).

- Deus sabe o que é melhor para você e deseja conduzi-lo a uma vida vitoriosa, alegre e equilibrada. Entregue hoje a sua vida ao senhor Jesus.

 

 

http://www.ibcsaomateus.com.br/

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem