A murmuração entre irmãos

Texto: Tiago 4:11-12


Introdução: A Palavra de Deus manifesta que o falar mal de alguém ou divulgar suas faltas, constitui para Deus um delito grave. O que murmura se põe como juiz de seu irmão, e, não se conduz conforme a regra de amor e de misericórdia que deve estar presente em todas as nossas relações.


I – Resultados da murmuração
1 – Causa divisão – Atos 6:1 – A murmuração tem a habilidade de nos enfrentar, de fazer que o homem veja ao outro como seu inimigo. A murmuração dividiu a igreja no primeiro século entre Gregos e Hebreus.
Onde há murmuração se produz confusão e a confusão produz divisão.
2 – Acaba com a amizade – Provérbios 16:28 – Pessoas que andaram juntas, que se amaram, e que gostavam de compartilhar a mútua companhia, hoje, estão separadas. Demonstram frieza e tensão. Tudo porque alguém deu brecha à murmuração.
3 – Paralisa o trabalho da igreja – Números 12:15 – A história da igreja demonstra que a murmuração detém o crescimento da obra de Deus. A paralisa.
A murmuração consegue dividir a igreja, polariza os recursos desta, rompe relações, separa amigos e leva irmãos a enfrentar os líderes.
A energia e o tempo que poderiam usar na edificação do corpo de Cristo, na salvação deste mundo perdido, são desperdiçados debilitando a igreja e arruinando sua credibilidade.


II – Como deter a murmuração
1 – Os murmuradores acabam quando não há que os escute.
2 – Quando nos damos conta que ao escutá-los nos tornamos cúmplices.
3 – Quando reconhecemos que a murmuração beneficia unicamente ao diabo.
4 – Quando se reconhece que a murmuração interrompe a obra de Deus – salmo 133:1, 3.
5 – Quando se aceita que ao murmurar do que tem a imagem de Deus, se esta murmurando do próprio Deus – Tiago 3:9.
6 – Quando reconhecemos que é pecado.
7 – Quando se reconhece que a murmuração é dirigida contra Deus – Êxodo 16:8; Tiago 4:11-12.


Conclusão: Deus espera que avaliemos a nossa postura diante dos líderes, irmãos e amigos, pois Ele requer um amor fervente, zeloso, que cuida da dignidade e do nome do seu irmão.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!