Transformados de glória em glória

Texto: 2 Coríntios 3:18

Uma necessidade que continuará até o céu.

Introdução:

Quando falamos de glória nos referimos a presença de Deus, a manifestação de Deus, a habitação de Deus, e onde Ele habita há louvor, adoração,celebração, transformação.

I -  O que é glória?

“visto que a glória de Deus é a revelação e a manifestação de tudo o que ele tem e é...” W.E.Vine.

Glória (hb) “tip’eret”; Glória, beleza, ornamento,distinção,orgulho.

1 – beleza no sentido de realçar a aparência,característica da pessoa: Êx 28.2. “e farás vestes santas a Arão...p/ Glória e ornamento (beleza).

2 – dignidade PV 4.9 “a sabedoria vai presentear você com um diadema de graça e uma coroa de glória” logo....dignidade, renome e beleza de Deus: ICr 29.11 “ tua é Senhor a magnificência e o poder, e a honra e a vitória e a majestade”.Magnífico em poder ,honra,vitória e majestade...rei dos reis e Senhor dos senhores.

Sl 24.9 “levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.”

v.10 “quem é este Rei da Glória? O senhor dos exércitos, Ele é o Rei da Glória”.

II - A Presença visível de Deus entre o seu povo: “Shekinah” sig: “habitação de Deus

1 – Moisés viu a: manifestação visível da presença e glória de Deus. No êxodo “saída do Egito”.

Deus não libertou o povo de qualquer maneira, inconsequente...desastrosa...não, mas para que a Sua glória fosse manifesta.

2 – Deus manifestou a sua glória:

A – no chamado de Moises Êx 3.1. v.1.  Em Horebe/Sinai/uma terra deserta. Obs: No deserto Deus costuma revelar a sua glória.  - “Deus prepara uma mesa perante os teus inimigos”.

v.2.  Na sarça – “a sarça ardia no fogo e não se consumia” -  Fogo símbolo do Espírito Santo.

v.5. “tira os sapatos dos pés,...porque é terra santa” -  a Glória traz santificação.

v.6. “Moises encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus – a presença de Deus traz temor.

v.14. “Eu sou o que sou” – a presença de Deus traz revelação.

B – A Shekinah na coluna de nuvem e fogo Êx 13.21 “ E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar, de noite numa coluna de fogo para os alumiar”

v.22. “Nunca tirou de diante da face do povo a coluna da nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite”.

III - Quando a Lei foi ortogada:

Êx .24.15. “e subindo Moisés o monte, a nuvem cobriu o monte”

v.16 “ E habitava a glória do Senhor sobre o monte Sinai”

v.17. “E o aspecto da glória do Senhor era como um fogo consumidor...”

IV - O Tabernáculo : “Tenda de Encontro

O modelo, os moveis, materiais, medidas, tudo foi idealizado pelo próprio Deus. Um santuário para Deus habitar entre o seu povo. Estabelecer a comunhão e manifestar a Sua glória.

Na presença de Deus as diferenças se acabam... é Deus e o homem, o homem e Deus. O perfeito com o imperfeito, o elo entre você e Deus, a Igreja e o céu.

Êx 25.8. “ e me farão um santuário, e habitarei no meio deles”

- Foi Deus quem idealizou o Tabernáculo, foi Deus quem idealizou VOCÊ; somos obras primas da criação.

Habitar é mora,viver, estar íntimo. Nós somos templos, moradas do Espírito Santo.

- Deus projetou o Tabernáculo, somos projeto de Deus. Ec 12.6. “lembra-te do teu criador...”. Sl 139.13 “Possuíste o meu interior, entreteceste-me no ventre de minha mãe”. v.14. “ Eu te louvarei, porque de um modo terrível e maravilhoso fui formado”.

1 – No Tabernáculo Ele manifestava a Sua glória:

- Hoje Ele quer manifestar em sua vida, em você quer manifestar o Seu poder, você é coroa da criação...hoje Deus apresenta a sua glória por meio da Igreja. “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

– Êx 40.34-38 A Nuvem de Glória v.34 “ A nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo”.

         Só tinha sentido o Tabernáculo se fosse cheio da glória de Deus. Só tem sentido a vida da Igreja se estiver cheia da glória do senhor...

“enchei-vos do Espírito” “ Transformados de glória em glória”

2 – O Tabernáculo Tipifica A Obra Redentora de Cristo:

Prenuncia a presença de Deus na vida da Igreja I Co3.16 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

O Espírito Santo habita, mora, é possuidor, governa...dirige a vida daqueles que lhe dão a primazia. Dê a Ele acesso aos lugares mais íntimos de sua casa (VIDA)..

V - O Templo 2 Cr 2.5:

“ A casa que estou para edificar há de ser grande, porque o nosso Deus é maior que todos os deuses”.

1 – Os sinais da aprovação de Deus: O Fogo/ Glória 2 Cr 7.1...

v.1 “E, acabado Salomão de orar,desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa”.

v.2 “ E os Sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa”.

v.3 “E todos vendo descer o fogo e a glória do Senhor, encurvaram-se com o rosto em terra e adoraram e louvaram o Senhor” ‘porque é bom e a sua benignidade dura para sempre’...

2 – Hoje Deus quer habitar em Nós, Templos e moradas do Espírito Santo:

1 – Transformados de Glória em Glória, é gradual  - 2 Co 3.18.

v.17 “Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”.

v.18 “ Cara descoberta (não é ocultismo) refletindo como espelho a Glória do Senhor...

  Somos o reflexo de Cristo, e quem é Cristo? Cristo Jesus é:

Cl 1.5 “ A imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” v.17 “Ele é antes de todas as coisas” v.18 “Ele é a cabeça do corpo da igreja”.

Ef 2.20 “...Cristo é a principal pedra da Esquina” v.21 “ No qual todo edifício bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor”

VI – De Glória em Glória, Garantia de Vitória:

2 Co 4.16 “ Por isso não desfalecemos; ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior contudo se renova de dia em dia”.

A glória de Deus renova porque v.17 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”.

v.18 “Não atentando nas coisa que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas”.

Conclusão:

Transformados de glória em glória até chegar ao céu, uma necessidade de todo cristão que almeja chegar na glória, para viver em glória eternal com Jesus Cristo o Rei da Glória.

 

Jeferson L. S. Rocha.

http://mensagenspoderosas.webnode.com.br/

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem