No Deserto da Vida

Texto: Êxodo 14:13,14 e Outras Passagens

Assim como o povo de Israel no passado, muitas vezes nos sentimos no “deserto da vida”, ainda que estejamos em direção à terra prometida.

Quantas vezes pensamos que Deus nos abandonou no “deserto da vida”?

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.”

  • Vencemos no deserto da vida:

1) Caminhando sob a proteção de Deus. V. 19-20

“Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas”

  • Não conseguimos ir a lugar nenhum sem a proteção de Deus.

(Salmo 34:7,8) “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado(feliz) o homem que nele confia.”

2) Contemplando a providência de Deus. V. 21-22

“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em terra seca; e as águas lhes foram como muro à sua direita e à sua esquerda.”

  • Deus sempre abre o mar vermelho para os que nele confiam.

3) Confiando na ação de Deus. V. 24-25a

“Logo antes de amanhecer, da coluna de fogo e da nuvem o Deus Eterno olhou para o exército dos egípcios e fez que eles ficassem apavorados. Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez que as rodas ficassem atoladas”.

  • Deus pode usar as coisas simples para confundir as grandes.

(I Coríntios 1:27) “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”

Conclusão:

O resultado final.

Então os egípcios disseram: Vamos fugir dos israelitas! O Deus Eterno está lutando a favor deles e contra nós” (V. 25b).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pr. Vitor Hugo Mendes de Sá

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!