O PRIMEIRO MANDAMENTO
Não terás outros deuses diante de mim.
Que significa isto?
Devemos temer, amar e confiar em Deus acima de todas as coisas.

O SEGUNDO MANDAMENTO
Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar; mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

O TERCEIRO MANDAMENTO
Santificarás o dia do descanso.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar.

O QUARTO MANDAMENTO
Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar, nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.

O QUINTO MANDAMENTO
Não matarás.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

O SEXTO MANDAMENTO
Não cometerás adultério.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre seu consorte.

O SÉTIMO MANDAMENTO
Não furtarás.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

O OITAVO MANDAMENTO
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.

O NONO MANDAMENTO
Não cobiçarás a casa do teu próximo.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não pretender adquirir, com astúcia, a herança ou casa do próximo, nem nos apoderar dela sob aparência de direito; mas devemos ajudar-lhe e servi-lo para conservá-la.

O DÉCIMO MANDAMENTO
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertença.
Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não apartar, desviar ou aliciar a mulher do próximo, os seus empregados ou o seu gado; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

A CONCLUSÃO DOS MANDAMENTOS
Que diz Deus de todos estes mandamentos?
Ele diz: "Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamento."
Que significa isto?
Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos; por isso devemos temer a sua ira e não transgredi-los. Mas ele promete graça e todo o bem aos que os guardam. Por isso mesmo devemos amá-lo, confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos.

Autor: Autor Desconhecido