Procurando a cobertura correta – Parte I

Todas as pessoas que respeitam a liderança vencem as crises.
Todo homem que anda com a multidão precisa ter um alvo claro e definido.

Tudo que está registrado na Bíblia é importante, mas há um texto que nunca prestamos atenção nele: "Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram. Mas ele, largando o lençol, fugiu despido" (Mc 14:51-52).

Por que a Bíblia registrou esse texto? Porque o nome desse jovem era Marcos, o autor do livro. Ele registrou essa passagem porque era um fato curioso. Ninguém mais estava interessado em quem estava despido no meio do povo, na hora em que Jesus estava sendo levado preso para um julgamento e, depois, crucificado. Mas, aquele jovem, por ter sido apanhado de surpresa, quis deixar registrado um momento inusitado da sua história.

O texto é fundamentalmente importante para tirarmos uma lição: a cobertura de um líder. Ninguém gosta de andar desprotegido e todos nós precisamos de cobertura. Isso significa cuidado, proteção e dá uma identidade firmada, segura, sólida.

Um líder pode dar a cobertura, mas o liderado pode desperdiçá-la. Por exemplo, talvez você conheça uma pessoa que estava bem na fé e agora passa por dificuldades na vida espiritual, porque desperdiça ou despreza a liderança e cobertura que tem.

Todas as pessoas que respeitam a liderança vencem as crises. Quando alguém sai da cobertura, perde a segurança, fica vulnerável e quando algum problema acontece, não há um intercessor para segurar as rédeas por ele.
Como devemos seguir o líder? Para que sigamos o líder de forma correta devemos:

1. Procurar a maneira adequada de caminhar com a multidão.

Isso significa:

1.1. Ter um alvo claro e definido.
Toda pessoa que anda com a multidão precisa ter esse alvo.

1.2. Vestir uma roupa adequada.
Nesta Visão, uma roupa adequada significa uma veste sacerdotal. Se você é um discípulo ou um dos 12, precisa vestir uma roupa que não cause nenhum escândalo às pessoas que estão lhe seguindo. Aquele jovem foi apanhado de surpresa, porque sua roupa era atípica, diferente, um lençol.
Você deve estar com roupa adequada até para o lazer. Esteja prevenido para qualquer imprevisto, porque um sacerdote ou uma sacerdotisa do Senhor não deixa seu corpo exposto para que as pessoas fiquem observando.
Se você é uma mulher que quer casar, saiba que quanto mais sensual, menos proposta de casamento vai ter. Todo homem sério quer casar com uma mulher decente. Fisgar um homem pela sensualidade é proposta da mídia, da televisão, do mundo, e não da Bíblia. As filhas do Senhor se vestem com decência, adornadas, e não são envergonhadas. Também um homem que quer casar não deve fazer isso mostrando sensualidade. Em Levítico 6:8-13 está escrito que o sacerdote deve buscar roupas adequadas para que ele possa manter o altar de Deus aceso: "Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar. E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará."
Líderes, vocês podem se vestir elegantemente sem perder a decência. Sensualidade nos tira da bênção e nos coloca em maldição.

1.3. Estar protegido por dentro e por fora.

Precisamos aprender a vestir:

a) O coração, que significa a estrutura das nossas decisões interiores. Só sabe se vestir por dentro e por fora alguém com o coração transformado, que recebeu a doutrina de se guardar, de se proteger, para que as pessoas comecem a ver nesse alguém uma referência e um modelo.

b) A alma, que fala da nossa estrutura emocional. As nossas emoções são variantes e, de acordo com essa variação, procuramos uma roupa adequada com a necessidade da nossa alma. Muitas vezes não é nem por nossa vontade, dentro da questão lógica, mas porque nossa alma exige algumas coisas. Muitas questões da nossa alma podem trazer muitas perturbações para toda nossa vida, questões que implicam em nossa alma e sentimento. Você se veste por fora exatamente de acordo com o que é por dentro. Se por dentro uma pessoa é exagerada, vai demonstrar isso no exterior, vestindo-se de forma exagerada. Se ela é triste, veste luto. Se for alegre demais, isso é expressado na vestimenta. Geralmente nossa alma dá um comando para que coloquemos por fora o que somos por dentro. Uma alma ajustada por Deus nos dá condições de termos uma vida equilibrada emocionalmente, para que nossa estrutura exterior também seja equilibrada.

c) O espírito. Todas as pessoas que sabem vestir o coração e a alma sabem vestir o espírito. Isso significa "vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade". Você é composto de espírito, alma e corpo, e deve mantê-los plenamente conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus (I Ts 5:23).

Você, líder, precisa estar atento todo o tempo para dar cobertura aos seus liderados, e você, liderado, precisa respeitar a cobertura do seu líder. Precisamos entender onde está e quem é a cobertura que nos deixa seguros. A palavra que se desata hoje em nossos corações é: procurando a cobertura correta. Você tem uma cobertura correta, uma pessoa de Deus, comprometida com o Reino. Temos grandes desafios para nossas vidas, porém devemos descobrir como estaremos vestidos para prosseguirmos no nosso ministério.

 

Ap. Renê Terra Nova

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem