O poder para libertar os cativos

Texto: Marcos 3:27


Textos Complementares: Lc 4:5-7; 15:3-7/Jo 3:16;17:15/Ex 8:18,19/At 10:38/Is 10:27/2Co 3:16-18; 4:4.


Para Memorizar: ”Ninguém pode entrar na casa de um homem valente e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim poderá levar o que ele tem em casa.” (Mc 3:27)


Introdução: Na mensagem anterior, vimos que alguns escribas (professores da lei) estavam falando que o espírito capaz de expulsar demônios existente em Jesus, era o espírito de Belzebu (o senhor das moscas). Depois de desmascarar tal incoerência, o Mestre começou a ensinar sobre a existência de um outro poder verdadeiramente capaz de expulsar todos os inimigos espirituais do homem. É sobre este poder que falaremos hoje.

1) Poder para entrar na casa do valente

O poder sobrenatural do Espírito Santo que habita em Jesus, O leva na direção da casa do valente. O valente é Satanás, que mantém como prisioneiros todos os homens que ainda não conhecem o amor de Deus em seus corações. A casa do valente é o mundo, sobre o qual passou a ter domínio, assim que o recebeu das mãos do próprio homem (Lc 4:5-7).

Jesus sabia que o Seu lugar de atuação tinha de ser na casa do valente, ou seja, no mundo onde estavam os seus bens preciosos que tinha de reconquistar: vidas preciosas. Na oração que fez por seus discípulos, em João 17:15, menciona:”não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Diabo”.

Ele deixou claro que a casa do valente seria o mesmo campo de batalha para o cristão de hoje. Mas como Ele tinha vencido, assim seria com todos os que cressem em Seu poder.


2) Poder para amarrar o valente

O versículo bíblico chave da lição de hoje, quer dizer que não adianta apenas estar na casa do valente; é preciso saquear os seus bens. Para isso acontecer é necessário que o valente seja amarrado.

O Espírito que estava em Cristo era o único que podia derrotar os demônios atormentadores de vidas. Ele era o próprio “Dedo de Deus” que fez algo que os magos do Egito não conseguiram fazer (Ex 8:18,19). Foi Ele quem ministrou a unção necessária sobre a vida de Jesus de Nazaré, com poder para curar todos os oprimidos pelo Diabo (At 10:38). O Espírito Santo era Aquele que atuava e ainda atua na liberação da unção que quebra o jugo (Is 10:27).

Portanto, o Senhor estava na casa do valente, pronto para amarrá-lo e saquear os seus bens. Milhares de vidas estavam prestes a ter suas correntes quebradas, e algemas abertas. Glória a Deus!!!


3) Poder para saquear os bens

O objetivo final de toda a investida de Jesus seria o saque dos bens da casa do valente: vidas preciosas pelas quais Ele mesmo morrera na cruz do Calvário. Como já dissemos, o mundo passou para o domínio de Satanás, tendo ele cegado o entendimento dos incrédulos para que estes não entendam a revelação da Palavra e sejam salvos (2 Co 4:4)
Pela manifestação sobrenatural do Espírito de Poder, porém, o véu que se encontra sobre os olhos de muitas pessoas há de cair, permitindo-lhes enxergar com clareza e perceber o mau caminho em que estão. Pelo Espírito hão de caminhar na direção do Salvador Jesus (2 Co 3:16-18; 1 Pe 2:9,10).

Os bens retidos na casa do valente são tão preciosos aos olhos de Deus, que Este deu o Seu próprio Filho para morrer por eles (Jo 3:16)

Cabe aqui a ilustração da parábola das cem ovelhas, onde havendo se perdido uma delas deixa, o pastor, as noventa e nove num lugar seguro para buscar a extraviada, não voltando para casa sem a ter encontrado (Lc 15:3-7).


Conclusão: Estamos no mundo para realizar a obra de Deus. Não somos daqui, mas temos um propósito de vida neste lugar. A nossa missão é amarrar o valente por meio de uma vida santa, de intimidade com Deus e sem conivência com o mal. Neutralizamos o poder do inferno quando oramos e andamos na Palavra de Deus. Esse continuará sendo o nosso papel enquanto vivermos. Como conseqüência, milhares de vidas terão seus jugos quebrados, no Poderoso nome de Jesus.


Aplicação: Nos próximos dias procure tirar alguém da casa do valente. Revista-se do poder de Deus em oração, e interceda por uma pessoa que Deus colocar em seu coração. Procure fazer contato, e convide-a para ir a igreja.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!