Como andar com Jesus

1. Sua Nova Vida:

Texto Básico: Colossenses 3.1-11

Versículo para decorar: “Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida.”(2Coríntios 5.17) BV.

I. Como você nasceu de novo:

Depois que uma pessoa aceita a Jesus como Salvador, ela percebe que fez a melhor escolha de sua vida. Como foi que aconteceu?

1. A pessoa ouviu. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Este é o primeiro passo: ouvir. Seja através de uma mensagem lida, de uma pregação pública, por um amigo que lhe falou, ou pela leitura da Palavra de Deus.

2. A Palavra foi entendida. Depois de ouvir, a pessoa entendeu que se aceitasse a Jesus, seria salva. Isso aconteceu com você. Você se arrependeu dos seus pecados e creu em Jesus. A mensagem foi aceita em sua mente porque você precisava entender. Quem não entende não pode ser salvo. Mas não basta entender com a mente.

3. A mensagem foi aceita no seu coração. Jesus chamou isso de “crê com o coração”. Quer dizer, a mensagem chegou até o seu espírito e você a aceitou como Palavra de Deus. O Espírito Santo despertou o seu espírito (coração) e você creu com o coração.

II. A transformação

Ao crer em Jesus, sua vida foi transformada. Foi mudada. Você nasceu de novo. Em que isto implica?

1. Você é uma nova criatura. Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida. Com isso Deus perdoou os seus pecados. Jesus entrou em seu coração.

2. Você se tornou filho de Deus. Você tem, então, direito à natureza de Deus e à sua herança. E porque você é filho de Deus e Jesus está no seu coração, o Espírito Santo veio habitar em sua vida.

3. Você tem uma nova vida. A sua vida mudou quando você aceitou a Jesus. Você está em Cristo é nova criatura. Você tinha uma vida controlada pelo pecado. Agora tem uma vida dedicada a Deus. Porque você morreu para o pecado e ressuscitou para ter uma nova vida, para Deus.

III. Essa nova vida se manifesta

Assim que você se torna uma nova criatura, tendo uma nova vida, uma vida em Deus e para Deus, com Sua natureza, essa vida vai se manifestar. Ela não pode ficar escondida.

1. Seu pensamento mudou. Você agora na pensa nas coisas do mundo. O seu pensamento se volta para o Senhor Jesus e tudo que lhe diz respeito. A Bíblia passa a ser um livro apreciado e você pensa nas coisas lá de cima, quer dizer, do céu.

2. Seus sentimentos mudaram. Seus sentimentos agora serão semelhantes aos de Cristo em relação a Deus, ao homem, ao pecado e a você mesmo. Contudo, você precisa continuar edificando a sua mente com a verdade da Palavra de Deus.

3. Mudaram também suas atitudes. Você terá atitudes diferentes para com a vida, para com o próximo e para com Deus.

- Se furtava, não furta mais;

- Se mentia, não mente mais;

- Se adulterava, não adultera mais;

- Se era idólatra, deixou a idolatria.

Você deixou a ira, o falar mal do outros e a linguagem inconveniente. Agora, você precisa agradar a Deus. Você quer ser um cidadão honesto, verdadeiro, fiel.

IV. Alguns conselhos:

Preste atenção a estes conselhos e procure atendê-los:

1. Faça oração regularmente. Separe algum tempo todos os dias, um mínimo de quinze minutos, de preferência pela manhã, e ore a Deus. A oração é nossa respiração espiritual. Não se importe se você ainda não sabe orar. Ninguém sabe orar de maneira perfeita. Mas o Espírito Santo nos ajuda. O importante é você começar a falar com Deus, usando o nome de Jesus, expressando de maneira natural o seu desejo. Lembre-se: falar com Deus é falar com nosso Pai.

2. Leia a Bíblia diariamente. Separe um tempo para também ler a Bíblia e meditar nela. Leia primeiro o Novo Testamento e, de preferência o Evangelho de João, depois leia a Bíblia toda. Se você ler quatro capítulos por dia, em um ano terá lido a Bíblia inteira. Lembre-se: A palavra de Deus é o nosso alimento espiritual.

3. Vá à igreja assiduamente. Você será sempre bem recebido em nossas igrejas. Vá igreja sempre. Procure saber os dias e horários de cultos e assista ao máximo que puder. A comunhão com Deus e com os irmãos nos cultos ajudará você a crescer espiritualmente.

4. Dê testemunho de sua fé. Fale de Jesus a outras pessoas. Não é preciso saber tudo da Bíblia para testemunhar de Jesus. O que importa em primeiro lugar é a experiência que você teve com o Senhor Jesus e que você está salvo. Conte aos outros como sua vida foi transformada.

Conclusão

Muito mais poderíamos dizer. Porém, nas próximas lições, você aprenderá muito sobre sua nova vida. Portanto, prossiga acompanhado este estudo em nosso site, para que você cresça e seja mais abençoado.

Pr. Raimundo P. Santos - IEC

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem