Evitando atitudes que desagradam a Deus

Texto: I Coríntios 10:1-13

Introdução: Geralmente pensamos que uma pessoa que é ricamente abençoada por Deus, ou é testemunha ocular e participante de milagres, é uma pessoa grata e fiel a Deus. Entretanto no texto lido vemos que muito embora o povo de Deus fosse testemunha ocular e participante de milagres, não foi grato e fiel a Deus, antes tomou atitudes que desagradaram a Deus, levando muitos a ser reprovados, e a não entrarem na terra prometida. Devemos ter cuidado para que isso não ocorra conosco, por isso nessa noite vamos meditar no seguinte tema: Evitando Atitudes que Desagradam a Deus.

Proposição: Quando tomamos atitudes que agradam a Deus recebemos a aprovação e recompensa da parte do Senhor Nosso Deus.

Vejamos quais os tipos de atitudes que desagradam a Deus que devemos evitar:

1 – Idolatrar (Adoração de Ídolos; Amor Cego, Paixão exagerada)

- A idolatria não implica somente em adorar a ídolos, mas implica em algumas atitudes como: colocar a nossa confiança em pessoas e objetos ao invés de Deus (Is 42:8).

- A idolatria também é mostrada na bíblia como pecado de orgulho (I Sm 15.23; I Jo 2.16), independência de Deus.

Exemplos: Ex 32.1ss; Ez 28.11ss, Is 14.12ss; Dn 4.1ss; At 12.21ss

2 – Prostituir

- A prostituição é algo que desagrada a Deus. Ela é uma obra da carne (Gl 5.19). Ela não envolve somente o ato físico em si, mas também a imoralidade sexual de todas as formas, inclusive através dos olhos e dos pensamentos. (Mt 5.28ss). Na Bíblia, mais especificamente no A.T., o termo prostituição tem também outras conotações: abandono a Deus e apego a coisas que substituem a Deus.

Exemplos: Nm 25.1ss

3 – Tentar a Deus (Por à prova a paciência de Deus)

- Testar a paciência de Deus, Brincar com Deus são atitudes que desagradam a Deus.

Exemplos: Nm 21.5,6, Jo 3.14; Jz 16.20

4 – Murmurar (Apontar faltas, criticar censurando, falar contra alguém ou alguma coisa)

- A murmuração foi uma atitude constante dos israelitas durante a sua peregrinação e que trouxe sérios prejuízos. Eles murmuravam de tudo, inclusive do próprio Deus!

Exemplos: Nm 12.1ss; Nm 14.26ss; Nm 16.41-49, Mt 7.1ss

Conclusão: Devemos estar sempre alertas para que possamos vencer as tentações. Assim fazendo não cairemos em idolatria, prostituição, murmuração e obstinação. Lembremo-nos de que Deus não nos deixará tentar acima do que podemos!

 

Evangelista Fábio Magalhães

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!