PRINCÍPIOS DA SABEDORIA DIVINA PARA UMA VIDA BEM-SUCEDIDA

Texto:  Provérbios 4.23-27

Início de novo ano é o momento em que fazemos avaliações do ano que passou e projeções para o ano que se inicia. É importante planejarmos e sonharmos quanto a várias áreas da nossa vida, mas acima de tudo precisamos cuidar da nossa alma, que é o nosso bem mais precioso. O Senhor Jesus disse: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mt 16.26). Estamos iniciando um novo ano, e para que este novo período da vida seja feliz precisamos estar atentos aos princípios da sabedoria divina. Em Provérbios 4.23-27, encontramos alguns desses princípios. Vejamos:

Cuide dos Seus Pensamentos (v. 23)

– O coração é figurativamente a fonte das emoções, e a sede do intelecto. Quando a sabedoria bíblica aconselha: "guarda teu coração", ela está instruindo sobre "guardar a tua mente". Nós somos o que pensamos. São os pensamentos que geram os sentimentos e as ações, portanto, precisamos gerenciar os nossos pensamentos. O apóstolo Paulo exorta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp. 4.8).

Não podemos impedir que pensamentos voem sobre a nossa mente, mas podemos impedi-los de fazer o seu ninho. Para que tenhamos um novo ano feliz precisamos encher o nosso pensamento com os valores da Palavra de Deus, por meio da leitura e meditação da Sagrada Escritura, mantendo a nossa mente sujeita ao Senhor, rejeitando todo o pensamento que contraria a Sua vontade.

Cuide da Sua Fala (v. 24)

- A língua é o membro mais difícil de ser controlado. Ela é um poderoso instrumento tanto para o bem quanto para o mal. Tiago 3.2b afirma: “Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo”. Ou seja, a pessoa que consegue controlar a sua língua poderá ter domínio sobre os outros aspectos da sua vida. O rei Davi traz a seguinte instrução: "Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente" (Sl. 34.13).

Aquilo que o justo fala deve produzir vida, e não morte. Deve curar, e não adoecer. A nossa palavra é indicação do estado do nosso coração. Devemos afastar dos nossos lábios a perversidade e a maldade. Não devemos utilizar a nossa boca para promover a fofoca, a difamação, a maledicência e murmuração, e sim para disseminar a bênção do Senhor. Tudo o que falarmos a respeito de alguém precisa passar pelas três peneiras: é bom, é verdade, é necessário. Se não passar por esses critérios, não vale a pena ser dito. Para que o ano novo seja verdadeiramente feliz devemos usar a nossa boca de maneira construtiva e abençoadora, a fim de que Deus seja glorificado.

         Quais os pensamentos que você tem cultivado? Quais as palavras que você tem pronunciado? O Pr. Ricardo Gondim escreveu: “Sem esperar datas, construamos o tempo do renovo. Ele virá como fruto de nossa sintonia com os propósitos de Deus na história e dos atos de homens e mulheres dedicados aos valores do Reino. Assim, em todas as manhãs se iniciará um feliz ano novo”.

Como visto, início de novo ano é o momento em que as pessoas fazem avaliações do ano que passou e projeções para o ano que se inicia; vimos a importância de planejarmos e sonharmos quanto as várias áreas da nossa vida, mas que, acima de tudo precisamos cuidar da nossa alma, que é o nosso bem mais precioso.  Afirmamos que, para este novo período da vida ser feliz, precisamos estar atentos aos princípios da sabedoria divina, que se encontram em Provérbios 4.23-27.

Cuide da sua visão (v. 25)

- Os olhos são a porta da alma. Aquilo que o homem vê pode ter uma interferência direta nos seus pensamentos, emoções e atitudes. Por isso, o olhar deve ter três características: Estabilidade: O olhar deve ser estável e não marcado pela distração. Precisamos selecionar com critério para o que vamos dirigir o nosso olhar;  Bondade: Os olhos bons resultarão numa vida de luz, os olhos maus trarão uma vida na escuridão das trevas. Jesus afirmou: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”! (Mt 6:22); Espiritualidade: Os olhos humanos devem estar firmados em Jesus, o autor e consumador da fé (Hb 12:2). Devemos olhar para Ele em busca de graça e força para vencer cada dificuldade e para permanecer firmes até o fim.  Conservar os olhos da fé fixos em Jesus é manter comunhão contínua com Aquele que é a fonte de poder, graça e sabedoria, que pode fortalecer-nos e guardar-nos até o fim.

Cuide do seu comportamento ( vs. 26-27)

- A ideia do texto é de pesar o próprio curso de ação. A ação do homem deve ser marcada por: Prudência: A ação humana não deve ser impulsiva ou intempestiva. Precisamos meditar e orar antes de agir. Provérbios 19.2 afirma: “Não é bom proceder sem refletir; e peca quem é precipitado”; Integridade: A sabedoria divina capacita o indivíduo a manter-se na vereda da vida, sem desviar-se para o lamaçal da morte. Há somente um caminho que produz segurança, que é o caminho do Senhor; à direita ou à esquerda deste caminho há maldade e destruição; Fé: Os caminhos do Senhor devem ser trilhados com a devida confiança de que eles são para o nosso bem, e que Deus estará conosco em todas as circunstâncias. A BLH assim traduz o Sl 37.5,23: "Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele...", pois Ele "guia com segurança, no caminho em que devem andar, as pessoas que Ele aprova".
        Pureza de mente, verdade e doçura no falar, firmeza no olhar e cautela no agir são conselhos que o ajudarão a viver bem consigo mesmo, com o seu próximo e com Deus. A maneira como vivemos no presente terá consequências no futuro. O presente é o prólogo do futuro. Lembre-se a cada dia desse novo ano do princípio da semeadura e colheita: “Pois o que o homem semear, isso também colherá”. (Gl 6:7)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pr. Jan Marke

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!