O que pedir a Deus para nossa Família

Assunto: O QUE DEVEMOS PEDIR PARA DEUS PARA NOSSA FAMÍLIA.

Referência: EFÉSIOS 3. 14-21

INTRODUÇÃO: Durante o mês de Maio estivemos comemorando o mês da família. Hoje estamos encerrando esta comemoração com esta grande festa.

Para finalizarmos nesta noite estaremos meditando no livro da carta de Paulo aos Efésios.  Este livro é um compêndio sobre a igreja e sendo assim é sobre a família.

PROPOSIÇÃO: Nossa família depende do dobrar do nosso joelho.

DESENVOLVIMENTO:

1. QUE O ESPIRITO NOS DÊ PODER. Vv 15 e 16

a)- A primeira coisa que se destaca neste texto é a grande importância que Paulo dá a Oração. Paulo um Judeu esta orando de joelhos.

b)- Paulo é um grande apaixonado pela igreja do Deus vivo, ele é que melhor retrata tudo o que a igreja recebeu de Deus e tudo o que a igreja tem. Quem estuda sua carta sai certo das insondáveis riquezas concedidas por certo àqueles que crêem no nome de Jesus.

c)- Paulo expressa que a família está sempre perto de Deus e Deus toma o nome de toda família do mundo. Ou seja Paulo esta dizendo aqui que somente existe uma única família na terra, a família chamada igreja. Este é o povo ou as pessoas que Deus escolheu para que manifestassem a sua vontade aqui na terra. Você faz parte desta família?

d)- Você se acha um grande investidor? A sua família tem investido bem as suas riquezas? – Primeiro vamos definir riquezas (a riqueza que estamos falando não tem nada a ver com dinheiro ou posse de coisas materiais.) Tem a ver com as riquezas que Deus lhe concede nas regiões celestiais. Estas riquezas são: 1) Nós somos filhos de Deus, somos Herança de Deus, Somos perdoados por Jesus, Somos amados por Jesus. Somos Selados pelo Espírito Santo. – Ou seja irmãos nós temos o melhor para nossas vidas. Deus nós dá o que Ele tem para que nós sejamos mais felizes.

Segundo – Paulo investe na ORAÇÃO, pois ele sabe que somente pela oração é que o crente é aperfeiçoado por Deus e pelo seu Espírito.

e)- Sua família tem investido na Oração?

f)- Paulo pede então PODER para que as famílias sejam fortalecidas no homem interior (pensamento, alma, coração).

2. QUE JESUS ARRUME NOSSOS CORAÇÕES. Vv. 17

a)- A segunda petição do apóstolo Paulo é para que Cristo venha fazer parte da sua casa. Do seu coração, da sua vida, de tudo o que você possui.

a.1) Paulo diz aqui que a habitação de Jesus é aquela onde ele mora definitivamente e plenamente. Onde tudo é dele, ele pode fazer o que ele quiser.

b)- Vamos imaginar você alugando uma casa, conseguiu tudo o que a imobiliária pediu. Ao lhe entregarem as chaves o moço diz: … esta é a sua casa, somente o senhor não usará aquele quartinho do fundo, pois lá estão cobras venenosas, é muito perigoso mexer lá.

c)- Estranho morar numa casa e não poder usufruir de toda ela. É exatamente ai que Paulo quer mostrar para nós. Se Jesus faz parte de sua vida ele deseja usufruir de toda a sua vida. Tem pessoas que não deram todas as chaves para Jesus e não o deixam governar totalmente suas vidas.

d)- Será que Jesus está feliz em morar na sua casa? Será que Ele está satisfeito com tudo o que ele tem visto na sua casa? Será que sua casa não precisa passar por uma boa faxina ou uma boa reforma?

3. QUE DEUS FORTALEÇA NOSSO CARÁTER. Vv. 17

a)- Paulo usa duas metáforas, uma do campo e outra da cidade. Uma grande árvore precisa de grandes raízes. Um grande edifício precisa de um bom alicerce.

b)- Uma pessoa que crê no Senhor Jesus deverá estar bem cheia de Deus e de Jesus para conseguir vencer com sua família.

c)- Um jeito de perceber se a família está bem arraigada e alicerçada é quando esta família esta cheia de amor. Uma família que respira amor, exala amor, ama a todos e a tudo. Mas, que ama acima de tudo a Jesus Cristo e a sua Igreja.

d)- Uma família que está cheia de amor é transbordante de amor, é feliz, é pura, é simples, é verdadeira é real.

f)- Sua família está cheia de amor? Uma coisa só foi o que Jesus pediu para Pedro (João 21. 17) Tu me amas?

g)- Sua família ama a Jesus? Você Ama a Jesus?

4. QUE A GRAÇA DE DEUS NOS DÊ MAIS COMPREENSÃO.

a)- Precisamos exercitar mais a paciência, domínio próprio, a mansidão em nossas casas. Somente a Graça de Deus irá nos mostrar como compreender o grande amor de Deus pela nossa vida.

b)- O amor de Deus por nós é tão grande, incomensurável, se eu pudesse dizer assim: IMEDÍVEL.

c)- LARGURA è É um amor que pode alcançar toda criatura na face da terra, todas as raças, todas as línguas. COMPRIMENTO è Desde a Eternidade. ALTURA è Apanha você onde você estiver, tira do lixo, da morte e te coloca vida e em lugar de honra. PROFUNDIDADE è Um amor que sofreu e suportou tudo, foi até as últimas instâncias por nós. Sorveu a ira de Deus para que eu e você tenhamos vida.

d)- Sendo assim o tamanho do amor de Deus por nós, porque então que nós não podemos nos amar mais em nossas casas? Porque não nos respeitar mais em nossas casas? Porque não viver melhor em nossas casas?

e)- A resposta é a seguinte: NÓS precisamos voltar para o primeiro e segundo ponto da nossa meditação. Nós precisamos orar mais e pedir que Deus nos dê força para vencer. Precisamos entregar nossos quartos sujos para que o Espírito Santo Limpe.

f)- Quando fizermos isto, caminharemos para a cura. Você perceberá a mudança na sua vida, quando você começar a desejar ORAR MAIS e MAIS VEZES.

g)- Quando Jesus Cristo controla 100% da nossa vida, nós ficamos com um desejo pela oração. Buscar a Deus á a coisa mais importante da nossa vida. Quando nós estivermos orando mais, nós estaremos sendo transformados mais.

5. QUE SEJAMOS PLENAMENTE SATISFEITOS POR DEUS. 20 e 21

a)- E por fim, Paulo pede que as famílias sejam cheias de Deus, cheias de Jesus e cheias do Espírito Santo.

b)- Paulo é ousado em sua oração, Paulo ora para que a família seja abençoada segundo a RIQUEZA DA GLÓRIA DE DEUS.(16) Você sabe o que isto quer dizer?

c)- Precisamos entender o que venha a ser a Glória de Deus. Glória de Deus é o conjunto de tudo o que Deus é, ou seja da bondade, do amor, da justiça, da lealdade, da fidelidade, da amizade, esperança, da vida, enfim PAULO PEDE PARA A IGREJA, PARA A FAMÍLIA QUE DEUS ENCHA A SUA IGREJA COM A SUA GLÓRIA.

D)- ISTO É MARAVILHOSO. Nossas famílias precisam sentir esta experiência fantástica. Uma casa cheia da glória de Deus é o que nós precisamos.

VOCÊ QUER SER CHEIO DA GLÓRIA DE DEUS EM SUA VIDA?

Então venha e se coloque de joelhos aos pés de Jesus nesta noite.

CONCLUSÃO:

1) – Que o ESPÍRITO SANTO NOS DÊ PODER;

2) – Que JESUS ARRUME OS NOSSOS CORAÇÕES;

3) – Que DEUS FORTALEÇA NOSSO CARÁTER;

4) – Que a GRAÇA DE DEUS NOS DÊ MAIS COMPREENSÃO;

5) -Que SEJAMOS PLENAMENTE SATISFEITOS DE DEUS.

 

Rev. Marcos A. de Castilho Drobnievski

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem