Vencendo os ventos Contrários

TEXTO BÁSICO: Marcos 6.45-51

1. INTRODUÇÃO

Em 1996, um dos filmes de maior bilheteria foi o norte-americano Twister, de Jan De Bont. O filme apresenta um grupo de cientistas tentando descobrir a origem dos tornados. Nos Estados Unidos acontecem mais de 1000 por ano, entre os meses de abril a junho. Eles se formam na região central do país, devido ao encontro das massas de ar frio vindas do Canadá, com as de ar quente, da região do Golfo do México.

O tornado é o mais destruidor dos fenômenos atmosféricos – nenhum deles libera tanta energia e é capaz de causar tantos danos e medo à pessoa. O tornado gira a uma velocidade maior do que a do furacão, podendo atingir até 450 km/h. Costuma durar de alguns segundos a 20 minutos e como atravessa regiões terrestres, causa grandes danos físicos e materiais.

Os furacões, conhecidos também como tufões ou ciclones são fenômenos que acontecem somente no mar. Aqui, no Brasil, o que chega ao litoral brasileiro é apenas a borda externa de um furacão, com ventos acima do 60 km/h, provocando ondas de até 6m de altura.

No nosso texto básico, encontramos os discípulos de Jesus enfrentando um furacão em alto mar. E esse acontecimento tem muito a nos ensinar.

2. A VIDA CRISTA E UMA VIAGEM PELO MAR

Como um símbolo espiritual, o navio representa a vida de uma pessoa, a velejar ou singrar através das dificuldades, sujeito às tempestades e à destruição, em busca de um destino ou um porto seguro.

Um hino evangélico tradicional diz: “Nas tormentas desta vida Perto está a perdição! Aos incautos navegantes Quem trará a salvação? Resplandeçam nossas luzes Através do escuro mar! Pois nas trevas do pecado Almas podem naufragar!”

No versículo 45, lemos: Logo, a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidáo. A expressão embarcar e passar adiante para o outro lado sugere-nos: que a vida cristã é como uma viagem de barco (Sl.107.23-30); que a vida cristã é sempre para frente ou seguir adiante (Fp 3.13-14); e que a vida cristã tem um destino seguro ou o outro lado (Hb 13.14).

O termo compeliu indica que Jesus agiu rapidamente. Os discípulos receberam uma ordem, uma determinação em caráter de urgência. Precisamos entender que Jesus sempre nos conduz a provações a fim de produzir o nosso crescimento espiritual.

O apóstolo Pedro diz: Nisso exultais, embora no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1.6-7).

3. A VIDA CRISTÃ É UMA VIAGEM CHEIA DE DIFICULDADES

O texto (v 47-48) nos afirma o tempo: “ao cair da tarde”; o local: “no meio do mar”; a natureza do problema: dificuldade para remar, pois o vento lhes era contrário.

Algumas lições importantes podemos extrair destes versículos:

  • As dificuldades sempre acontecem durante a noite.

  • As dificuldades acontecem sempre no “meio” ou após grandes milagres.

  • As dificuldades levam-nos a pensar que estamos sozinhos e que Jesus não se importa conosco.

As dificuldades para se remar ou ir adiante na vida cristã estão simbolizadas no texto pelo vento: o vento lhes era contrário. É fácil compreender como, na Bíblia, o vento é usado ilustrativamente para muitas ideias de natureza espiritual, pois embora invisível, seus efeitos são perceptíveis. Positivamente, as ações do Espírito Santo são ilustradas como a de um vento (Ez 37.9; Jo 3.8; At 2.2). Porém, o vento contrário ilustra:

  • Os terrores que perseguem a alma humana (Jó 30.15).

  • As iniquidades cometidas pelo povo de Deus (Is 64.6).

  • As falsas doutrinas (Ef 4.14).

  • Os juízos de Deus (Is 27.8).

  • A maldição do pecado (Os 8.7).

  • As falsas esperanças (Os 12.1).

4. A VIDA CRISTÃ É MARCADA PELOS MILAGRES DE DEUS EM MEIO ÀS DIFICULDADES

O texto nos ensina que Deus reserva grandes surpresas para aqueles que lhe obedecem. Há ensinos preciosos acerca do cuidado de Jesus para com os seus filhos:

  • Jesus ora ou intercede por nós (Jo 17 e Hb 7.25).

  • Jesus vê a nossa dificuldade (v 48; Ex 3.7-8).

  • Jesus vem ao nosso encontro (v 48). Ele vem andando por sobre o mar; Ele vem no tempo certo; ele vem apesar de não ser reconhecido.

  • Jesus revela a sua verdadeira identidade no meio da dificuldade (V.50). Sou Eu ou Eu sou (Ex 3.14; Dt 32.39; Is 41.4).

  • Jesus entra em nosso barco e a tempestade cessa (Mt 8.26).

5. CONCLUSÃO

Concluímos esta lição afirmando que navegar é preciso. Apesar dos ventos contrários, Deus está conosco. A sua presença é o nosso alento. Precisamos nos desvencilhar, porém, de tudo aquilo que impede o nosso avanço.

Moody conta a história de dois bêbados que à noite se encaminharam para o local onde tinham amarrado o barco.Embarcaram e começaram a remar. Remaram durante noite inteira, sempre abismados porque não chegavam ao outro lado da baía. Ao amanhecer descobriram que não tinham desamarrado o barco. É o que anda fazendo muita gente que se esforça para ir adiante na fé cristã e não conseguem, pois estão presos ao mundo e ao pecado.

 

Pr. Josias Moura de Menezes

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!