Uma dieta para tornar a vida espiritualmente saudável

Texto:  “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19.20).

Introdução: Depois que um médico identifica alguns problemas de saúde no corpo de alguém, um nutricionista entra em ação e receita uma dieta. O objetivo da dieta é tornar o corpo novamente saudável e com energia para a vida.

Como “nutricionista espiritual” gostaria de recomendar a seguinte receita para uma dieta que torne sua vida saudável espiritualmente e tenha qualidade de vida:

1. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos – “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Provérbios 23.7).

2. Abandone o orgulho, pois ele pode te levar à destruição e deixe a vaidade de lado, pois ela pode fazer você cair na desgraça – “A soberba precede a ruína,e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16.18).

3. Cuidado com o que fala, pois você terá que aguentar as consequências de tudo o que disser – “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18.21). Veja também Provérbios 6.1-5.

4. Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa – “Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem; para que não te vitupere aquele que te ouvir, e não se te apegue a tua infâmia” (Provérbios 25.9, 10). Veja também: Provérbios 3.29; 11.9; 11.13; 24.28.

5. Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como águia – “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus” (Provérbios 23.4, 5). Veja também Provérbios 28.20 e Salmo 127.2.

6. Confie em Deus de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento – “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3.5-7).

7. Guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23).

8. Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque foi para isso que fomos criados – “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12.13). Veja também: Provérbios 14.26; 19.23.

Conclusão: A parte boa desta receita é que ela tem mais de 3.000 anos e foi escrita pelo sábio “nutricionista espiritual” chamado Salomão. Todos estes itens da receita estão no livro de Provérbios e Eclesiastes. Minha recomendação final é que depois que você conseguir praticar esta primeira etapa da receita, vá imediatamente para a segunda etapa do tratamento praticando os outros itens que Salomão recomenda.

Adaptado do texto do Pr. Josué Campanhã

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem