55 Esboços de Sermões no Evangelho de Marcos: Prepare Mensagens Profundas e Relevantes

55 Esboços de Sermões no Evangelho de Marcos: Prepare Mensagens Profundas e Relevantes

Introdução:

O Evangelho de Marcos é um dos quatro evangelhos do Novo Testamento. É o mais curto dos evangelhos, mas é também o mais dinâmico e emocionante. Marcos conta a história de Jesus Cristo com um foco especial em seu ministério público.

Se você é pastor, pregador, líder de célula ou professor de escola dominical, sabe que preparar sermões pode ser uma tarefa desafiadora. Você precisa encontrar um equilíbrio entre transmitir a mensagem de Jesus de forma clara e envolvente, e ao mesmo tempo ser criativo e original.

O ebook 55 Esboços de Sermões no Evangelho de Marcos é um recurso valioso que pode ajudá-lo a preparar mensagens profundas e relevantes. Este ebook inclui 55 esboços de sermões cuidadosamente elaborados que cobrem todo o Evangelho de Marcos.

Benefícios:

Os esboços de sermões deste ebook oferecem uma variedade de benefícios, incluindo:

  • Facilidade de uso: Os esboços são fáceis de seguir e personalizar. Eles fornecem uma estrutura sólida para suas mensagens, mas ainda permitem que você expresse sua própria voz e criatividade.
  • Profundidade e relevância: Os esboços são baseados em uma compreensão sólida do Evangelho de Marcos. Eles destacam os temas-chave do evangelho, como amor, compaixão, fé e transformação.
  • Inspiração: Os esboços o ajudarão a se inspirar para preparar mensagens que toquem o coração de sua congregação.

Como funciona:

Cada esboço de sermão neste ebook inclui os seguintes elementos:

  • Introdução: Esta seção fornece uma visão geral do texto bíblico e do tema do sermão.
  • Corpo: Esta seção desenvolve o tema do sermão, usando uma variedade de técnicas, como histórias, parábolas, ilustrações e aplicações práticas.
  • Conclusão: Esta seção resume o sermão e deixa uma mensagem de desafio ou esperança.

Exemplo de Esboço de Sermão do Ebook:

FATOS QUE DEVEMOS SABER

TEXTO: Marcos 1:1-13

INTRODUÇÃO: Esta noite vamos começar uma série de sermões no livro de Marcos. Este livro foi escrito por João Marcos, o jovem cristão que acompanhou Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária, mas desistiu quando as coisas começaram a ficar difíceis (cerca de 46 d.C.). Marcos provavelmente escreveu este livro cerca de 20 anos depois, logo após o incêndio de Roma (64 d.C.). A perseguição aumentava. Marcos havia amadurecido espiritualmente e o Senhor o usou para registrar a vida de Cristo para as gerações futuras. É encorajador que Deus tenha usado um desistente arrependido para escrever este livro.

Quando Marcos começa seu livro, ele quer que cada leitor conheça certos fatos que são essenciais para uma compreensão clara do livro. Como leitores, nós também devemos conhecer esses fatos.

Primeiro devemos saber que…

I. JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS.

Logo na linha de abertura do Evangelho de Marcos, ele identifica o tema de seu livro - o evangelho ou as boas novas sobre Jesus.

A. Jesus é o Cristo (v. 1)

1. Cristo significa o ungido ou o Messias.

2. Jesus era o Salvador prometido.

B. Jesus é o Filho de Deus

1. Jesus não é uma pessoa comum, Ele é o Filho de Deus

2. Sendo o Filho de Deus Ele também era Deus o Filho. (João 1:1) “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” A divindade de Cristo é essencial para o Evangelho. (João 20:31) “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e para que, crendo, tenhais vida por meio de seu nome”

3. Se Jesus não fosse o Deus eterno, Ele não poderia nos salvar.

Devemos saber que (1) Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e segundo que…

II. O ARREPENDIMENTO PRECEDE A SALVAÇÃO.

A. Marcos apresenta rapidamente o precursor de Cristo - João.

1. O ministério de João era preparar pessoas para Cristo.

a. Ele deveria preparar o caminho do Senhor (v. 3)

b. Ele devia endireitar as suas veredas (v. 3). Em outras palavras, tornar claro e fácil reconhecer Cristo.

2. A mensagem de João era exaltar a Cristo (v. 7).

B. Como precursor, João chamou os homens ao arrependimento.

1. Arrependimento significa uma mudança de mente.

a. O verdadeiro arrependimento é o desejo de romper totalmente com o pecado e começar a fazer o que é certo.

b. NÃO há salvação sem arrependimento. Até que você esteja disposto a mudar de ideia sobre o seu pecado, você NÃO PODE ser salvo. Jesus disse em Lucas 13:3: “Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”. Pedro sabia disso quando pregou em Atos 3:19, “Arrependei-vos, pois, [mudai de ideia] e convertei-vos, [voltai-vos para Deus] para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”

2. O apelo de João ao arrependimento era poderoso.

a. Ele pregou com o poder de Elias. Enquanto sua aparência era rude (v. 6), suas palavras eram poderosas. Ele claramente chamou as pessoas para confessar seus pecados. Não pode haver arrependimento verdadeiro sem confissão de pecado.

b. Pessoas de toda a Judéia vinham ouvi-lo pregar (v. 5).

Devemos saber que (1) Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, (2) o arrependimento precede a salvação e, terceiro, que …

III. O BATISMO APÓS A SALVAÇÃO É A VONTADE DE DEUS.

A. Os convertidos de João foram batizados e Deus quer que você faça o mesmo depois de se arrepender e se converter.

1. O batismo é sempre por imersão (em água) (v. 10).

2. O batismo testifica exteriormente do arrependimento interior.

a. O que Marcos quis dizer com “batismo de arrependimento para remissão dos pecados?” A palavra traduzida como “para” pode significar “por causa de”. Por exemplo, 1. O pequeno João teve problemas por ser travesso. 2. O homem foi preso por excesso de velocidade. 3. Suely foi recompensada por seu bom trabalho. Em cada exemplo, significa “por causa de” e não “a fim de que”.

3. O batismo NÃO tira o pecado.

a. O batismo bíblico NÃO é necessário para a salvação. (Marcos 16:16) “Quem crer e for batizado será salvo; mas aquele que não crer será condenado”. Observe que a “incredulidade” não condena a falta de batismo. Paulo disse: (1 Coríntios 1:17) “Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho: não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não seja anulada”

b. O batismo bíblico é um testemunho DEPOIS da salvação.

B. Por que Jesus foi batizado? (v. 10-11; Mt 3:15)

1. Jesus não foi batizado para testificar de arrependimento porque ele não tinha pecado. Jesus foi batizado para se identificar com os judeus arrependidos. Isso cumpriu o plano justo de Deus.

2. Jesus foi batizado para mostrar que o batismo é a vontade de Deus.

3. Se você foi salvo, mas ainda não foi batizado por imersão depois de salvo, você precisa ser batizado.

Devemos saber que (1) Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, (2) o arrependimento precede a salvação, (3) o batismo é a vontade de Deus para os crentes e, finalmente, que …

IV. OS CRENTES NÃO ESTÃO ISENTOS DE PROVAÇÕES.

Aquele que crê que Jesus é Deus, se arrepende de seu pecado e testifica de sua salvação por meio do batismo, pode ter a ideia de que uma nova vida em Cristo será fácil. Não mesmo!

A. Jesus enfrentou tentações e os cristãos também (v. 12-13).

1. O diabo é o inimigo do cristão (1 Pedro 5:8). “Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar”

2. No entanto, a vitória é possível se vivermos pela Bíblia.

a. O salmista conhecia este segredo. (Salmos 119:11) “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”

b. Quando Jesus foi tentado citou a Bíblia. Devemos aprender a fazer o mesmo (Mateus 4:4, 6-7)

B. O Espírito levou Jesus ao deserto para que Ele pudesse entender as tentações do homem (v. 12)

1. Enfrentar a tentação era a vontade de Deus (v. 12). (Hebreus 4:15) “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; mas foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado”.

2. Agora Cristo pode nos ajudar na tentação. (Hb 2:18). “Porque naquilo que ele mesmo padeceu sendo tentado, pode socorrer os que são tentados”

3. Ser tentado não é pecado, mas ceder à tentação é.

CONCLUSÃO: O livro de Marcos apresenta as Boas Novas de Jesus. Como os leitores romanos de Marcos, você também deve conhecer os fatos essenciais que examinamos esta noite. 1) Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; 2) O arrependimento precede a salvação; 3) O batismo após a salvação é a vontade de Deus; 4) Os crentes não estão isentos de provações. Sem uma compreensão clara desses fatos, o restante do livro não será compreendido com clareza.

Mais importante do que entender esses fatos, devemos aplicá-los pessoalmente em nossas vidas. Você já creu que Jesus é o Cristo? Você então se arrependeu de seu pecado e confiou nele para salvá-lo do inferno? Quero dizer, você ficou cara a cara com sua culpa diante de Deus? Você mudou de ideia e admitiu que não pode se salvar? Você já creu que Cristo morreu por seu pecado? Você já pediu a ele para salvá-lo? Ele quer salvá-lo – essa é a Boa Nova!

Amigo cristão, você foi batizado após a salvação como testemunho para os outros? Se não, essa é a vontade de Deus para sua vida.

Você está frustrado com as pressões da tentação? Jesus entende. Ele esteve lá. Corra para Ele em busca de ajuda e cite Sua Palavra.

---------------------------------------------------------

Conclusão:

O ebook 55 Esboços de Sermões no Evangelho de Marcos é uma ferramenta valiosa para qualquer líder cristão que deseja preparar mensagens profundas e relevantes. Com este ebook, você terá tudo o que precisa para inspirar sua congregação com a mensagem de Jesus Cristo.

Adquira seu ebook hoje e comece a preparar mensagens que tocam o coração de sua congregação!

{getButton} $text={COMPRAR AGORA} $icon={cart} $color={#EC2C03}

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem