O poder do sangue

TEXTO: MATEUS 26:27-28

 

INTRODUÇÃO:

Jesus reuniu os discípulos para a Última Ceia. Quando estes homens se reúnem em torno dele, ele segura o cálice e começa a explicar lhes que seu sangue é a Nova Aliança, e que seu sangue é suficiente.

Haja vista que o sangue de bodes e touros por 4000 anos, não cumpriu os requisitos para o cumprimento da lei, o seu sangue é suficiente. Este é o que Ele estava falando quando ele disse que tinha vindo para cumprir a lei e não acabar com ela. Mateus 5:17 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim para destruir, mas cumprir”.

Ele que em um ato de amor desinteressado faria o que nenhum outro sacrifício tinha sido capaz de fazer e iria começar uma nova aliança com o Deus da Criação. Um testamento de sangue que se alguém confiasse no poder deste sangue, receberia REDENÇÃO – EXPIAÇÃO - CURA - LIBERTAÇÃO – PROTEÇÃO – PODER - TRANSFORMAÇÃO.

É maravilhoso o poder eficaz do precioso sangue do Cordeiro de Deus, poder para tirar os pecados do mundo.

 

I. SEU SANGUE TEM O PODER DE REDIMIR

"Pelo sangue, pelo sangue, somos redimidos sim, pelo sangue carmesim...”. Harpa Cristã

Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós: porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”

A. A lei foi dura, era quase uma maldição sobre a humanidade. Ninguém poderia ser puro o suficiente, bom o suficiente, santo o suficiente para obedecer toda a lei.

B. A lei colocou os homens detidos em cativeiro, e mostrou cada imperfeição da humanidade.

C. Mas o sangue de Jesus nos libertou da maldição do pecado e da morte.

Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”.

D. A lei não teve nenhuma conclusão

- Hoje um cordeiro, amanhã uma pomba, próxima semana um bode, na próxima um touro.

- Isto nunca parou, sempre tentando cobrir os pecados de uma nação.

- O sacerdote tinha que entrar no Santo dos Santos uma vez por ano, para cada ano espargir o sangue sobre o propiciatório da Arca da Aliança para expiar os pecados da nação de Israel.

I Pedro 1:18-19 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha”

- Mas um grito de Jesus e Deus e já não estava mais separado do homem por um véu, quando ele gritou "Está consumado" o véu foi rasgado de cima para baixo e agora o homem pode ser resgatado pela Nova Aliança do Sangue de Jesus.

- E agora o homem já não está separado da presença de Deus por esse sangue.

Hebreus 10:16-19 “Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,”

 

II. SEU SANGUE TEM O PODER DE TRANSFORMAR

A. É o sangue de Jesus que, quando aplicado à nossa vida faz com que o principal, mais vil dos pecadores, seja transformado, a alma o corpo e o espírito em uma nova criatura formada à imagem da santidade de Deus.

Hebreus 9:14 “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo?”

B. Saulo, um assassino, que tentou destruir a igreja do Deus vivo teve um encontro com o poder do sangue e foi transformado para sempre em "Paulo, apóstolo de Cristo"

C. O ladrão na cruz teve um encontro com o poder do sangue de Jesus, e foi transformado de um homem condenado em um santo habitante do Paraíso.

II Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

D. Não há uma alma que tenha ido tão longe que o poder do sangue de Jesus não pode transformar sua natureza pecaminosa para o desejo da santidade de Deus

Isaías 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que vossos pecados sejam como escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

 

III. SEU SANGUE TEM O PODER DE DAR VIDA

A. O sangue é a nossa fonte de vida, sem ele correndo em nossas veias, deixará de ter vida neste corpo físico.

B. Você não pode sobreviver sem sangue.

C. Sem o sangue de Cristo aplicado ao nosso espírito e alma estamos condenados à morte

Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, aos abomináveis, e aos homicidas, aos impuros, aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; que é a segunda morte”.

D. Vida, mais abundante só pode ser encontrada no poder do sangue de Jesus.

João 10:10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar, e destruir: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

 

IV. SEU SANGUE TEM O PODER DE CURAR E PROTEGER

A. Sempre que um vírus ataca o nosso corpo físico e começa a fazer-nos doentes, nosso sangue começa a lutar com tudo o que ele tem, ele ataca esse vírus com as células brancas do sangue.

B. Quando o inimigo de sua alma se levanta contra você, o sangue de nosso Senhor e Salvador nos cobre como um escudo e o inimigo que destruiria nossa alma é expulso.

C. Por quê? Porque é maravilhoso e poderoso a eficácia do sangue do Cordeiro.

D. Quando o corpo sofre uma lesão, um corte, o sangue faz algo maravilhoso para protegê-lo da infecção, formando uma crosta.

E. Muitas vezes nesta vida que vivemos sofremos diversos tipos de ataques contra nosso espírito.

- Uma palavra dita que corta como uma faca no coração

- Um ato egoísta que quase te destrói emocionalmente

- Um ataque de Satanás sobre sua vida, acusando-o e condenando-o por pelo seu passado.

F. É ai que, o sangue de Jesus envolve o nosso espírito e alma para proteger e trazer a cura para as feridas das nossas vidas.

G. A ferida pode durar um pouco e pode dar um susto, mas o sangue de Jesus está sempre trabalhando no centro das feridas da nossa vida trazendo proteção e cura.

 

V. SEU SANGUE TEM O PODER DE LIBERTAR

A. É o poder do sangue de Jesus que quebra o jugo da servidão do pecado em nossas vidas.

B. Ele não apenas nos perdoa e nos deixa nas garras de Satanás, mas pelo poder do sangue de Cristo, experimentamos a libertação do pecado.

Gálatas 5:1 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”.

C. Parece que Satanás envolveu em torno de sua vida e parece estar bloqueando a sua vida...

- O sangue de Cristo pode quebrar e fazer você livre

D. Mas não apenas libertar, mas para vencer, triunfar.

Colossenses 1:13-14 “Ele nos libertou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado: Em quem temos redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados;”

Apocalipse 12:11 “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela a palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à a morte”.

 

VI. SEU SANGUE AINDA É PODEROSO HOJE

A. Seu sangue ainda salva os pecadores, Torna os cativos livres.

B. Seu sangue ainda é suficiente.

 

CONCLUSÃO:

O amor, o sacrifício, o dom da vida, o sangue.

Você já experimentou o maravilhoso trabalho do poder do sangue do Cordeiro?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!