Sendo Fiel a Deus em Circunstâncias Difíceis. O Exemplo de Rute

Sendo Fiel a Deus em Circunstâncias Difíceis. O Exemplo de Rute

Texto: Rute: 1:11-18

1.  Introdução

A vida de Rute e Noemi é uma história de determinação, de perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis.

Quero começar destacando alguns fatos na vida de Noemi.

Noemi era uma mulher feliz, por se casada com um bom marido chamado Elimeleque e ter dois filhos.

Noemi e sua família saem de Belém, cidade da região de Judá e vão para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperam e vencem as circunstâncias difíceis.

Seus dois filhos casam-se com duas moabitas, chamadas Rute e Orfa.

2.  Em Moabe, Noemi vivencia três momentos difíceis que poderiam ter abalado sua vida.

2.1     O primeiro momento difícil na vida de Noemi é quando morre Elimeleque, o marido de Noemi (1:3).

Ela fica em situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma mulher de fibra, pois ela enfrenta como viúva a criação de seus dois filhos. Ela não se entrega as dificuldades, mas confiando em Deus supera esse momento.

2.2     O segundo momento difícil de Noemi é quando seus dois filhos morrem (1:5).

Em Moabe, Noemi vê os seus dois filhos casarem com Rute e Orfa.

Imagino que após a morte de seu marido,  Noemi transfere seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido, Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos equilibrados..

Tempos depois, uma tragédia acontece, e Noemi vê os seus filhos morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi vê muitos de seus sonhos morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida por seus filhos. Porém, é uma terrivelmente triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem.

Mas, você pensa que Noemi desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude no capitulo 1:6.:  “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

2.3     O terceiro momento difícil na vida de Noemi é na fase de sua velhice.

Neste momento, ela não tem marido, filhos, não tem mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste momento, é que seus recursos financeiros acabam.

Que situação hem? Sem marido, sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada, e sem dinheiro.

Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente a tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse.

3.  Mas, é nesta hora de crise que Noemi mantem viva a lembrança do Senhor.

Veja o que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto…, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise.Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido…”.

Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, é levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixa sua família sua terra, e adota a cultura de Noemi e seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se torna sua aliada.

Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas  sobre suas sogras. Por muita vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas.

Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento Rute tinha um grande sentimento de amizade e devoção pela sua sogra entre sogra e nora..

Eu gostaria de falar um pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos com ela.

4.  Ao estudar a vida de Rute aprendo que a fidelidade e a bondade são essenciais para que a família prospere e tenha a proteção do Senhor.

4.1     Com Rute, aprendemos sobre o  valor da fidelidade.

Um dia, Noemi chama as suas duas noras e diz no cap. 1:8-13 e diz:

“…-Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!  9  O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo.

Porém elas começaram a chorar alto 10  e disseram: -Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.

11  Mas Noemi respondeu: -Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo?Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês? ” (Rute 1:8-11 NTLH)

Orfa, uma de suas noras resolve voltar para casa de seus pais e sua terra,  mas Rute fica.

Enquanto uma retrocede e volta atrás, outra fica. E por ter ficado com Noeme, Deus recompensa a fidelidade de Rute.

Noemi não tinha nada para dar a Rute, não tinha dinheiro, não havia feito promessas, não podia lhe dar um novo casamento, estava velha, mas Rute resolve ficar.

Rute a sua sogra no cap. 1:16: “…o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus….”.

A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade.

Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. Veja o que Jesus diz  em Lucas 16:10:  “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”

Quando Noemi insiste para Rute voltar para sua família, veja o que Rute diz:

  • ” 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” (Rute 1:16-17 RA)

A NOSSA FIDELIDADE ATRAI  FIDELIDADE. Rute atraiu fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela. Salmos 100:5 diz: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

4.2     O valor da Generosidade

Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade. Certa vez um homem rico, chamado Boaz, diz a Rute: “…olha, me contaram sobre tudo o que você fez pela tua sogra, como você deixou pai, mãe, seus parentes e sua terra para ajudá-la”. (2:11)

Mais tarde, a Bíblia conta que Boaz ajuda Rute generosamente permitindo que ela colha comida em suas propriedades.

Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer por outros.

Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.

Pessoas egoístas não sabem dividir, não sabem compartilhar nada com outros. Os egoístas são solitários, porque pensam apenas em si mesmos, e em suas próprias necessidades.

Em Filipenses 2:4, Paulo destaca um aspecto da pessoa generosa: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”

Rute não pensava apenas em si. E por causa disso Deus a ajudou.

Lembre-se! Deus está disposto a ajudar àqueles que se colocam como instrumentos para servir ao próximo.

4.3     Rute obteve uma vida de prosperidade e proteção de Deus.

  • Rute 4:13: “Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” (Rute 4:13 RA)
  • Rute 4:17b: “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute. Rute e Noemi chegaram a Belém como pobres viúvas

Mas,  pela graça de Deus, mais tarde ela casa com um bom homem, chamado Boaz.

O cap. 4:13diz: “….o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” O verso 17 deste capitulo diz : “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho  se tornasse a Avó de Rei David. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus!

Todo o povo de Belém, vê de perto a maravilhosa obra que Deus começa a fazer na vida de Rute e Noemi. As pessoas da sua casa, seus vizinhos testemunharão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te Dará.

Quando examinamos a genealogia da família de Cristo, ali encontramos o nome de Rute. Era não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, porque decidiu que não iria recuar, abandonando Deus.

Deus exalta aos humildes, Ele honra aos desonrados, Ele da força aos fracos, Ele anima aos de espírito abatido!

O salmista diz no cap. 35:27: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”

5.  Conclusão

Rute desejou ter em sua vida o mesmo Deus de Noemi. O testemunho de Noemi e seu exemplo de vida, influenciaram a Rute ao ponto dela desejar o mesmo Deus de Noemi. “O teu Deus será o meu Deus”.  Será que o teu testemunho, faz com que as pessoas em sua casa, no seu trabalho, queiram ouvir falar do seu Deus? Ou será que o nosso testemunho tem afastado as pessoas do desejo de quererem ouvir acerca do nosso Deus?

Para aqueles que não tem fé, a história de Rute, poderia ser vista apenas como a história de uma viúva de sorte. Mas, Rute não teve sorte, Rute tinha algo muito mais certo do que a sorte. Ela tinha sobre a sua vida a mão de Deus.

As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre mim e você.

Quero te convidar para nesta noite clamar ao Senhor pela tua vida, dizendo: Senhor, me ensina a ser fiel mesmo nas circunstâncias difíceis da vida.

Pr Josias Moura de Menezes

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Meu Deus e forte oque eu acabo de aprende aqui nesse estudo, estou muito feliz por mas essa leitura com esse aprendizado obg só Deus pra te recompensa por esse estudo maravilhoso Parabéns que o Senhor continue te usando pra nós ensinar cada vez mais 🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Que lindo que estudo maravilhoso como aprendi meu Deus coisa linda de Deus 💗

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de estudo....AMEI demais

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem