A Morte do Velho Homem

Texto: Romanos 6:1-13

- A Cruz não é um mero símbolo do Cristianismo. Deus escolheu a cruz como centro de sua revelação amorosa e como a demonstração da experiência genuína da fé cristã.

- A ênfase desta mensagem é a nossa crucificação juntamente com Cristo, pois não há vida ressuscitada sem a operação da cruz, e é falsa toda religiosidade que não trouxer as marcas dos cravos no caráter cristão.

1. Nossa Velha Historia Termina com a Cruz de Cristo; Nossa Nova Historia Começa com a Ressurreição (II Coríntios 5:17)

a) Você precisa saber disso... (Rom 6:6)

b) Nossa morte com Cristo é um fato histórico... (Rom 6:1-11)

c) A morte do Senhor Jesus é representativa e inclusiva; na sua morte todos nós morremos (II Cor 5:14)

d) A mesma escritura que diz que Cristo morreu por nós, diz também que nós morremos com Ele (Rom 5:8; 6:6-8) (II Cor 5:14).

e) O sangue de Cristo nos purifica de todo pecado, a Cruz de Cristo golpeia a raiz daquilo que somos – pecadores por natureza (I Jo 1:7; Gal 2:19-20).
f) Em Cristo somos novas Criaturas (I Cor 5:17; Gal 6:15; Efe 2:1; 6)

Ilustrações:

- A lagarta que passa pela metamorfose e torna-se uma borboleta.

- O Filho pródigo... “Este é meu filho estava morte e reviveu (Luc 15:24)”.

g) Deus nos liberta do domínio do pecado, não fortalecendo nosso velho homem, mas crucificando-o. Estou morto e sepultado com Cristo – sim, ressurreto e também elevado às alturas com Ele (Rom 6:4,6,8; Efe 2:6).

2. Precisamos Considerar-nos Mortos para o Pecado (Romanos 6:11)

a) Precisamos crer nessa verdade pela fé...

b) A única maneira de nascer de novo é morrendo (Jo 3:3,14,15; I Cor 15:36).

c) Precisamos de revelação para entender e crermos que fomos crucificados com Cristo (Mat 16:17; Efe 1:17,18; Rom 6:6,11).

d) Precisamos crer na palavra de Deus e vivermos a luz dessa verdade: “Considerai-vos mortos para o pecado” (Rom 6:11)

e) A fé deve levar-nos a dizer: “Graças a Deus, em Cristo estou crucificado”.

Exemplo: Morto não tem mais gostos, vontades, prazeres, tendências, brigas, orgias, pecados...

f) Crer,é permanecer nessa verdade, é o único caminho para a libertação do pecado (I Jo 3:9). Deus o incluiu em seu Filho (II Cor 5:21)

g) A vida de Cristo foi plantada em nós pelo novo nascimento e sua natureza não é caracterizada por cometer pecados (I Jo 3:9)

h) Deus incluiu-nos em Cristo, portanto, tudo que é verdade a respeito dele também se aplica a nós. Precisamos permanecer em Cristo...

i) Se você não viver como morto para o pecado e vivo para Deus, você é apenas um religioso maquiado (Mateus 9:16,17).

Exemplo: pintar um urubu de amarelo e achar que ele é um canarinho...
3. É Preciso Oferecer-nos a Deus... (Romanos 6:12-14,19)

a) A cruz de Cristo acaba com tudo aquilo que pertence ao primeiro sistema, a ressurreição é o novo ponto da partida de Deus... (Adão X Cristo)

b) É preciso oferecer-nos a Deus como ressurretos dentre os mortos (Rom 6:13), considerando toda nossa vida consagrada e pertencente ao Senhor.

c) Entrego-me inteiramente a Cristo – isso é santidade ao Senhor, para fazer a Vontade de Deus para sempre.

d) Sem reservas, devemos consagrar-nos a Deus para que Ele faça conosco o que lhe agrada (Rom 6:13).

e) Ao nos entregarmos e nos consagrarmos a Deus sem reservas, muitos ajustes ainda precisam ser feitos, na família, nos negócios, na igreja, na vida pessoal, etc.

f) Ao oferecer-nos a Deus tornando-nos participantes da natureza divina (II Pe 1:4).

g) Nossa consagração permite que Deus efetue em nós tanto o querer como o realizar segundo a sua vontade (Fil 2:12,13).

4. O Caminho para a Vitória é Andar no Espírito (Romanos 8:1-4)

a) Andar no Espírito é estar sujeito a Ele, ser guiado por Ele, e ensinado por Ele (Rom 8:14)

b) O Espírito Santo faz com que tudo quanto é nosso em Cristo torne-se realidade em nossa vida.

c) O Espírito Santo nos ensina as Escrituras, nos dirige em oração, governa nossa vida, reproduz o caráter de Jesus em nós...

d) Andar no poder do Espírito Santo é a nossa única maneira de viver como ressurretos dentre os mortos

e) O fruto do Espírito Santo é a marca de todos que foram crucificados com Cristo e agora andam em novidade de vida (Gal 5:22).

f) As obras da carne são evidências de que você não está crucificado com Cristo, e ainda não nasceu de novo (Gal 5:19-21).

g) Andar no Espírito é algo espontâneo e natural para todos os que foram crucificados com Cristo...

h) Andar no Espírito é o Caminho para a vitória em Cristo.

O objetivo de Deus é que a igreja seja gloriosa, sem ruga, macula, coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Efésios 5:25-27). Isso só é possível se vivermos essa verdade, de que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, e ele mesmo nos ressuscitou para andarmos em novidade de vida.

http://www.pibmarilia.org.br/

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!